Perdendo espaço na composição global do mercado brasileiro em março, o varejo respondeu por 50,87% dos 155.810 automóveis e comerciais leves emplacados – na comparação com janeiro (61,4%), por exemplo, foram mais de 10 pontos percentuais de redução. Chevrolet (18,54%) e VW (14,34%) se mantiveram à frente, com a Fiat (10,90%) subindo da quinta para a terceira posição. Toyota (10,81%) e Hyundai (10,53%), bem próximas, fecharam o top 5.
Na disputa entre automóveis, Chevrolet Onix (8.305) e Hyundai HB20 (4.736) mantiveram as colocações desde outubro. A novidade foi a presença do Fiat Argo (3.856) na terceira posição, à frente do Chevrolet Onix Plus (3.760), líder entre os sedãs. O Ford Ka (3.202), com a menor participação no varejo (45%), foi o quinto colocado.
Da 6ª à 9ª posições, todos os modelos tiveram mais de 70% de suas vendas na modalidade: Renault Kwid (3.010), VW Polo (2.973), Toyota Corolla (2.866) e Honda HR-V (2.404), este mais uma vez o nº 1 entre os SUVs. Em 10º, o Fiat Mobi (2.035) ficou abaixo dos 60%. Líderes da categoria mais aquecida do mercado no ranking geral, mas aqui em classificados em ordem invertida, VW T-Cross (1.595) e Jeep Renegade (1.155) não chegaram a 37% de vendas nas lojas.
Falando de dependência, o Caoa Chery Tiggo 2 (403) e o Mercedes Classe C (215) tiveram todas as suas unidades comercializadas no varejo – além do Mercedes, o BMW 320i (260) assegurou dois modelos de marcas premium no top 50. Desta lista, o único a ficar abaixo dos 20% foi o Ford Ka Sedan (664), em 19º.
Entre os comerciais leves, a Toyota Hilux (1.792) emplacou quase 350 unidades a mais do que a soma de Fiat Toro (860) e Ranger (584) – a picape da Ford não ficava à frente da rival Chevrolet S10 (559) pelo menos desde janeiro de 2017, quando o Motor1.com começou a fazer as análises por modalidades. Picapes pequenas mais vendidas no geral, Fiat Strada (114) e VW Saveiro (200) ficaram fora do top 10 do varejo.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAR 20 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
8.305 |
69,17% |
12.007 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
4.736 |
67,25% |
7.042 |
3º |
FIAT ARGO |
3.856 |
63,52% |
6.071 |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.760 |
56,37% |
6.670 |
5º |
FORD KA |
3.202 |
45,08% |
7.103 |
6º |
RENAULT KWID |
3.010 |
73,25% |
4.109 |
7º |
VW POLO |
2.973 |
78,78% |
3.774 |
8º |
TOYOTA COROLLA |
2.866 |
78,67% |
3.643 |
9º |
HONDA HR-V |
2.404 |
87,07% |
2.761 |
10º |
FIAT MOBI |
2.035 |
57,70% |
3.527 |
11º |
HYUNDAI CRETA |
1.919 |
55,08% |
3.484 |
12º |
VW GOL |
1.661 |
29,24% |
5.681 |
13º |
VW T-CROSS |
1.595 |
36,11% |
4.417 |
14º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.473 |
86,65% |
1.700 |
15º |
VW FOX |
1.343 |
95,66% |
1.404 |
16º |
VW VIRTUS |
1.282 |
50,04% |
2.562 |
17º |
HONDA CIVIC |
1.241 |
91,52% |
1.356 |
18º |
NISSAN KICKS |
1.211 |
33,67% |
3.597 |
19º |
RENAULT SANDERO |
1.174 |
35,54% |
3.303 |
20º |
JEEP RENEGADE |
1.155 |
25,71% |
4.492 |
21º |
FORD ECOSPORT |
1.123 |
54,78% |
2.050 |
22º |
HYUNDAI HB20S |
1.057 |
59,45% |
1.778 |
23º |
CHEVROLET TRACKER |
884 |
46,36% |
1.907 |
24º |
HONDA FIT |
856 |
67,19% |
1.274 |
25º |
FIAT CRONOS |
833 |
53,50% |
1.557 |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
749 |
64,29% |
1.165 |
27º |
JEEP COMPASS |
716 |
23,41% |
3.059 |
28º |
RENAULT DUSTER |
667 |
65,71% |
