Lançado em março, novo Tracker já foi o terceiro mais emplacado; veja ranking

Nem mesmo o segmento mais aquecido e competitivo do mercado brasileiro nos últimos anos passou ileso a um 2020 tão cruel na saúde e na economia. Foram registradas 396.322 unidades de SUVs e crossovers compactos, uma retração superior a 8% frente às 432.743 unidades emplacadas em 2019. Apesar de tudo, o ano teve alguns grandes destaques.

O primeiro deles foi o T-Cross. Com números sólidos ao longo de 2020 e impulsionados pelo impressionante desempenho de julho, quando foi o modelo mais vendido no país, o representante da VW encerrou o ano como líder, registrando 60.119 unidades – em 2019, quando lançado, o T-Cross fechou o ano em 5º, com 37.081 unidades.

Novo Tracker 2020 Loja

Preferido no ano anterior, o Jeep Renegade (56.865) garantiu uma confortável vice-liderança, embora com retração acima dos 17% no período. Outro grande destaque veio da Chevrolet. Com nova geração lançada em março e agora produzida no país, o Tracker (49.372) saltou da 10ª para a 3ª posição e mostra grande potencial para brigar pela ponta ao longo de 2021, que será seu 1º ano cheio.

Líder em 2018 e 2º no ano passado, o Hyundai Creta (47.757) perdeu fôlego (-16,9%) e caiu para a 4ª posição, embora muito próximo do Tracker – ao longo do ano, o representante da marca sul-coreana ganhará uma nova (e polêmica) geração para tentar se manter entre os primeiros. Pódio no último ranking, o Nissan Kicks (36.433) fechou o top 5 em queda superior a 35%, numa retração similar à do Honda HR-V (32.511, -34,3%).

Precursor do segmento, o Ford Ecosport (24.031) – que ainda não tem previsão concreta de chegada da nova geração ao mercado – ficou fora do top 5 pelo 2º ano seguido. O desempenho, no entanto, ainda foi suficiente para mantê-lo à frente do renovado Renault Duster (19.476). Único novato no ranking, o VW Nivus foi o preferido por 16.278 compradores.

Volkswagen Nivus 2021
Renault Duster Zen 1.6 (concessionária)

Em mau momento comercial, o Renault Captur (10.870) por muito pouco não perdeu lugar no top 10 para o Honda WR-V (10.600), reestilizado no 2º semestre. Único carro da Citroën que ainda apresenta desempenho comercial razoável no Brasil, o C4 Cactus (9.526) amargou queda superior a 42% e corre grande risco de ser ultrapassado pelo Caoa Chery Tiggo 5X (8.768) durante 2021.

Em geração defasada em relação ao modelo europeu, o Peugeot 2008 (4.602) também foi superado pelo Caoa Chery Tiggo 2 (4.759) e caiu da 12ª para a 15ª posição. Impulsionado pela versão automática, o Troller T4 (1.301) foi um dos poucos a crescer (+5,4%). 

 

EM DEZEMBRO

O Jeep Renegade (7.877) repetiu a liderança de novembro com um crescimento de quase 40% sobre 2019 e alcançou seu novo recorde de vendas – até então, o melhor resultado do modelo havia sido registrado em dezembro de 2015 (6.976). Também com forte desempenho no mês, o VW T-Cross (7.433) ficou bem próximo.

Jeep Renegade 2020 (Oficial)

Terceiro, o Chevrolet Tracker (6.749) também teve seu mês mais forte desde a chegada ao país, embora a vantagem sobre o Hyundai Creta (6.638) tenha sido bem pequena. Em seu 1º top 5 desde o lançamento e com seu melhor resultado desde então, o VW Nivus conquistou a preferência de 4.129 consumidores, boa vantagem sobre o Honda HR-V (3.691).

Sétimo, o Ford Ecosport ultrapassou as 3 mil unidades pela 1ª vez em 2020 (3.241) e superou o Nissan Kicks (3.137), este último em seu pior mês desde julho e que por muito pouco também não perdeu o 8º lugar para o Renault Duster (3.110). Destaque negativo nos últimos meses, o Renault Captur (1.610) reagiu nas últimas semanas e voltou a figurar entre os 10 primeiros

 

SUVs / Crossovers I 

  

POS. 

MODELO 

TOTAL 2020 

% 2020 

TOTAL 2019 

% 2019 

% VARIAÇÃO 20/19 

POS. 2019 

1º 

VW T-CROSS 

60119 

15,17% 

37081 

8,57% 

62,13% 

 

2º 

JEEP RENEGADE 

56865 

14,35% 

68726 

15,88% 

-17,26% 

 

3º 

CHEVROLET TRACKER 

49372 

12,46% 

16333 

3,77% 

202,28% 

10º 

4º 

HYUNDAI CRETA 

47757 

12,05% 

57462 

13,28% 

-16,89% 

 

5º 

NISSAN KICKS 

36433 

9,19% 

56062 

12,96% 

-35,01% 

 

6º 

HONDA HR-V 

32511 

8,20% 

49488 

11,44% 

-34,31% 

 

7º 

FORD ECOSPORT 

24031 

6,06% 

34206 

7,90% 

-29,75% 

 

8º 

RENAULT DUSTER 

19476 

4,91% 

26091 

6,03% 

-25,35% 

 

