À venda no mercado internacional desde 2017, a atual geração do Peugeot 5008 estreia nesta semana novidades dentro da chamada reestilização de meia-vida. A exemplo do irmão 3008, ligeiramente mais curto, o modelo ganha alterações no desenho do conjunto frontal, retoques na traseira e atualizações importantes no pacote tecnológico. Na mecânica, porém, tudo segue sem modificações.
Por fora, o destaque fica por conta da dianteira enquadrada na nova assinatura visual da marca. Dentro dessa filosofia, os faróis (full LED em todas as versões) foram redesenhados para reforçar a sensação de agressividade, a grade ganhou nova composição elementos cromados e o para-choque recebeu formato mais dinâmico e integrado ao conjunto. Completam o conjunto as chamativas luzes de LED em formato de presas de leão (animal símbolo da empresa).
Na traseira, os elementos internos das lanternas também foram modificados e ganharam iluminação mais intensa. O formato continua sendo de garras (novamente uma referência ao leão), mas há efeito 3D e LEDs inclusive nas luzes de ré. Completa o leque de novidades rodas de 19 polegadas redesenhadas e novas opções de cor para a carroceria, incluindo tons de vermelho, prata, preto, azul e branco.
Na cabine, o painel do tipo i-Cockpit continua sendo destaque, mas com aperfeiçoamentos. A central multimídia, por exemplo, agora tem 10 polegadas e acompanha uma série de botões físicos para facilitar alguns comandos. O quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas ganha cores mais definidas e novos contrastes para facilitar a leitura em diferentes condições de luminosidade. Há ainda novos revestimentos e detalhes do acabamento aprimorados.
No campo tecnológico, as principais novidades dizem respeito aos sistemas de assistência à condução, que foram adicionados e, em alguns casos, aperfeiçoados. A lista inclui sistema de visão noturna com câmera infravermelha para identificação de pedestres, carros e animais durante à noite; controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go; assistente de permanência em faixa, câmera de 360° e monitor de ponto cego, capaz de mover o volante automaticamente para evitar colisões.
Sob o capô, são oferecidos motores 1.2 PureTech de 130 cv, 1.6 PureTech de 180 cv, 1.5 BlueHDi turbodiesel de 130 cv e 2.0 também BlueHDi de 180 cv. Dependendo da escolha, o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades. As vendas nos principais mercados da Europa serão iniciadas ainda neste ano.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 5008 mantém 7 lugares com motorização híbrida e elétrica
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: Novo Peugeot 5008 acelera testes e terá design elogiado do 3008
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Flagra: Peugeot 5008 terá nova geração com versão totalmente elétrica
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Renault ou Peugeot? Misterioso SUV elétrico francês é pego em testes