1.015 |
29º |
FORD KA SEDAN |
664 |
18,31% |
3.627 |
30º |
NISSAN VERSA |
661 |
45,06% |
1.467 |
31º |
VW UP |
648 |
79,80% |
812 |
32º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
644 |
78,25% |
823 |
33º |
HONDA WR-V |
623 |
79,36% |
785 |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
588 |
49,33% |
1.192 |
35º |
VW TIGUAN |
586 |
76,20% |
769 |
36º |
TOYOTA SW4 |
510 |
69,29% |
736 |
37º |
FIAT SIENA |
508 |
55,64% |
913 |
38º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
403 |
100,00% |
403 |
39º |
CHEVROLET SPIN |
401 |
31,48% |
1.274 |
40º |
HONDA CITY |
398 |
56,29% |
707 |
41º |
CITROËN C4 CACTUS |
333 |
41,42% |
804 |
42º |
NISSAN MARCH |
315 |
81,19% |
388 |
43º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
282 |
42,99% |
656 |
44º |
VW JETTA |
271 |
76,77% |
353 |
45º |
TOYOTA RAV4 |
269 |
96,07% |
280 |
46º |
BMW 320I |
260 |
86,09% |
302 |
47º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
259 |
51,59% |
502 |
48º |
RENAULT CAPTUR |
246 |
22,02% |
1.117 |
49º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
215 |
100,00% |
215 |
50º |
PEUGEOT 2008 |
209 |
66,14% |
316 |
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAR 20 |
1º |
TOYOTA HILUX |
1.792 |
60,32% |
2.971 |
2º |
FIAT TORO |
860 |
23,90% |
3.598 |
3º |
FORD RANGER |
584 |
37,44% |
1.560 |
4º |
CHEVROLET S10 |
559 |
35,34% |
1.582 |
5º |
VW AMAROK |
474 |
41,40% |
1.145 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
312 |
43,76% |
713 |
7º |
HYUNDAI HR |
297 |
78,36% |
379 |
8º |
FIAT FIORINO |
264 |
19,88% |
1.328 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
211 |
36,38% |
580 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
202 |
82,79% |
244 |
11º |
VW SAVEIRO |
200 |
7,50% |
2.667 |
12º |
KIA K2500 |
195 |
98,98% |
197 |
13º |
RENAULT MASTER |
189 |
40,30% |
469 |
14º |
VW EXPRESS |
186 |
76,23% |
244 |
15º |
FIAT STRADA |
114 |
2,38% |
4.799 |
16º |
IVECO DAILY 35S14 |
79 |
65,83% |
120 |
17º |
IVECO DAILY 30S13 |
77 |
87,50% |
88 |
18º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
68 |
98,55% |
69 |
19º |
CHEVROLET MONTANA |
54 |
6,81% |
793 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
54 |
96,43% |
56 |
21º |
IVECO DAILY 35-150 |
39 |
100,00% |
39 |
22º |
FIAT DUCATO |
37 |
8,98% |
412 |
23º |
PEUGEOT PARTNER |
29 |
38,67% |
75 |
24º |
PEUGEOT EXPERT |
26 |
18,18% |
143 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
18 |
100,00% |
18 |
26º |
EFFA V21 |
12 |
100,00% |
12 |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
11 |
91,67% |
12 |
28º |
CITROËN JUMPY |
9 |
5,56% |
162 |
29º |
JAC V260 |
8 |
100,00% |
8 |
30º |
EFFA K01 |
5 |
100,00% |
5 |
31º |
EFFA V22 |
4 |
100,00% |
4 |
32º |
FOTON AUMARK 1039 |
4 |
100,00% |
4 |
33º |
MERCEDES-BENZ VITO |
4 |
100,00% |
4 |
34º |
RAM 2500 |
3 |
20,00% |
15 |
35º |
CITROËN JUMPER |
2 |
14,29% |
14 |
36º |
CHEVROLET |
1 |
100,00% |
1 |
37º |
CHEVROLET D20 |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
CHEVROLET EXPRESS |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
DODGE CHARGER |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
IVECO DAILY |
1 |
50,00% |
2 |
41º |
IVECO DAILY 5516 |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
JAC IEV 330P |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
PEUGEOT BOXER |
1 |
4,76% |
21 |
45º |
VW KOMBI |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos