Mudar um conceito original gera diversos "protestos" entre os entusiastas de automóveis. Um dos mais recentes foi a nova geração do BMW Série 1, que trocou de plataforma e agora usa tração dianteira ou integral, deixando de lado a tração puramente traseira, uma de suas marcas registradas desde o lançamento em 2004. Ou seja, para ter um BMW tradicional, com tração traseira, o comprador precisa pular direto para o Série 3.

Mas algo parecido já aconteceu na BMW no passado. Antes de existir o Série 1, a marca alemã oferecia o Série 3 Compact. Com carroceria hatchback de três portas, era basicamente o sedã encurtado, com uma traseira exclusiva e algumas trocas de componentes na suspensão e interior. Foram duas gerações: a E36, de 1994 a 2000, chamada de E36/5, inclusive vendida no Brasil na época com motores de 4 e 6 cilindros com câmbio manual ou automático; e a E46, de 2000 a 2004, chamada de E46/5, com poucas unidades que desembarcaram por aqui. Não por coincidência, o BMW Compact deixou de ser produzido no ano da chegada do Série 1, este com mais opções de carrocerias, com três ou cinco portas. 

Projeção BMW Série 3 Compact
BMW Série 3 Compact (história)
...e a E46, com visual mais controverso, com poucas e raras unidades importadas.

Esta projeção do site Kolesa mostra como seria o BMW Série 3 Compact nos dias de hoje. Se por um lado não chega a ser algo tão fora da casinha, já que a marca "perdeu" seu hatchback de tração traseira, por outro as vendas tímidas do antigo Compact jogam água no sonho. Mas a geração G20 do Série 3 ficou bem com a traseira encurtada e, diferentemente do passado, usa as mesmas lanternas do sedã. Remete bastante ao Série 2 Gran Coupé. 

Se fosse real, o Série 3 Compact dividiria a mecânica com o Série 3 sedã, ofertando os motores 2.0 turbo e 3.0 turbo, este com 6 cilindros em linha. Por aqui, aguardamos o lançamento da versão híbrida (330e) e da 340i, com o 6 cilindros (B58), ainda este ano. Já a linhagem esportiva M3 ainda não foi apresentada no exterior. 

Fotos: reprodução e divulgação

Galeria: Projeção BMW Série 3 Compact

Envie seu flagra! flagra@motor1.com