Junte o hatch ao motor 2.0 turbo de 200 cv e câmbio manual de seis marchas e tenha um dos mais divertidos esportivos...da Europa

A sessão "Carros que invejamos" é uma das novidades do Motor1.com Brasil para 2019. Semanalmente, mostraremos modelos ou versões que não temos no Brasil, mas que seriam ótimas opções. SUVs, esportivos, hatchs, sedãs...tudo vale. Começamos com o VW Polo GTI!

----------------------

A Volkswagen do Brasil já confirmou que o Polo (e Virtus) GTS será lançado ainda em 2019. Durante o Salão do Automóvel de São Paulo foi possível ver de perto como ficou a versão esportiva do hatch, com visual claramente inspirado no Polo GTI. E se o Polo GTS já promete ser divertido com o motor 1.4 TSI de 150 cv com câmbio automático de seis marchas, o que dirá do GTI?

A base do Polo GTI é a mesma do nosso Polo. A plataforma MQB A0 dá origem ao esportivo, que tem praticamente as mesmas medidas que o hatch brasileiro. Enquanto a largura é a mesma (1.751 mm), a altura é menor pela suspensão mais baixa (1.461 mm contra 1.468 mm) e o comprimento tem 4 mm a menos (4.053 mm) pelos para-choques. 

Volkswagen Polo GTI (2018)
Volkswagen Polo GTI (2018)

O que mais desejamos do Polo GTI é seu conjunto mecânico. O motor é o 2.0 TSI (EA888) com 200 cv e 32,6 kgfm de torque de 1.500 a 4.400 rpm. Ligado a ele, a opção de câmbio manual de seis marchas ou o DSG (dupla embreagem) de seis marchas, com trocas por borboletas no volante de três raios herdado do Golf GTI. Na versão manual, são 6,7 segundos para ir aos 100 km/h, com velocidade máxima de 237 km/h. A suspensão, além de recalibrada mais baixa e firme, tem a opção de amortecedores ativos, que trabalham conforme o modo de condução selecionado pelo motorista. O diferencial é blocante, assim como o nosso Polo. As rodas podem ser de 17" ou, opcionalmente, de 18" com o desenho que vimos no Polo GTS durante o Salão. 

+ Inscreva-se no canal do Motor1.com no Youtube
+ Nos acompanhe também no Instagram

Os equipamentos do Polo GTI também são diferentes do nosso Polo. O ar-condicionado é de duas zonas, há sistema de estacionamento automático e faróis full-LED. No interior, o clássico acabamento dos bancos em xadrez e acabamento em materiais melhores que o brasileiro. Ao menos há o mesmo painel de instrumentos totalmente digital e configurável de 12,3", sistema multimídia com espelhamento de smartphones e, opcional, som assinado pela Beats Audio. Teto-solar panorâmico é um opcional ausente para nós. 

Volkswagen Polo GTI (2018)

Ainda no pacote de equipamentos, o Polo GTI pode receber alerta de ponto-cego e piloto automático adaptativo até 210 km/h. Na Alemanha, o preço começa em 23.350 euros (manual) e 24.925 euros (DSG), mas chega aos 32.000 euros quando equipado com os principais opcionais. Em uma conversão direta, são R$ 136.000, ou perto demais dos R$ 143.790 do Golf GTI e seus 230 cv. 

Fotos: divulgação

Galeria: Volkswagen Polo GTI (2018)