Vendas no varejo 2020: Hyundai supera Fiat e HB20 reduz vantagem do Onix
Destaque nas lojas, marca coreana ainda teve o Creta como líder dos SUVs
O varejo foi o responsável por 55,99% dos 1.950.889 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em 2020, contra 54,33% no ano anterior. Pelo 6º ano seguido a Chevrolet foi a líder na modalidade, com 20,19% do total. A Volkswagen (13,89%) manteve o 2º lugar, enquanto a Hyundai (11,55%) venceu a Fiat (11,42%) por pouco para assegurar lugar no pódio. Terceira em 2019, a Toyota (9,43%) caiu para o 5º lugar.
O Chevrolet Onix (101.096) também completou 6 anos no topo entre os automóveis, mas desta vez com vantagem um pouco menor sobre o Hyundai HB20 (69.420) – há um ano, a diferença entre os dois havia sido de quase 60 mil unidades. A 1ª novidade de 2020 foi a chegada do Chevrolet Onix Plus (53.864) ao pódio. O Ford Ka, com 43.420 unidades, repetiu o 4º lugar, mas desta vez sob ameaça do Fiat Argo (42.499).
Pódio no ano anterior, o Renault Kwid (36.321) recuou 3 posições, enquanto o VW Polo (35.159) deixou o top 5 em que esteve presente em 2018 e 2019. Único sedã médio no top 10, o Toyota Corolla (33.943) emplacou quase 83% de suas unidades através da modalidade. Em 9º, o Hyundai Creta (30.771) interrompeu uma liderança do Honda HR-V (29.349) entre os SUVs e crossovers que já durava 3 anos.
No 1º ano da nova geração, o Chevrolet Tracker (28.838) ficou à frente do VW T-Cross (22.129), este com mais de 63% de seus registros nas vendas diretas, e do VW Gol (20.657). Único novato entre os 50 primeiros, o VW Nivus (12.929) foi o 23º, vendendo mais do que a dupla da Renault - Sandero (12.866) e Duster (11.030) - e ficando próximo do Jeep Renegade (14.616).
Em 42º, o Caoa Chery Tiggo 2 (4.759) foi o único modelo com 100% de seus emplacamentos na modalidade. Representante premium da lista, o BMW 320i (4.156) foi o 44º colocado, vendendo mais do que o Citroën C4 Cactus (3.907) e o VW Jetta (3.804). Segurando o bastião de um segmento em decadência, o Chevrolet Cruze Sport6 (2.887) foi o único hatch médio da lista, em 49º. Em ano muito ruim, o Renault Captur (2.858) foi o último colocado do top 50.
Entre os comerciais leves, a Toyota Hilux chegou ao 5º ano consecutivo no topo, mas sem v: a vantagem superior a 11 mil unidades em 2019 sobre a Fiat Toro caiu para pouco mais de 1,5 mil (20.665 x 19.142). Terceira no ano anterior, a Chevrolet S10 (10.247) foi superada pela força da nova geração da Fiat Strada (12.881), 9ª colocada há um ano.
Na disputa por um lugar no top 5, a Ford Ranger (6.179) levou a melhor (por pouco) sobre a VW Amarok (5.846), 4ª colocada em 2018 e 2019. A Renault Duster Oroch, com 2.575 emplacamentos, ficou fora do top 10 pelo 2º ano seguido. Na 4ª colocação do ranking geral, a VW Saveiro (2.439) foi apenas a 14ª na modalidade.
Em dezembro
O varejo encerrou o último mês de 2020 representando 56,03% dos 232.814 automóveis e comerciais leves emplacados. Com 20,74% de participação, a Chevrolet manteve a ponta entre as montadoras, com a VW (13,69%) e a Hyundai (12,80%) na sequência. Fiat (11,97%) e Toyota (9,15%) completaram as 5 primeiras colocações.
Com o mesmo pódio pelo 5º mês consecutivo, Chevrolet Onix (12.483) e Hyundai HB20 (8.974) completaram 15 meses ocupando as 2 primeiras colocações, seguidos pelo Chevrolet Onix Plus (8.350), líder entre os sedãs com sobras – em 9º, o Toyota Corolla (3.918) registrou menos da metade. Com 4.936 unidades, o Ford Ka manteve a 4ª posição que sustenta desde outubro.
Na disputa pela 5ª posição, menos de 100 unidades separaram o Fiat Argo (4.790) do Renault Kwid (4.699). Com quase 2/3 de todas as suas unidades na modalidade, o Chevrolet Tracker (4.339) chegou ao 3º mês seguido como líder entre os SUVs e crossovers, mas com apenas 24 unidades de vantagem sobre o Hyundai Creta (4.315). Com 3.564 unidades, mais de 86% do seu total, o Nivus marcou presença no top 10 apenas pela 2ª vez e foi o SUV/crossover mais vendido da marca pela 3ª vez no ano – o T-Cross, com 3.082 unidades, foi o 13º.
