Variante com pedal de embreagem foi retirada de linha por procura baixa

Encontrar um crossover compacto com transmissão manual está cada vez mais difícil. O Citroën C4 Cactus seguiu a estratégia do Peugeot 2008 e, a partir deste mês, será vendido somente com câmbio automático de 6 marchas. A versão 1.6 Live, que custava R$ 75.090, não é mais oferecida no configurador da marca no país, fazendo com que a variante mais barata seja o 1.6 Live AT, por R$ 89.990.

Consultada por Motor1.com, a Citroën diz que a procura pelo C4 Cactus 1.6 Live manual era muito baixa e decidiu focar nas variantes automáticas. A empresa não revelou qual era a porcentagem de participação da versão manual dentro de toda a linha do crossover compacto. O exemplo foi o Peugeot 2008, cuja versão manual não chegava a 10% de participação para o 1.6 aspirado, o que não justificava o custo de produção.

Galeria: Citroën C4 Cactus Feel Business

Mesmo com o fim de uma das configurações, o crossover francês segue com seis versões disponíveis, quatro delas com o 1.6 aspirado de 122 cv e 16,4 kgfm, e as duas mais caras com o 1.6 turbo de 173 cv e 24,5 kgfm. Os valores variam entre R$ 89.990 e R$ 115.990, sem contar os opcionais – um C4 Cactus Shine 1.6 THP pode custar até R$ 120.166 com todos os itens cobrados à parte, sem contar uma pintura especial.

Citroën C4 Cacto x Nissan Kicks
Citroën C4 Cacto x Nissan Kicks

Colocar as fichas no C4 Cactus fas sentido para a Citroën. O crossover compacto é o seu carro mais vendido no país, com 7.386 unidades emplacadas entre janeiro e setembro, o que o coloca na 10ª posição do segmento, à frente do primo Peugeot 2008 e em uma disputa de posição com o Renault Captur, 9º colocado e com 7.818 unidades emplacadas.

O futuro do Citroën C4 Cactus no Brasil ainda é uma incógnita. Saiu de linha na Europa, substituído pela nova geração do C4, que tornou-se um crossover sem usar o nome “Cactus”. Oficialmente, a marca diz que o carro não está ameaçado, sem dar detalhes de como será o seu destino. A fabricante já iniciou a preparação da fábrica em Porto Real (RJ) para montar modelos com a plataforma modular CMP, usada pelo novo C4 e que será usada por uma nova linha de carros, incluindo um hatch, sedã e crossover. Quem sabe não veremos a próxima geração do C4 Cactus semelhante ao modelo europeu nos próximos anos?