Nem mesmo o segmento mais aquecido e competitivo do mercado brasileiro nos últimos anos passou ileso a um 2020 tão cruel na saúde e na economia. Foram registradas 396.322 unidades de SUVs e crossovers compactos, uma retração superior a 8% frente às 432.743 unidades emplacadas em 2019. Apesar de tudo, o ano teve alguns grandes destaques.
O primeiro deles foi o T-Cross. Com números sólidos ao longo de 2020 e impulsionados pelo impressionante desempenho de julho, quando foi o modelo mais vendido no país, o representante da VW encerrou o ano como líder, registrando 60.119 unidades – em 2019, quando lançado, o T-Cross fechou o ano em 5º, com 37.081 unidades.
Preferido no ano anterior, o Jeep Renegade (56.865) garantiu uma confortável vice-liderança, embora com retração acima dos 17% no período. Outro grande destaque veio da Chevrolet. Com nova geração lançada em março e agora produzida no país, o Tracker (49.372) saltou da 10ª para a 3ª posição e mostra grande potencial para brigar pela ponta ao longo de 2021, que será seu 1º ano cheio.
Líder em 2018 e 2º no ano passado, o Hyundai Creta (47.757) perdeu fôlego (-16,9%) e caiu para a 4ª posição, embora muito próximo do Tracker – ao longo do ano, o representante da marca sul-coreana ganhará uma nova (e polêmica) geração para tentar se manter entre os primeiros. Pódio no último ranking, o Nissan Kicks (36.433) fechou o top 5 em queda superior a 35%, numa retração similar à do Honda HR-V (32.511, -34,3%).
Precursor do segmento, o Ford Ecosport (24.031) – que ainda não tem previsão concreta de chegada da nova geração ao mercado – ficou fora do top 5 pelo 2º ano seguido. O desempenho, no entanto, ainda foi suficiente para mantê-lo à frente do renovado Renault Duster (19.476). Único novato no ranking, o VW Nivus foi o preferido por 16.278 compradores.
Em mau momento comercial, o Renault Captur (10.870) por muito pouco não perdeu lugar no top 10 para o Honda WR-V (10.600), reestilizado no 2º semestre. Único carro da Citroën que ainda apresenta desempenho comercial razoável no Brasil, o C4 Cactus (9.526) amargou queda superior a 42% e corre grande risco de ser ultrapassado pelo Caoa Chery Tiggo 5X (8.768) durante 2021.
Em geração defasada em relação ao modelo europeu, o Peugeot 2008 (4.602) também foi superado pelo Caoa Chery Tiggo 2 (4.759) e caiu da 12ª para a 15ª posição. Impulsionado pela versão automática, o Troller T4 (1.301) foi um dos poucos a crescer (+5,4%).
EM DEZEMBRO
O Jeep Renegade (7.877) repetiu a liderança de novembro com um crescimento de quase 40% sobre 2019 e alcançou seu novo recorde de vendas – até então, o melhor resultado do modelo havia sido registrado em dezembro de 2015 (6.976). Também com forte desempenho no mês, o VW T-Cross (7.433) ficou bem próximo.
Terceiro, o Chevrolet Tracker (6.749) também teve seu mês mais forte desde a chegada ao país, embora a vantagem sobre o Hyundai Creta (6.638) tenha sido bem pequena. Em seu 1º top 5 desde o lançamento e com seu melhor resultado desde então, o VW Nivus conquistou a preferência de 4.129 consumidores, boa vantagem sobre o Honda HR-V (3.691).
