BMW 128ti 2021 estreia abaixo do M135i como resposta ao VW Golf GTI

Novidade chega ao portfólio do hatch como versão esportiva intermediária de 265 cv

BMW 128ti 2021 BMW 128ti 2021

Depois de uma apresentação prévia realizada em meados de setembro, a BMW oficializa nesta semana a estreia do Série 1 em versão esportiva 128ti. Posicionada abaixo do tradicional M135i em termos de esportividade, a novidade tem detalhes exclusivos na composição do design e motor 2.0 turbo calibrado para entregar 265 cv (contra 306 cv do modelo preparado pela M).

A tração é sempre dianteira (para desgosto dos puristas), mas a BMW implementou atualizações importantes para garantir máximo desempenho - algumas emprestadas do próprio M135i xDrive. A lista inclui barras estabilizadoras e suportes mais firmes, freios M Sport, suspensão rebaixada em 10 milímetros e diferencial de deslizamento limitado Torsen. O câmbio é sempre automático de 8 marchas.

Segundo dados de fábrica, os 265 cv e 40,8 kgfm de torque garantem aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos e velocidade máxima de 250 km/h. Durante a performance, o motorista ouvirá do motor um ruído artificial que, segundo a BMW, garantirá "experiência auditiva emocionante e esportiva". Talvez não seja a solução mais apreciada pelos consumidores mais tradicionais, mas estamos falando do primeiro hot hatch FWD da BMW.

Do ponto de vista estético, as novidades incluem pacote aerodinâmico exclusivo, para-choque frontal com formato mais agressivo, inserções por toda a carroceria na cor vermelha, grade frontal e retrovisores em preto brilhante, entre outros. Há ainda adesivos "ti" com padronagem retrô, rodas de 18 polegadas com desenho exclusivo e faróis com máscara negra. Opcionalmente, a BMW oferece pneus Michelin Pilot Sport e rodas de 19 polegadas. 

Na Europa, o novo 128ti estará disponível a partir do próximo mês com preço inicial de € 41.574 (cerca de R$ 272.483 numa conversão direta).

Fotos: Divulgação 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com