Salão de Nova York 2020 é cancelado oficialmente

Local do evento foi transformado em um hospital de campanha por conta da pandemia de coronavírus

Salão de Nova York 2018 Salão de Nova York 2018

Depois de adiar a edição deste ano de abril para agosto, a organização do Salão de Nova York decide cancelar de vez o evento por conta da pandemia de coronavírus nos Estados Unidos. O centro de convenções Jacob K. Javits, local onde a feira sempre acontece, foi transformado em um hospital de campanha em março. Com isso, dois dos principais eventos do país não acontecerão este ano, já que o Salão de Detroit também foi cancelado.

“Desde o começo desta pandemia, nós estamos trabalhando de perto com o governo [de Nova York] e com os oficiais do [centro de convenções] Javits para proteger nossos visitantes”, explica Mark Schienberg, presidente da Greater New York Automobile Dealers Association, a associação das concessionárias do estado. “Nós estamos extremamente orgulhosos do papel desempenhado pelo Javits Center nestes tempos difíceis e nós entendemos a necessidade de continuar a servir.”

Em março, apenas um mês antes do Salão de Nova York, o Javits Center recebeu quatro unidades hospitalares, cada uma com 250 leitos, feitas pela FEMA (agência do governo para emergências), além de uma quinta unidade com mais 1.000 leitos. O estado de Nova York foi um dos que mais foram atingidos pelo Covid-19 nos Estados Unidos e ainda lida com um lockdown - só começou a abrir a partir do dia 16. O hospital de campanha no Javits Center já não está mais funcionando, mas o governo ainda não desmontou a estrutura, o que só irá acontecer quando as autoridades acharem prudente um trabalho deste tipo.

“Nós entendemos o planejamento imenso necessário para as fabricantes e seus parceiros de exibição construírem um show desta magnitude. Por conta das incertezas causadas pelo vírus, nós sentimentos que não é prudente continuar com o evento de 2020 e, ao invés de nisso, estamos preparando algo ainda maior para 2021”, completa Schienberg.

O Salão de Nova York entra na crescente lista de eventos da indústria automotiva cancelados por causa da pandemia, junto com as feiras de Detroit (EUA), Paris (França), Genebra (Suíça) e outros. Deveria ter sido o palco para algumas apresentações importantes como o tão aguardado Ford Bronco e o Cadillac Lyricq, crossover totalmente elétrico que daria dicas sobre o futuro SUV EV da Chevrolet.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com