Na semana passada mais um carro da Ford deixou de ser oferecido no Brasil. Desta vez a baixa foi o Fusion, que acompanhou o destino de Focus e Fiesta sem deixar sucessor em nosso mercado. Enquanto a marca do oval azul não se pronuncia oficialmente, ouvimos algumas fontes e fizemos um compilado de tudo o que sabemos sobre o futuro da empresa no país. Além do já confirmado Territory ainda para 2020, tem muita novidade da Ford para chegar nos próximos anos.
Por ordem cronológica, vamos começar com os importados. O Territory virá da China para ocupar a faixa de preços deixada pelo Focus, enquanto o espaço do Fusion será ocupado pelo Bronco Sport vindo do México. Mais acima, na seara do Fusion Hybrid, teremos o Escape Hybrid Made In USA.
Derivada do Bronco Sport, que usa a plataforma C2 do novo Focus (mesma que sustenta o Escape), teremos também a nova picape Maverick mexicana. Com carroceria monobloco e porte inferior ao da Ranger, ela virá em 2021 para enfrentar a Fiat Toro. Assim como o Bronco Sport, que entrará no segmento do Compass, a picape vai apostar num design robusto e de linhas mais retilíneas, inclusive por dentro. SUV e picape terão motor 1.5 turbo Ecoboost de 3 cilindros e câmbio automático de 8 marchas, com possível opção de tração 4x4.
Na faixa mais acima de mercado, a Ford estuda trazer o novo Bronco, utilitário 4x4 feito sobre chassi de longarinas, na linha do Jeep Wrangler, e a esperada picapona F-150. Antes prevista ainda para 2020 na versão Lariat com motor V8 5.0 do Mustang, ela pode ficar para 2021 por dois motivos: alta do dólar por conta da pandemia e o fato de ganhar uma nova geração nos EUA justamente no ano que vem.
E na fábrica de Camaçari (BA), o que vai acontecer? Para lá, há planos de três futuros SUVs. O primeiro deles, que já roda em testes com a carroceria do Ka, é um inédito modelo compacto abaixo de 4 metros. Conhecido pelo código de projeto BX680, deve chegar em 2021 com a base do próprio Ka reforçada e ligeiramente alargada - basicamente o que a Fiat está fazendo com o SUV do Argo.
Esse "SUVinho" será necessário na gama Ford porque o próximo EcoSport, previsto para 2022 sob o código de projeto BX755, ficará maior, mais sofisticado e, consequentemente, mais caro. Por fim, há expectativa por um terceiro SUV na planta baiana, um inédito modelo de porte médio que ficaria com o lugar do Territory importado, mas isso só lá para 2023...
Antes, em 2022, a Ford terá uma grande atração vinda da Argentina. Será a próxima geração da Ranger, que já teve seu design revelado por uma imagem vazada e deverá, pela primeira vez na região, ser acompanhada do SUV Everest. Juntos, farão frente à Toyota Hilux e SW4.
Participam desta edição:
Edição: Paulo Henrique Trindade
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Ford Ranger híbrida plug-in será lançada na Alemanha