Versão esportivada tem visual mais agressivo e suspensão retrabalhada, mas mantém motor 2.0 de 177 cv

Durante anos, a Toyota ofereceu uma versão do Corolla com visual mais agressivo, na forma do XRS. Desde que a nova geração estreou por aqui no ano passado, faltava uma opção deste tipo. Não falta mais: eis o Toyota Corolla GR Sport, o segundo modelo da marca a receber a preparação visual feita pela divisão esportiva Gazoo Racing. Apesar de ser mostrado agora, só estará nas concessionárias no 1º trimestre de 2021 - o preço ainda não foi divulgado.

A receita do Toyota Corolla GR Sport é a mesma da Hilux GR Sport, trazendo somente um estilo mais esportivo sem mexer na motorização – isso só aconteceria num eventual Corolla GR, como o que é esperado na Europa. Ou seja, se você quer uma versão mais potente do sedã, não é o que irá encontrar aqui.

Galeria: Toyota Corolla GR-S 2021

Como adiantado em flagras exclusivos de Motor1.com, o Corolla GR Sport buscou inspiração na versão taiwandesa do sedã, mais agressiva do que a variante europeia (que mal muda em relação ao modelo normal). O modelo traz um novo para-choque que posiciona as luzes de neblina mais próximas ao centro e altera as imitações de entrada de ar nas extremidades. Ainda tem diferenças no modelo nacional, como o spoiler pintado de preto.

Do lado de dentro, a Toyota adicionou bancos com o logo "GR" nos encostos de cabeça, costura vermelha para o acabamento preto no revestimento misto de couro e "ultrassuede", além do botão de partida com o logo da Gazoo Racing. Um detalhe diferente está na multimídia, que agora passa a ser uma tela flutuante, sem aquele aspecto de "TV de tubo" que tinha por causa da cobertura plástica atrás do display, como nas outras versões - talvez uma novidade para a linha 2021 do sedã?

Toyota Corolla GR-S 2021
Toyota Corolla GR-S 2021

Sem mudanças debaixo do capô, o GR Sport será vendido com o conhecido motor 2.0 aspirado de injeção direta, que entrega 177 cv a 6.600 rpm e 21,4 kgfm de torque a 4.400 rpm, quando abastecido com etanol. A única opção de transmissão é a automática do tipo CVT que simula 10 marchas, com a 1ª mecânica. A única alteração dinâmica foi feita na suspensão, onde a Gazoo Racing adicionou defletores aerodinâmicos no assoalho, braço estrutural ligado ao chassi, novos amortecedores e molas, para aumentar a estabilidade do sedã nas curvas. 

Ao contrário do que aconteceu com a Hilux GR Sport, posicionada como a versão mais cara, o sedã esportivado repetirá a estratégia do Corolla XRS (que ficava abaixo do Altis). Ou seja, terá alguns equipamentos do Altis, mas usará o XEi como base, contando com 7 airbags, controle de estabilidade e tração, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, rodas de 17” com desenho exclusivo, faróis e lanternas em LED, ar-condicionado digital, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, e mais.

Os preços não foram divulgados mas, pela lista de equipamentos divulgada pela marca, o Toyota Corolla GR-Sport pode ficar posicionado logo abaixo do Altis 2.0 custa R$ 146.390. Como o XEi é vendido por R$ 126.590, espere que a variante esportivada tenha um preço por volta de R$ 135 mil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com