Sétimo, o Ford Ecosport ultrapassou as 3 mil unidades pela 1ª vez em 2020 (3.241) e superou o Nissan Kicks (3.137), este último em seu pior mês desde julho e que por muito pouco também não perdeu o 8º lugar para o Renault Duster (3.110). Destaque negativo nos últimos meses, o Renault Captur (1.610) reagiu nas últimas semanas e voltou a figurar entre os 10 primeiros
SUVs / Crossovers I |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2020 | % 2020 | TOTAL 2019 | % 2019 | % VARIAÇÃO 20/19 | POS. 2019 |
1º | VW T-CROSS | 60119 | 15,17% | 37081 | 8,57% | 62,13% | 5º |
2º | JEEP RENEGADE | 56865 | 14,35% | 68726 | 15,88% | -17,26% | 1º |
3º | CHEVROLET TRACKER | 49372 | 12,46% | 16333 | 3,77% | 202,28% | 10º |
4º | HYUNDAI CRETA | 47757 | 12,05% | 57462 | 13,28% | -16,89% | 2º |
5º | NISSAN KICKS | 36433 | 9,19% | 56062 | 12,96% | -35,01% | 3º |
6º | HONDA HR-V | 32511 | 8,20% | 49488 | 11,44% | -34,31% | 4º |
7º | FORD ECOSPORT | 24031 | 6,06% | 34206 | 7,90% | -29,75% | 6º |
8º | RENAULT DUSTER | 19476 | 4,91% | 26091 | 6,03% | -25,35% | 8º |
9º | VW NIVUS | 16278 | 4,11% | 0 | 0,00% | - | - |
10º | RENAULT CAPTUR | 10870 | 2,74% | 28660 | 6,62% | -62,07% | 7º |
11º | HONDA WR-V | 10600 | 2,67% | 12160 | 2,81% | -12,83% | 11º |
12º | CITROËN C4 CACTUS | 9526 | 2,40% | 16438 | 3,80% | -42,05% | 9º |
13º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 8768 | 2,21% | 7971 | 1,84% | 10,00% | 13º |
14º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 4759 | 1,20% | 6250 | 1,44% | -23,86% | 14º |
15º | PEUGEOT 2008 | 4602 | 1,16% | 8693 | 2,01% | -47,06% | 12º |
16º | TROLLER T4 | 1301 | 0,33% | 1234 | 0,29% | 5,43% | 17º |
17º | SUZUKI JIMNY | 1092 | 0,28% | 1956 | 0,45% | -44,17% | 15º |
18º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 787 | 0,20% | 117 | 0,03% | 572,65% | 23º |
19º | SUZUKI VITARA | 594 | 0,15% | 1244 | 0,29% | -52,25% | 16º |
20º | JAC T40 | 324 | 0,08% | 1097 | 0,25% | -70,46% | 18º |
21º | SUZUKI SCROSS | 136 | 0,03% | 380 | 0,09% | -64,21% | 20º |
22º | JAC T50 / T5 | 97 | 0,02% | 579 | 0,13% | -83,25% | 19º |
23º | KIA SOUL | 17 | 0,00% | 360 | 0,08% | -95,28% | 21º |
24º | LIFAN X60 | 6 | 0,00% | 155 | 0,04% | -96,13% | 22º |
25º | KIA SELTOS | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
|
| 396322 | 100,00% | 432743 | 100,00% | -8,42% |
|
SUVs / Crossovers I | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/20 | NOV/20 | DEZ/19 | % DEZ 20 | % NOV 20 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | JEEP RENEGADE | 7877 | 6543 | 5705 | 15,13% | 14,80% | 20,39% | 38,07% |
2º | VW T-CROSS | 7433 | 5562 | 6631 | 14,28% | 12,58% | 33,64% | 12,09% |
3º | CHEVROLET TRACKER | 6749 | 6427 | 1523 | 12,97% | 14,54% | 5,01% | 343,14% |
4º | HYUNDAI CRETA | 6638 | 5218 | 6625 | 12,75% | 11,81% | 27,21% | 0,20% |
5º | VW NIVUS | 4129 | 3149 | 0 | 7,93% | 7,12% | 31,12% | - |
6º | HONDA HR-V | 3691 | 3698 | 5145 | 7,09% | 8,37% | -0,19% | -28,26% |
7º | FORD ECOSPORT | 3241 | 2426 | 3276 | 6,23% | 5,49% | 33,59% | -1,07% |
8º | NISSAN KICKS | 3137 | 3429 | 5971 | 6,03% | 7,76% | -8,52% | -47,46% |
9º | RENAULT DUSTER | 3110 | 2618 | 3171 | 5,97% | 5,92% | 18,79% | -1,92% |
10º | RENAULT CAPTUR | 1610 | 854 | 1760 | 3,09% | 1,93% | 88,52% | -8,52% |
11º | HONDA WR-V | 1356 | 1429 | 1098 | 2,61% | 3,23% | -5,11% | 23,50% |
12º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 1093 | 824 | 1051 | 2,10% | 1,86% | 32,65% | 4,00% |
13º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 622 | 383 | 620 | 1,19% | 0,87% | 62,40% | 0,32% |
14º | CITROËN C4 CACTUS | 527 | 918 | 1682 | 1,01% | 2,08% | -42,59% | -68,67% |
15º | PEUGEOT 2008 | 432 | 268 | 771 | 0,83% | 0,61% | 61,19% | -43,97% |
16º | TROLLER T4 | 142 | 188 | 109 | 0,27% | 0,43% | -24,47% | 30,28% |
17º | SUZUKI VITARA | 73 | 70 | 94 | 0,14% | 0,16% | 4,29% | -22,34% |
18º | SUZUKI JIMNY | 72 | 83 | 129 | 0,14% | 0,19% | -13,25% | -44,19% |
19º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 67 | 53 | 93 | 0,13% | 0,12% | 26,42% | -27,96% |
20º | JAC T40 | 37 | 32 | 75 | 0,07% | 0,07% | 15,63% | -50,67% |
21º | SUZUKI SCROSS | 9 | 21 | 15 | 0,02% | 0,05% | -57,14% | -40,00% |
22º | JAC T50 / T5 | 7 | 8 | 47 | 0,01% | 0,02% | -12,50% | -85,11% |
|
| 52052 | 44201 | 45591 | 100,00% | 100,00% | 17,76% | 14,17% |