VW Polo GTI já está saindo de linha em alguns mercados da Europa; entenda
Alemanha, Reino Unido e França já não têm mais o esportivo em oferta. E o culpado é...
Apesar de ser uma das versões mais emblemáticas da família Polo, a variante esportiva GTI parece que não vai durar muito tempo no portfólio da Volkswagen na Europa. Prova disso é a retirada gradual do modelo do catálogo de diversos países, incluindo França, Reino Unido e a própria Alemanha.
A saída do esportivo desses mercados acontece especialmente em função das rígidas regras anti-poluição que começam a vigorar no continente. A partir de 1º de janeiro de 2021, a emissão média de CO2 terá de ficar na casa dos 95 g/km. No entanto, algumas limitações já começam a ser impostas desde já e, com emissão de 159 g/km, o Polo GTI pesa negativamente na média da marca como um todo.
Galeria: Volkswagen Polo GTI (2018)
Lançado no final de 2017, o Polo GTI se diferencia pela preparação esportiva e pelo conjunto mecânico formado pela união do motor 2.0 TSI de 200 cv e 32,6 kgfm de torque (já a 1.500 rpm) associado ao câmbio DSG de dupla embreagem e 6 marchas. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e velocidade máxima de 237 km/h.
Entre os grandes mercados europeus, apenas a Espanha ainda mantém o modelo em oferta. Resta saber se a saída será temporária (com consequente retorno às lojas após atualizações mecânicas) ou definitiva. Preocupa o fato de o mercado europeu de esportivos pequenos sofrer não apenas com restrições ambientais, mas também com margens apertadas de lucro - o que acaba afastando o interesse das próprias montadoras.
No Brasil, a VW optou por oferecer a variante esportiva do Polo (chamada GTS em vez de GTI) com um motor, digamos, mais comedido: o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, ligado ao câmbio automático de 6 marchas. Está longe de oferecer o desempenho do GTI europeu, mas ao menos não está ameaçado pelas normas anti-poluição...
Fotos: Divulgação/Arquivo Moto1.com
Fonte: Volkswagen
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 08:00 Porsche 718 Spyder RS é despedida da combustão; veja impressões
- 18:00 BMW Série 3 é oferecido com financiamento sem juros ou parcelas reduzidas
- 17:00 Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
- 16:38 Motor1.com Podcast #252: Como as marcas chinesas dominarão mercados globais
- 16:00 Dodge Durango SRT AlcHemi é a despedida do V8 no SUV
- 15:00 Shineray lança Free 150 com preço inferior a R$ 10 mil: o que ela traz?
- 13:30 Toyota explica porque tirou polêmico aerofólio da Hilux
- 12:00 Prestes a trocar de geração, Chevrolet Equinox tem R$ 28.000 de desconto
Sobre este artigo
Marca/Modelo | |
Categoria |