O segmento de SUVs compactos registrou em julho um crescimento de quase 5,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, contra uma retração de praticamente 30% do mercado como um todo. E o resultado positivo está diretamente relacionado com o que fizeram os dois modelos preferidos.
Primeiro representante a ultrapassar a barreira das 10 mil unidades, o VW T-Cross (10.211), que mais do que triplicou os números do ano passado (impulsionado pelas vendas diretas da versão Sense PCD), também teve a honra de ser o primeiro modelo do segmento a ser o nº 1 no geral. Terceiro em junho, o Chevrolet Tracker (6.070), que também jamais havia vendido tanto, subiu uma posição.
Líder no acumulado do ano até maio, o Jeep Renegade (4.735) completou o pódio registrando menos da metade do líder, mas com boa vantagem sobre o Hyundai Creta (4.017). O destaque negativo, no entanto, veio da Nissan. Com 2.418 emplacamentos, o Kicks viu sumirem mais da metade dos consumidores de um ano atrás.
O mês também não foi dos melhores para o Honda HR-V (2.377), que viu cair para menos da metade nas últimas semanas a sua vantagem em relação ao Ford Ecosport (2.078). Um dos mais recentes da lista, o Renault Duster (1.422) ficou abaixo do desempenho de junho, enquanto o Captur (1.388), seu irmão mais caro, teve o seu mês mais forte em 2020.
Com 1.006 unidades, o Citroën C4 Cactus completou o top 10 com quase o dobro dos emplacamentos de um Honda WR-V (589) em queda de quase 50%, seguidos pelos dois representantes da Caoa Chery, Tiggo 2 (571) e Tiggo 5X (557). No início de sua carreira no país e ainda praticamente sem vendas no varejo, o VW Nivus (488) ficou próximo do Peugeot 2008 (522).
POS. | MODELO | JUL/20 | JUN/20 | JUL/19 | % JUL 20 | % JUN 20 | VARIAÇÃO JUL/JUN | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | VW T-CROSS | 10211 | 5463 | 3149 | 26,30% | 18,31% | 86,91% | 224,26% |
2º | CHEVROLET TRACKER | 6070 | 4075 | 1293 | 15,63% | 13,65% | 48,96% | 369,45% |
3º | JEEP RENEGADE | 4735 | 4092 | 5790 | 12,19% | 13,71% | 15,71% | -18,22% |
4º | HYUNDAI CRETA | 4017 | 3277 | 5307 | 10,35% | 10,98% | 22,58% | -24,31% |
5º | NISSAN KICKS | 2418 | 2335 | 5299 | 6,23% | 7,82% | 3,55% | -54,37% |
6º | HONDA HR-V | 2377 | 2478 | 3856 | 6,12% | 8,30% | -4,08% | -38,36% |
7º | FORD ECOSPORT | 2078 | 1737 | 2530 | 5,35% | 5,82% | 19,63% | -17,87% |
8º | RENAULT DUSTER | 1422 | 1921 | 1777 | 3,66% | 6,44% | -25,98% | -19,98% |
9º | RENAULT CAPTUR | 1388 | 1367 | 2680 | 3,57% | 4,58% | 1,54% | -48,21% |
10º | CITROËN C4 CACTUS | 1006 | 947 | 1474 | 2,59% | 3,17% | 6,23% | -31,75% |
11º | HONDA WR-V | 589 | 669 | 1155 | 1,52% | 2,24% | -11,96% | -49,00% |
12º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 571 | 431 | 490 | 1,47% | 1,44% | 32,48% | 16,53% |
13º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 557 | 452 | 644 | 1,43% | 1,51% | 23,23% | -13,51% |
14º | PEUGEOT 2008 | 522 | 344 | 787 | 1,34% | 1,15% | 51,74% | -33,67% |
15º | VW NIVUS | 488 | 36 | 0 | 1,26% | 0,12% | 1255,56% | - |
16º | SUZUKI JIMNY | 118 | 86 | 190 | 0,30% | 0,29% | 37,21% | -37,89% |
17º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 98 | 55 | 3 | 0,25% | 0,18% | 78,18% | 3166,67% |
18º | TROLLER T4 | 74 | 28 | 97 | 0,19% | 0,09% | 164,29% | -23,71% |
19º | SUZUKI VITARA | 50 | 23 | 113 | 0,13% | 0,08% | 117,39% | -55,75% |
20º | JAC T40 | 26 | 13 | 96 | 0,07% | 0,04% | 100,00% | -72,92% |
21º | SUZUKI SCROSS | 12 | 10 | 25 | 0,03% | 0,03% | 20,00% | -52,00% |
22º | KIA SOUL | 2 | 1 | 20 | 0,01% | 0,00% | 100,00% | -90,00% |
23º | JAC T50 / T5 | 1 | 4 | 52 | 0,00% | 0,01% | -75,00% | -98,08% |
|
| 38830 | 29844 | 36827 | 100,00% | 100,00% | 30,11% | 5,44% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Arquivo Motor1.com