Quem quiser comprar um Volkswagen Polo na Rússia, não irá encontrar um hatchback como no Brasil ou na Europa, e sim um sedã totalmente diferente. O modelo é, tecnicamente, um Skoda Rapid com o logo da VW e que ainda usa a plataforma PQ25 do Polo antigo. Ele finalmente começa a ser vendido por lá, a partir de 792.900 rublos (o que dá R$ 62.639 na cotação atual), com motores 1.6 aspirado e 1.4 turbo.
Antes apresentado apenas em fotos, o Volkswagen Polo Sedan vendido na Rússia agora pode ser configurado, detalhando cada uma das versões do carro. Serão quatro configurações: Origin, Respect, Status e Exclusive, com preços variando de acordo com o motor escolhido.
Para ter uma ideia de como ele é tão básico, o Polo Origin tem como destaque as rodas de 15" com calotas, para-choque na cor do veículo, trava central para as portas, vidro traseiro com aquecedor e central multimídia com tela de 6,5 polegadas com integração com smartphones. É vendido sempre com o motor 1.6 MPI de 90 cv e 15,8 kgfm, acoplado ao câmbio manual de 5 marchas.
A versão Respect, vendida por 837.900 rublos (R$ 66.194), recebe itens como vidros elétricos, bancos dianteiros aquecidos, retrovisores com ajuste elétrico, ar-condicionado e monitoramento de pressão dos pneus. Se o cliente pagar 927.900 rublos (R$ 73.304), é possível trocar o motor 1.6 pela versão de 110 cv e com transmissão automática de 6 marchas.
É na variante Status que o Polo russo começa a ficar interessante. Ele custa 971.900 rublos (R$ 76.780) na versão manual e 1.021.900 rublos (R$ 80.730) na variante automática. Ou, por 1.069.900 rublos (R$ 84.522), é possível levar o sedã com o 1.4 turbo de 125 cv e 20,4 kgfm, em conjunto à transmissão automatizada DSG de dupla embreagem e 7 marchas. Ainda recebe acabamento em couro, controle de cruzeiro, ar-condicionado automático, volante com aquecimento e rodas de liga leve de 15".
A versão topo de linha é a Polo Exclusive, com os mesmos motores que o Status e preços entre 1.111.900 rublos (R$ 87.840) e 1.120.000 rublos (R$ 88.480). É a que mais se aproximar do nosso Virtus completo, com painel de instrumentos digital, central multimídia com tela de 8", iluminação interior em LED, sensores de chuva e de luz, sensores de estacionamento frontal e traseiro, partida por botão e mais.
Vale notar que o nosso Polo (e o Virtus) são melhores do que a versão russa. Além de usar uma plataforma mais moderna, na forma da MQB-A0, as opções de motorização são bem mais eficientes. O Polo básico usa o 1.0 de 84 cv e 10,4 kgfm, com quase tanta potência que o 1.6, mas com menos torque. Já o 1.6 MSI supera o modelo russo com facilidade, entregando 117 cv e 16,5 kgfm. Até mesmo o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm tem um desempenho melhor que o 1.4 turbo de lá.
Fotos: divulgação
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