Um dos principais lançamentos da indústria sul-coreana em 2019, o SUV topo de linha Telluride vem dando resultados bastante positivos para a Kia. Depois de conquistar o troféu Utility no North American Car of the Year e receber elogios e recomendações da Consumer Reports, o modelo alcança agora a principal premiação do World Car Of The Year 2020.

O modelo superou a dupla Mazda3 e Mazda CX-30 e recebeu elogios do júri, composto por mais 86 jornalistas especializados, principalmente pela combinação de estilo e conforto. Além disso, obteve notas altas por ser acessível e seguro. Não por acaso, o Telluride tem caído no gosto de consumidor ao ponto de a Kia precisar aumentar a produção para atender a demanda.

Galeria: Avaliação: Kia Telluride 2020

Na sequência, outro modelo bem colocado na premiação foi o Porsche Taycan. Sozinho, o sedã elétrico desbancou rivais como Mercedes EQC, Toyota Supra e o primo 911, e abocanhou dois troféus: World Luxury Car e World Performance Car. O júri ficou impressionado com atributos como desempenho, apelo, inovação e relevência. Houve ainda notas altas para segurança e interior. O maior ponto negativo, sem surpresa, foi o preço.

Além do Telluride, a Kia também levou a melhor com o Soul EV, que conquistou o título World Urban Car ao desbancar concorrentes como Mini Cooper SE Electric e Volkswagen T-Cross. Foi considerado o melhor em termos de interior, desempenho e preço, além de elogiado pela inovação, apelo emocional e pegada eco-friendly.

Por último, mas não menos importante, o Mazda3 venceu o World Car Design. A vitória foi bastante apertada sobre o Porsche Taycan, com 179 pontos contra 177.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com