E pelo 2º mês seguido a Caoa Chery emplacou seus 4 representantes no segmento entre os 50 primeiros, com o Tiggo 8 (628) à frente do Tiggo 2 (622). O Tiggo 2, aliás, foi um dos dois únicos modelos com 100% de seus registros no varejo – o outro foi o Mercedes Classe C (379), 43º. Além do sedã de Sttutgart, o BMW 320i (493), 38º, foi o outro representante de marca premium na lista.
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat Toro (3.606) chegou ao 3º mês seguido no topo com boa margem sobre a Toyota Hilux (2.560) e a Fiat Strada (1.775), esta última com mais de 82% de registros através de vendas diretas. Destaque também para a 4ª posição da VW Amarok (806) após briga acirrada contra a Chevrolet S10 (786).
Carros Mais Vendidos 2020 (Varejo)
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | 2020 |
1º | CHEVROLET ONIX | 101.096 | 74,69% | 135.351 |
2º | HYUNDAI HB20 | 69.420 | 80,21% | 86.548 |
3º | CHEVROLET ONIX PLUS | 53.864 | 64,59% | 83.392 |
4º | FORD KA | 43.420 | 64,33% | 67.491 |
5º | FIAT ARGO | 42.499 | 64,45% | 65.937 |
6º | RENAULT KWID | 36.321 | 73,41% | 49.475 |
7º | VW POLO | 35.159 | 84,04% | 41.836 |
8º | TOYOTA COROLLA | 33.943 | 82,64% | 41.072 |
9º | HYUNDAI CRETA | 30.771 | 64,43% | 47.757 |
10º | HONDA HR-V | 29.349 | 90,27% | 32.511 |
11º | CHEVROLET TRACKER | 28.838 | 58,41% | 49.372 |
12º | FIAT MOBI | 26.134 | 56,06% | 46.617 |
13º | VW T-CROSS | 22.129 | 36,81% | 60.119 |
14º | VW GOL | 20.657 | 29,03% | 71.151 |
15º | HYUNDAI HB20S | 19.190 | 80,01% | 23.984 |
16º | VW FOX | 18.341 | 89,99% | 20.382 |
17º | HONDA CIVIC | 18.340 | 89,70% | 20.447 |
18º | TOYOTA YARIS HATCH | 18.267 | 85,24% | 21.431 |
19º | NISSAN KICKS | 16.330 | 44,82% | 36.433 |
20º | VW VIRTUS | 16.258 | 52,65% | 30.880 |
21º | FORD ECOSPORT | 15.959 | 66,41% | 24.031 |
22º | JEEP RENEGADE | 14.616 | 25,70% | 56.865 |
23º | VW NIVUS | 12.929 | 79,43% | 16.278 |
24º | RENAULT SANDERO | 12.866 | 48,84% | 26.344 |
25º | RENAULT DUSTER | 11.030 | 56,63% | 19.476 |
26º | FORD KA SEDAN | 10.455 | 40,61% | 25.743 |
27º | FIAT CRONOS | 10.193 | 63,06% | 16.165 |
28º | HONDA FIT | 9.975 | 77,73% | 12.833 |
29º | JEEP COMPASS | 9.940 | 18,77% | 52.966 |
30º | TOYOTA YARIS SEDAN | 9.435 | 58,50% | 16.128 |
31º | HONDA WR-V | 9.303 | 87,76% | 10.600 |
32º | CHEVROLET SPIN | 8.380 | 53,51% | 15.661 |
33º | FIAT GRAND SIENA | 7.009 | 64,56% | 10.857 |
34º | NISSAN VERSA | 6.996 | 70,62% | 9.906 |
35º | TOYOTA ETIOS HATCH | 6.919 | 79,54% | 8.699 |
36º | TOYOTA SW4 | 6.905 | 75,65% | 9.128 |
37º | VW TIGUAN | 6.395 | 77,07% | 8.298 |
38º | VW UP | 5.996 | 86,60% | 6.924 |
39º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 5.929 | 67,62% | 8.768 |
40º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 5.724 | 65,03% | 8.802 |
41º | HONDA CITY | 4.870 | 66,90% | 7.280 |
42º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 4.759 | 100,00% | 4.759 |
43º | CHEVROLET EQUINOX | 4.493 | 93,37% | 4.812 |
44º | BMW 320I | 4.156 | 86,69% | 4.794 |
45º | CITROËN C4 CACTUS | 3.907 | 41,01% | 9.526 |
46º | VW JETTA | 3.804 | 65,63% | 5.796 |
47º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 3.306 | 62,28% | 5.308 |
48º | TOYOTA RAV4 | 3.107 | 96,46% | 3.221 |
49º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 2.887 | 90,76% | 3.181 |
50º | RENAULT CAPTUR | 2.858 | 26,29% | 10.870 |
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | 2020 |
1º | TOYOTA HILUX | 20.665 | 63,79% | 32.394 |
2º | FIAT TORO | 19.142 | 35,47% | 53.974 |
3º | FIAT STRADA | 12.881 | 16,09% | 80.041 |
4º | CHEVROLET S10 | 10.247 | 38,47% | 26.639 |
5º | FORD RANGER | 6.179 | 31,16% | 19.833 |
6º | VW AMAROK | 5.846 | 55,06% | 10.617 |
7º | MITSUBISHI L200 | 4.847 | 51,13% | 9.480 |
8º | FIAT FIORINO | 4.459 | 24,98% | 17.852 |
9º | HYUNDAI HR | 3.274 | 78,89% | 4.150 |
10º | NISSAN FRONTIER | 2.936 | 36,35% | 8.077 |
11º | VW / MAN EXPRESS | 2.732 | 80,80% | 3.381 |
12º | RENAULT DUSTER OROCH | 2.575 | 42,42% | 6.070 |
13º | KIA K2500 | 2.451 | 99,63% | 2.460 |
14º | VW SAVEIRO | 2.439 | 7,88% | 30.965 |
15º | CHEVROLET MONTANA | 2.317 | 34,82% | 6.654 |
16º | RENAULT MASTER | 2.082 | 37,85% | 5.500 |
17º | IVECO DAILY 35-150 | 1.316 | 93,80% | 1.403 |
18º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 1.240 | 99,68% | 1.244 |
19º | IVECO DAILY 30S13 | 973 | 94,37% | 1.031 |
20º | PEUGEOT EXPERT | 781 | 40,05% | 1.950 |
21º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 767 | 99,61% | 770 |
22º | FIAT DUCATO | 634 | 17,03% | 3.723 |
23º | CITROËN JUMPY | 448 | 28,37% | 1.579 |
24º | IVECO DAILY 35S14 | 444 | 67,37% | 659 |
25º | EFFA V21 | 299 | 99,34% | 301 |
26º | PEUGEOT PARTNER | 256 | 29,22% | 876 |
27º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 219 | 100,00% | 219 |
28º | PEUGEOT BOXER | 137 | 36,73% | 373 |
29º | CITROËN JUMPER | 120 | 43,96% | 273 |
30º | JAC V260 | 118 | 100,00% | 118 |
31º | EFFA V22 | 114 | 100,00% | 114 |
32º | FOTON AUMARK 1039 | 92 | 100,00% | 92 |
33º | IVECO DAILY 30-130 | 91 | 97,85% | 93 |
34º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 76 | 98,70% | 77 |
35º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 52 | 100,00% | 52 |
36º | IVECO DAILY | 47 | 60,26% | 78 |
37º | RAM 2500 | 41 | 2,78% | 1.475 |
38º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 27 | 100,00% | 27 |
39º | BYD T3 | 19 | 100,00% | 19 |
40º | FIAT DOBLÒ | 19 | 10,27% | 185 |
41º | EFFA K01 | 16 | 100,00% | 16 |
42º | EFFA V25 | 16 | 100,00% | 16 |
43º | MERCEDES-BENZ VITO | 15 | 100,00% | 15 |
44º | CITROËN BERLINGO | 11 | 55,00% | 20 |
45º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 11 | 100,00% | 11 |
46º | VW KOMBI | 9 | 100,00% | 9 |
47º | EFFA K02 | 6 | 100,00% | 6 |
48º | IVECO DAILY 5516 | 6 | 100,00% | 6 |
49º | TOYOTA BANDEIRANTE | 5 | 50,00% | 10 |
50º | WILLYS OVERLAND | 5 | 100,00% | 5 |
51º | FIAT UNO | 2 | 0,98% | 205 |
52º | RENAULT KANGOO | 0 | 0,00% | 66 |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Hyundai HB20 2020 (loja)
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 18:00 Hyundai lança HB20, HB20S e Creta 2025: vejas os preços e o que muda
- 17:00 Embaixada do Brasil na Argentina faz homenagem a Ayrton Senna
- 16:00 Stellantis usa engenheiros do Brasil e da Índia para gastar 4 vezes menos
- 15:00 Toyota Hilux SRX deixa de ser vendida no Brasil
- 14:00 Carabinieri Foresteri: Suzuki Jimny vira viatura de polícia na Itália
- 13:00 Renault Symbioz 2024 adianta futuro SUV brasileiro da marca
- 12:00 Toyota Hilux perde polêmico aerofólio das versões SRX Plus e GR-Sport
- 11:00 Stellantis pode colocar motores a combustão de volta em carros elétricos
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |