O Estudo de Qualidade Inicial da J.D. Power, que mostra as fabricantes com melhor índice de satisfação pós-venda nos EUA, é divulgado na versão 2020 e, pela primeira vez, uma marca norte-americana está no topo da lista. A Dodge recebeu as principais honras este ano ao lado da Kia (que está no topo pelo 6º ano consecutivo). O estudo está em 34º ano de análise de problemas que os proprietários de carros novos enfrentam durante os primeiros 90 dias após a compra.

A J.D. Power determina a qualidade inicial pelo número de problemas enfrentados por 100 veículos - PP100. Uma pontuação mais baixa reflete uma qualidade inicial mais alta. Dodge e Kia tiveram o menor número de problemas com uma pontuação de 136 PP100, bem abaixo da média da indústria de 166. A Ram também obteve boa classificação, ficando em terceiro ao lado de Chevrolet, com 141 PP100. No entanto, a Chrysler ficou com uma pontuação de 189.

O relatório não é só boas notícias. As marcas premium sofreram no estudo deste ano, com apenas Genesis (a divisão de luxo da Hyundai), Lexus e Cadillac superando a média da indústria. As marcas japonesas, como Honda e Toyota, também enfrentaram problemas com seus modelos mais básicos, caindo abaixo da média - ambos tiveram 177 PP100.

A Tesla entrou para a lista pela primeira vez, embora a J.D. Power não a classifique oficialmente porque não atende aos critérios de classificação. E é improvável que a fabricante esteja feliz com os resultados - 250 PP100, muito abaixo da média e muito longe da última colocada entre as marcas oficialmente no ranking, a Land Rover, com 228 PP100. A Audi foi a penúltima colocada, com 225 PP100.

Muitos problemas que os carros novos estão enfrentando, quase um quarto de todos eles, estão relacionados ao sistema multimídia do carro. Dificuldades com o reconhecimento de voz nativo, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, conexão Bluetooth e outros foram os mais comuns.

Galeria: Ram 1500 Limited Diesel 2020 - Avaliação

A Genesis, a marca premium com a melhor posição no estudo, ajudou o Grupo Hyundai a receber sete prêmios. A GM ganhou seis, enquanto BMW, Ford e Nissan venceram três. A J.D. Power faz um estudo semelhante no Brasil. Na edição 2019, Toyota e Honda lideram satisfação com o pós-venda no país. Ele costuma ser revelado em junho, então a edição 2020 deve ser apresentada em breve.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com