Especulada pela imprensa internacional desde 2018, o tão falada variante esportiva da nova geração do Toyota Corolla já tem data marcada para chegar ao mercado. Conforme adianta a imprensa do Japão, a novidade estreará no final de 2021 (mais precisamente no mês de setembro) e está sendo desenvolvida pela divisão esportiva Gazoo Racing.

Assim como o irmão menor Yaris (não confundir com o brasileiro), carregará sobrenome GR e trará uma série de diferenças em relação às demais opções do portfólio. As mudanças serão realmente profundas e farão da nova versão um legítimo veículo de desempenho, ao contrário do Corolla GR Sport vendido em alguns mercados, que conta apenas com modificações estéticas.

Galeria: Toyota Corolla GR - Projeção

A lista de novidades inclui nova suspensão, freios e conjunto de pneus retrabalhados, além de inédita motorização. Nesse sentido, as especulações giram em torno de duas opções: 1.6 turbo de 3 cilindros do Yaris, capaz de entregar 260 cv de potência e 36,7 kgfm de torque, ou o 2.0 turbo do Lexus RC 300, calibrado para desenvolver 245 cv. A ideia optar pelo powertrain mais adequado à proposta de encarar rivais como Volkswagen Golf GTI, Ford Focus RS e Honda Civic Type R.

“Qualquer modelo que a Toyota colocar a marca GR será um carro de desempenho legítimo", garantiu Sean Hanley, chefe de vendas da Toyota na Austrália. Outro detalhe interessante é o fato de que, além da carroceria hatchback, a versão GR também está sendo pensada para a variante station wagon, chamada pela marca de Touring Sports.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com