Após praticamente seis meses de espera desde a apresentação como carro conceito em fevereiro, o inédito Kia Sonet finalmente tem data definida para estrear em versão final. Aposta de peso dos sul-coreanos para mercados de economia emergente, o modelo será revelado no próximo dia 7 de agosto e terá a Índia como primeiro e principal destino comercial.
Como já adiantado, o compacto será uma espécie de versão Kia do Hyundai Venue, obedecendo à estratégia de equivalência já adotada pelos sul-coreanos em vários segmentos. Ocupará a base do portfólio de SUVs da marca, que já conta com nada menos que 6 diferentes opções em mercados internacionais: Stonic, Seltos, Sportage, Sorento, Mohave e Telluride.
Em termos dimensionais, terá menos de 4 metros de comprimento e será posicionado abaixo do Seltos (este rival de Jeep Renegade, Chevrolet Tracker e Honda HR-V). Segundo a legislação indiana, modelos enquadrados nesta limitação de tamanho recolhem menos impostos e, consequentemente, chegam ao consumidor final com preços bem mais competitivos. Os principais rivais serão Ford EcoSport, Suzuki Vitara Brezza, Nissan Magnite e Renault Kiger.
Por dentro, a conectividade será bastante explorada, com direito ao mais moderno sistema de entretenimento da Kia, suporte para carregamento sem fio para celulares e, nas versões mais caras, sistema de internet a bordo. O desenho do painel, revelado agora pela primeira vez, chama atenção pela semelhança com o Sorento de nova geração, especialmente no formato das saídas de ventilação e na posição da central multimídia, ao lado do quadro de instrumentos.
A plataforma será a mesma do Venue, o que acaba por também confirmar igual oferta de motores. Entre eles, destaque para o 1.0 turbo GDI com potência de 120 cv (mesmo do nosso HB20), que poderá vir associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem. Propulsores 1.2 aspirado de 83 cv e 1.5 turbodiesel de 100 cv também serão oferecidos.
Fotos: Divulgação
Fonte: Kia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman