Em queda de quase 37% na comparação com 2019, o segmento de sedãs compactos encerrou 2020 com 271.382 unidades emplacadas, representando menos de 14% dos 1.950.889 automóveis e comerciais leves registrados no período - contra quase 19% no ano anterior. Dos 18 modelos com pelo menos uma unidade emplacada, apenas um deles cresceu – e foi justamente o líder.
Lançado no 2º semestre de 2019, o Chevrolet Onix Plus (83.392) encerrou seu 1º ano completo com quase 31% de participação de mercado. Preferido nos 5 anos anteriores, o Chevrolet Prisma (que virou Joy Plus) havia conquistado a preferência de 17,2% dos consumidores do segmento no ano passado. Na disputa pelo 2º lugar, tivemos novidade.
Superado no último ranking pelo Ford Ka Sedan (25.743) – que amargou retração de quase 50% -, o VW Virtus (30.780) retomou a vice-liderança de 2018. Quase 20 mil unidades atrás do Ka há um ano, o VW Voyage (24.114) encurtou a desvantagem para pouco mais de 1,6 mil. O Hyundai HB20S (23.984), muito perto do veterano, completou o top 5.
A disputa pelo 6º lugar foi acirradíssima. Na posição em 2019, o Toyota Yaris Sedan foi superado pelo Cronos por apenas 37 unidades (16.165 x 16.128) – em 2019, o representante mais novo da Fiat havia sido o 9º colocado. Com praticamente a metade das vendas do ano anterior, o Renault Logan (13.785) foi o 8º.
Fora do top 10 na lista anterior, o Fiat Grand Siena (10.857) desta vez ficou à frente do Nissan Versa (9.906), que tende a crescer ao longo de 2021 com a nova geração nas lojas. Mesmo em seu 1º ano completo, o Caoa Chery Arrizo 5 (1.110) emplacou menos da metade do total de 2019 e figurou numa discretíssima 14ª posição, atrás do Nissan V-Drive (1.251), nova nomenclatura para o “velho” Versa.
EM DEZEMBRO
Responsável por quase 37% dos registros do segmento, o Chevrolet Onix Plus (12.919) fechou o ano com seu novo recorde de vendas em apenas um mês após as 12.134 unidades de novembro – juntos, os 2 últimos meses representaram mais de 30% do total de 2020. Sem vender tanto desde outubro de 2018 (4.256), o VW Voyage (4.257) se manteve em 2º.
Vice-líder entre maio e setembro, o VW Virtus (2.776) também foi superado pelo Hyundai HB20S (3.186) em seu melhor momento no ano. Em baixa de quase 50%, o Ford Ka Sedan (2.340) completou o top 5 com margem bastante reduzida sobre o Toyota Yaris Sedan (2.235). Com queda ainda maior (-50,4%), o Fiat Cronos ficou sob ameaça do irmão mais velho, Grand Siena (1.421), que avançou acima dos 18% nos últimos 12 meses.
Mesmo impulsionado pela nova geração, o Nissan Versa (1.293) ainda vendeu 42% a menos do que em 2019. Com nova geração já lançada no exterior, o Renault Logan (1.213) completou o top 10 em baixa de mais de 60%. Versão anterior do Versa, o V-Drive (266) novamente ficou atrás do Toyota Etios Sedan (285), modelo que viu desaparecer quase 80% de seus consumidores em relação a 2019.