9º 

VW NIVUS 

16278 

4,11% 

0,00% 

- 

10º 

RENAULT CAPTUR 

10870 

2,74% 

28660 

6,62% 

-62,07% 

 

11º 

HONDA WR-V 

10600 

2,67% 

12160 

2,81% 

-12,83% 

11º 

12º 

CITROËN C4 CACTUS 

9526 

2,40% 

16438 

3,80% 

-42,05% 

 

13º 

CAOA CHERY TIGGO 5X 

8768 

2,21% 

7971 

1,84% 

10,00% 

13º 

14º 

CAOA CHERY TIGGO 2 

4759 

1,20% 

6250 

1,44% 

-23,86% 

14º 

15º 

PEUGEOT 2008 

4602 

1,16% 

8693 

2,01% 

-47,06% 

12º 

16º 

TROLLER T4 

1301 

0,33% 

1234 

0,29% 

5,43% 

17º 

17º 

SUZUKI JIMNY 

1092 

0,28% 

1956 

0,45% 

-44,17% 

15º 

18º 

SUZUKI JIMNY SIERRA 

787 

0,20% 

117 

0,03% 

572,65% 

23º 

19º 

SUZUKI VITARA 

594 

0,15% 

1244 

0,29% 

-52,25% 

16º 

20º 

JAC T40 

324 

0,08% 

1097 

0,25% 

-70,46% 

18º 

21º 

SUZUKI SCROSS 

136 

0,03% 

380 

0,09% 

-64,21% 

20º 

22º 

JAC T50 / T5 

97 

0,02% 

579 

0,13% 

-83,25% 

19º 

23º 

KIA SOUL 

17 

0,00% 

360 

0,08% 

-95,28% 

21º 

24º 

LIFAN X60 

0,00% 

155 

0,04% 

-96,13% 

22º 

25º 

KIA SELTOS 

0,00% 

0,00% 

- 

  

  

396322 

100,00% 

432743 

100,00% 

-8,42% 

  

 
EM DEZEMBRO

SUVs / Crossovers I 

POS. 

MODELO 

DEZ/20 

NOV/20 

DEZ/19 

% DEZ 20 

% NOV 20 

VARIAÇÃO DEZ/NOV 

VARIAÇÃO 2020/2019 

1º 

JEEP RENEGADE 

7877 

6543 

5705 

15,13% 

14,80% 

20,39% 

38,07% 

2º 

VW T-CROSS 

7433 

5562 

6631 

14,28% 

12,58% 

33,64% 

12,09% 

3º 

CHEVROLET TRACKER 

6749 

6427 

1523 

12,97% 

14,54% 

5,01% 

343,14% 

4º 

HYUNDAI CRETA 

6638 

5218 

6625 

12,75% 

11,81% 

27,21% 

0,20% 

5º 

VW NIVUS 

4129 

3149 

7,93% 

7,12% 

31,12% 

6º 

HONDA HR-V 

3691 

3698 

5145 

7,09% 

8,37% 

-0,19% 

-28,26% 

7º 

FORD ECOSPORT 

3241 

2426 

3276 

6,23% 

5,49% 

33,59% 

-1,07% 

8º 

NISSAN KICKS 

3137 

3429 

5971 

6,03% 

7,76% 

-8,52% 

-47,46% 

9º 

RENAULT DUSTER 

3110 

2618 

3171 

5,97% 

5,92% 

18,79% 

-1,92% 

10º 

RENAULT CAPTUR 

1610 

854 

1760 

3,09% 

1,93% 

88,52% 

-8,52% 

11º 

HONDA WR-V 

1356 

1429 

1098 

2,61% 

3,23% 

-5,11% 

23,50% 

12º 

CAOA CHERY TIGGO 5X 

1093 

824 

1051 

2,10% 

1,86% 

32,65% 

4,00% 

13º 

CAOA CHERY TIGGO 2 

622 

383 

620 

1,19% 

0,87% 

62,40% 

0,32% 

14º 

CITROËN C4 CACTUS 

527 

918 

1682 

1,01% 

2,08% 

-42,59% 

-68,67% 

15º 

PEUGEOT 2008 

432 

268 

771 

0,83% 

0,61% 

61,19% 

-43,97% 

16º 

TROLLER T4 

142 

188 

109 

0,27% 

0,43% 

-24,47% 

30,28% 

17º 

SUZUKI VITARA 

73 

70 

94 

0,14% 

0,16% 

4,29% 

-22,34% 

18º 

SUZUKI JIMNY 

72 

83 

129 

0,14% 

0,19% 

-13,25% 

-44,19% 

19º 

SUZUKI JIMNY SIERRA 

67 

53 

93 

0,13% 

0,12% 

26,42% 

-27,96% 

20º 

JAC T40 

37 

32 

75 

0,07% 

0,07% 

15,63% 

-50,67% 

21º 

SUZUKI SCROSS 

21 

15 

0,02% 

0,05% 

-57,14% 

-40,00% 

22º 

JAC T50 / T5 

47 

0,01% 

0,02% 

-12,50% 

-85,11% 

  

  

52052 

44201 

45591 

100,00% 

100,00% 

17,76% 

14,17% 

Galeria: Comparativo: VW T-Cross x Jeep Renegade