Chevrolet Camaro e Dodge Challenger se despedem com derrota para o Ford Mustang
Cupê esportivo da Ford superou os rivais e agora é o único de seu segmento com um motor a combustão
O novo ano sinaliza o fim de uma era. A Dodge e a Chevrolet encerraram a produção do Challenger e do Camaro no final de 2023, concluindo a era moderna dos muscle cars. Por cerca de 15 anos, a dupla competiu seriamente com o Ford Mustang, produzindo alguns carros esportivos realmente excelentes. Mas o setor está mudando, e os resultados de vendas do ano passado nos Estados Unidos mostram que esses carros ainda não são muito vendidos.
O Mustang encerrou 2023 em alta, com um aumento de 21,2% nas vendas nos EUA no último trimestre do ano em comparação com 2022, passando de 10.968 unidades para 13.290. O Camaro também registrou um aumento nas vendas nos últimos três meses do ano, com alta de 15,8%, para 6.340 unidades. O Challenger registrou queda nas vendas em outubro, novembro e dezembro, caindo 26%, de 12.996 unidades em 2022 para 9.610.
Modelo |
4º trimestre 2023 |
4º trimestre 2022 |
4º trimestre Variação % |
Acumulado 2023 |
Acumulado 2022 |
Acumulado Variação % |
Chevrolet Camaro | 6.340 | 5.475 | 15,8% | 31.028 | 24.652 | 25,9% |
Dodge Challenger | 9.610 | 12.966 | -26% | 44.960 | 55.060 | -18% |
Ford Mustang | 13.290 | 10.968 | 21,2% | 48.605 | 47.566 | 2,2% |
O Challenger também foi o único que viu suas vendas caírem durante todo o ano. A Dodge vendeu 44.960 cupês em 2023, abaixo dos 55.060 em 2022, quando superou o Mustang. O Dodge também levou a coroa de vendas em 2021, e perdeu este ano por menos de 4.000 carros. A Ford vendeu 48.605 Mustangs nos últimos 12 meses.
Embora as vendas do Camaro tenham encerrado o ano com um aumento de 25,9%, ele ainda ficou atrás de seus concorrentes em geral. A Chevrolet vendeu apenas 31.028 Camaros no último ano de produção do carro. Ele foi superado até mesmo pelo Mustang Mach-E; a marca vendeu quase 41.000 exemplares de seu SUV elétrico.
O último Challenger saiu da linha de montagem na sexta-feira, 22 de dezembro. Era um Pitch Black SRT Demon 170. Em meados de dezembro, a Chevrolet produziu o último Camaro, um ZL1 1LE com câmbio manual. Agora, o Ford pode ficar sozinho, mas a Chevrolet já disse que o nome Camaro voltará um dia, de alguma forma, e a Dodge já está apresentando um Charger de próxima geração, que esperamos que leve a um novo Challenger.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Camaro Collection: versão de despedida parte de R$ 555 mil
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Chevrolet Camaro encerra produção oficialmente nos Estados Unidos
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Chevrolet Camaro terá produção encerrada ainda nesta semana nos EUA
Alfa Romeo 2300: uma caravana para comemorar os 50 anos de estrada
Chevrolet Camaro Collection: edição de despedida terá 125 unidades no Brasil