A próxima geração da Ford Ranger só chegará às concessionárias em 2022, mas as primeiras informações já começam a aparecer. O site australiano CarExpert teve acesso aos planos da empresa, que começariam a ser divulgados no 2º semestre deste ano, e revela diversos detalhes sobre a picape. O atual motor 3.2 a diesel de cinco cilindros, por exemplo, dará lugar a duas unidades diesel, sendo uma V6, além de uma opção a gasolina com sistema híbrido plug-in.
Agora que o plano da fabricante é investir somente em picapes, SUVs e crossovers, a nova Ford Ranger terá um papel muito mais importante. Ela já começou a ganhar espaço em mais mercados, como nos EUA, e o objetivo é tirar a liderança global da Toyota Hilux e repetir o sucesso da F-150 na América do Norte. Tanto é que o design da nova Ranger será claramente inspirado na picape grande, como já vimos em imagens vazadas.
As novas informações reveladas pelo CarExpert detalham como será a mudança na motorização da Ranger. Para começar, o 3.2 Duratorq diesel de cinco cilindros sairá de linha, algo esperado já que este motor tem 14 anos de vida e não é dos mais econômicos. Com isso, a opção mais básica será o 2.0 biturbo de quatro cilindros, entregando 213 cv e 50,9 kgfm de torque, já usado pela Ranger atual na versão Raptor oferecida em alguns mercados.
No lugar do 3.2 entrará o 3.0 V6 turbodiesel usado também pela F-150. Ele gera 253 cv e 60,8 kgfm e terá um papel duplo na marca. Além de oferecer um modelo V6 na linha básica, para enfrentar a Volkswagen Amarok V6, ela também irá substituir o 2.0 biturbo na Ranger Raptor, entregando mais desempenho. Falando no modelo esportivo, além do V6, ela receberá uma nova geração dos amortecedores da Fox Racing, assim como aconteceu com a F-150 Raptor 2020.
A última opção de motorização será um 2.3 turbo de quatro cilindros abastecido com gasolina. O que torna esta mecânica interessante é que ela usará um sistema híbrido plug-in, entregando um total de 367 cv e 69,3 kgfm. A Ford estaria esperando um rendimento combinado por volta de 33 km/litro. Porém, a estreia desta motorização não será junto com a picape, devendo chegar um tempo depois. Em todos os casos, a transmissão será a automática de 10 marchas.
Já na parte de tecnologia, a nova Ranger deve receber a central multimídia Sync4 da marca, que estreou no Ford Mustang Mach-E, com uma tela vertical de 12,8 polegadas. O CarExpert fala ainda que a picape pode receber um novo painel de instrumentos digital de 10,25”, substituindo o sistema atual de duas telas pequenas nas laterais e um contador analógico no centro.
E quando a nova Ranger será mostrada? O site australiano diz que a Ford trabalha a picape como modelo 2022, o que indicaria um lançamento em 2021. Porém, a própria fabricante disse anteriormente, quando anunciou a parceria com a Volkswagen para produzir picapes e veículos comerciais, que a nova Ranger só seria lançada em 2022. O lado bom é que sabemos que ela continuará a ser produzida na fábrica na Argentina, então há grandes chances de que ela chegue ao Brasil daqui a dois anos.
Fotos: Wheels
Projeção: Indian Autos Blog
Fonte: CarExpert
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford Ranger híbrida plug-in será lançada na Alemanha