Mudar um conceito original gera diversos "protestos" entre os entusiastas de automóveis. Um dos mais recentes foi a nova geração do BMW Série 1, que trocou de plataforma e agora usa tração dianteira ou integral, deixando de lado a tração puramente traseira, uma de suas marcas registradas desde o lançamento em 2004. Ou seja, para ter um BMW tradicional, com tração traseira, o comprador precisa pular direto para o Série 3.
Mas algo parecido já aconteceu na BMW no passado. Antes de existir o Série 1, a marca alemã oferecia o Série 3 Compact. Com carroceria hatchback de três portas, era basicamente o sedã encurtado, com uma traseira exclusiva e algumas trocas de componentes na suspensão e interior. Foram duas gerações: a E36, de 1994 a 2000, chamada de E36/5, inclusive vendida no Brasil na época com motores de 4 e 6 cilindros com câmbio manual ou automático; e a E46, de 2000 a 2004, chamada de E46/5, com poucas unidades que desembarcaram por aqui. Não por coincidência, o BMW Compact deixou de ser produzido no ano da chegada do Série 1, este com mais opções de carrocerias, com três ou cinco portas.
Esta projeção do site Kolesa mostra como seria o BMW Série 3 Compact nos dias de hoje. Se por um lado não chega a ser algo tão fora da casinha, já que a marca "perdeu" seu hatchback de tração traseira, por outro as vendas tímidas do antigo Compact jogam água no sonho. Mas a geração G20 do Série 3 ficou bem com a traseira encurtada e, diferentemente do passado, usa as mesmas lanternas do sedã. Remete bastante ao Série 2 Gran Coupé.
Se fosse real, o Série 3 Compact dividiria a mecânica com o Série 3 sedã, ofertando os motores 2.0 turbo e 3.0 turbo, este com 6 cilindros em linha. Por aqui, aguardamos o lançamento da versão híbrida (330e) e da 340i, com o 6 cilindros (B58), ainda este ano. Já a linhagem esportiva M3 ainda não foi apresentada no exterior.
Fotos: reprodução e divulgação
Galeria: Projeção BMW Série 3 Compact
Fonte: Kolesa