Sedãs Compactos |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2020 | % 2020 | TOTAL 2019 | % 2019 | % VARIAÇÃO 20/19 | POS. 2019 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 83392 | 30,73% | 26852 | 6,28% | 210,56% | 8º |
2º | VW VIRTUS | 30780 | 11,34% | 46876 | 10,95% | -34,34% | 3º |
3º | FORD KA SEDAN | 25743 | 9,49% | 51260 | 11,98% | -49,78% | 2º |
4º | VW VOYAGE | 24114 | 8,89% | 32055 | 7,49% | -24,77% | 5º |
5º | HYUNDAI HB20S | 23984 | 8,84% | 34893 | 8,15% | -31,26% | 4º |
6º | FIAT CRONOS | 16165 | 5,96% | 24080 | 5,63% | -32,87% | 9º |
7º | TOYOTA YARIS SEDAN | 16128 | 5,94% | 29759 | 6,95% | -45,80% | 6º |
8º | RENAULT LOGAN | 13785 | 5,08% | 27003 | 6,31% | -48,95% | 7º |
9º | FIAT GRAND SIENA | 10857 | 4,00% | 16188 | 3,78% | -32,93% | 11º |
10º | NISSAN VERSA | 9906 | 3,65% | 21779 | 5,09% | -54,52% | 10º |
11º | HONDA CITY | 7284 | 2,68% | 14578 | 3,41% | -50,03% | 12º |
12º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 5308 | 1,96% | 13305 | 3,11% | -60,11% | 13º |
13º | NISSAN V-DRIVE | 1251 | 0,46% | 0 | 0,00% | - | - |
14º | CAOA CHERY ARRIZO 5 | 1110 | 0,41% | 2404 | 0,56% | -53,83% | 15º |
15º | CHEVROLET PRISMA | 1031 | 0,38% | 73721 | 17,23% | -98,60% | 1º |
16º | CHEVROLET COBALT | 537 | 0,20% | 13103 | 3,06% | -95,90% | 14º |
17º | FORD NEW FIESTA SEDAN | 4 | 0,00% | 42 | 0,01% | -90,48% | 16º |
18º | LIFAN LF530 | 3 | 0,00% | 8 | 0,00% | -62,50% | 17º |
|
| 271382 | 100,00% | 427906 | 100,00% | -36,58% |
|
Sedãs Compactos | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/20 | NOV/20 | DEZ/19 | % DEZ 20 | % NOV 20 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 12919 | 12134 | 9989 | 36,87% | 37,78% | 6,47% | 29,33% |
2º | VW VOYAGE | 4257 | 3425 | 3878 | 12,15% | 10,66% | 24,29% | 9,77% |
3º | HYUNDAI HB20S | 3186 | 2705 | 3423 | 9,09% | 8,42% | 17,78% | -6,92% |
4º | VW VIRTUS | 2776 | 3179 | 4069 | 7,92% | 9,90% | -12,68% | -31,78% |
5º | FORD KA SEDAN | 2340 | 2316 | 4518 | 6,68% | 7,21% | 1,04% | -48,21% |
6º | TOYOTA YARIS SEDAN | 2235 | 1901 | 3045 | 6,38% | 5,92% | 17,57% | -26,60% |
7º | FIAT CRONOS | 1531 | 1775 | 3085 | 4,37% | 5,53% | -13,75% | -50,37% |
8º | FIAT GRAND SIENA | 1421 | 1144 | 1203 | 4,06% | 3,56% | 24,21% | 18,12% |
9º | NISSAN VERSA | 1293 | 677 | 2241 | 3,69% | 2,11% | 90,99% | -42,30% |
10º | RENAULT LOGAN | 1213 | 1529 | 3120 | 3,46% | 4,76% | -20,67% | -61,12% |
11º | HONDA CITY | 1123 | 526 | 1087 | 3,21% | 1,64% | 113,50% | 3,31% |
12º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 285 | 418 | 1417 | 0,81% | 1,30% | -31,82% | -79,89% |
13º | NISSAN V-DRIVE | 266 | 252 | 0 | 0,76% | 0,78% | 5,56% | - |
14º | CAOA CHERY ARRIZO 5 | 173 | 105 | 189 | 0,49% | 0,33% | 64,76% | -8,47% |
15º | CHEVROLET COBALT | 10 | 10 | 786 | 0,03% | 0,03% | 0,00% | -98,73% |
16º | CHEVROLET PRISMA | 9 | 20 | 1304 | 0,03% | 0,06% | -55,00% | -99,31% |
|
| 35037 | 32116 | 43354 | 100,00% | 100,00% | 9,10% | -19,18% |
Fonte: Fenabrave