Renault Kiger é revelado como SUV do Kwid para mercado global

Modelo tem menos de 4 metros de comprimento e contará com motor 1.0 turbo de 100 cv

Poucos dias depois de divulgar o primeiro teaser, o Renault Kiger é revelado, ainda que na forma conceitual, confirmando o visual dos flagras e o nome previsto. Trata-se de um crossover baseado no Kwid, usando uma versão ampliada da plataforma, mas ainda assim com menos de 4 metros de comprimento.

É irmão de projeto do Nissan Magnite, que será produzido no Brasil em 2022. A boa notícia é que se trata de um modelo global, então tem chances de ser feito no país junto com o modelo da Nissan.

Desenvolvido na Índia, o Renault Kiger fará sua estreia primeiro por lá, chegando às concessionárias no começo do ano que vem. Apesar de ser um conceito, a marca diz que o design final será 80% do que está no protótipo - é fácil identificar os pontos que mudarão, como as enormes rodas de 19”, o formato dos espelhos laterais e outros detalhes. Os faróis e as finas luzes em LED ao lado da grade serão mantidos, como vimos em flagras do carro de produção.

Basta uma rápida olhada para identificar que realmente se trata de um parente do Kwid. A grade tem estilo muito próximo e o formato da carroceria é praticamente o mesmo, com balanços um pouco maiores e entre-eixos alongado - consequência do uso da plataforma CMF-A+, uma variante mais longa que estreou na minivan Triber. Ainda não há imagens do interior, mas espera-se por algo próximo do que foi visto na Triber.

As medidas oficiais não foram reveladas, exceto pelos 210 milímetros de altura em relação ao solo. Se usarmos o Magnite como base, o Kiger deve ter 3,994 metros de comprimento, 1,758 m de largura, 1,572 m de altura e um entre-eixos de 2,500 m. É possível que tenha pequenas diferenças nas dimensões por questões de estilo, mas nada que altere drasticamente o seu tamanho.

Outro ponto em comum com o modelo da Nissan será a motorização. Contará com o motor 1.0 aspirado de três cilindros, que gera 72 cv a 6.250 rpm e 9,8 kgfm de torque a partir de 3.500 rpm. Espera-se que tenha uma transmissão manual e uma automatizada, ambas de 5 marchas. O segundo motor será o 1.0 turbo, também de três cilindros, fazendo sua estreia na linha da Renault. No Magnite, ele entrega 100 cv a 5.000 rpm e 16,3 kgfm entre 2.800 e 3.600 rpm, podendo ser combinado ao câmbio manual ou a um automático do tipo CVT.

A Renault deixa claro que o Kiger será um modelo global, afirmando que é o terceiro desenvolvido na Índia, após Kwid e Triber. Com os planos da Nissan de produzir o Magnite no Brasil a partir de 2022, a variante da Renault tem boas chances de aparecer por aqui, aproveitando para reduzir os custos de produção e posicionando a marca em um novo segmento antes da concorrência.

Fotos: divulgação

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