A Ford e a Volkswagen irão trabalhar juntas no desenvolvimento de produtos e tecnologias. Apesar desta parceria já ter sido anunciada no ano passado, as empresas revelam que irão além dos veículos comerciais e dão um pouco mais de detalhes sobre o que será feito. A VW afirma que irá adaptar a nova Amarok a partir da próxima geração da Ford Ranger, sendo oferecida em alguns mercados específicos.

Já sabíamos que as novas Ford Ranger e Volkswagen Amarok seriam feitas em conjunto, com a liderança da Ford, mas é a primeira vez que a VW afirma que sua versão será uma adaptação do modelo norte-americano. Até o momento, a previsão de lançamento é para 2022 e o local da produção não está certo. O plano inicial era fabricar as duas na Argentina, no complexo que foi criado para a Autolatina e hoje é separado para cada uma das marcas – elas inclusive já produzem Ranger e Amarok por lá.

Galeria: Volkswagen Amarok 2022 - Projeção

Mas o futuro das picapes médias não está mais tão claro, depois que a mídia argentina revelou que a Volkswagen teria decidido não produzir a nova Amarok no país junto com a Ford. O projeto de desenvolvimento continua, mas o modelo da VW será feito em outro lugar. A razão seria a situação econômica do país vizinho, aliada a um posicionamento da filial na Argentina de não querer passar a picape para a linha de montagem da Ford.

As informações reveladas até então dão conta de que a Ford irá desenvolver a plataforma das novas Ranger e Amarok, além de diversos componentes. A partir daí a Volkswagen irá trabalhar em um design próprio para a sua picape, que já foi adiantado por um esboço oficial, além de equipá-la com motores da empresa – ou seja, nada de repetir a estratégia da Nissan Frontier com a Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X, todas usando o mesmo motor 2.3 turbodiesel.

A estreia das novas gerações da Ford Ranger e Volkswagen Amarok está prevista para 2022, algo confirmado pelas duas empresas – inclusive já vazaram informações sobre a motorização da Ranger. Além das picapes, a Volkswagen irá fornecer a plataforma MEB para que a Ford lance um carro elétrico na Europa. Outro projeto é o da criação de duas vans, uma para uso em cidades que será feita pela VW, e outra com capacidade de uma tonelada desenvolvida pela Ford.

Ouça nosso podcast:

 

Imagens: divulgação
Projeção: Kolesa.ru

Envie seu flagra! flagra@motor1.com