Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
A empresa está dando um passo para trás para que possa (espera-se) dar dois passos à frente
Anunciada há quase quatro anos, a estratégia global "Reimagine" da Jaguar Land Rover (JLR) tinha um ponto extremamente importante: "reimaginação da Jaguar como uma marca de luxo totalmente elétrica a partir de 2025 para realizar seu potencial exclusivo". O ano de 2025 está chegando e, embora os novos veículos elétricos ainda não tenham sido revelados, o fim dos carros com motores a combustão está próximo.
A Jaguar parou de vender veículos novos com trens de força convencionais em sua terra natal. É isso mesmo, você não pode mais comprar um Jaguar novo no Reino Unido. O E-Pace, o XE, o XF e o F-Type já haviam sido descontinuados e, agora, o F-Pace também deixou de ser vendido. A Autocar recebeu uma declaração da JLR: "A partir de novembro de 2024, as vendas de novos Jaguar chegarão ao fim. Agora encerramos a alocação de nossa geração atual de veículos Jaguar".
Os SUVs ainda são fabricados para mercados fora da terra natal da Jaguar, mas seus dias também estão contados. Antes que a nova onda de EVs chegue, os clientes britânicos podem comprar apenas um carro usado certificado da marca. O F-Pace foi seu produto mais popular em 2023, quando 21.943 unidades foram vendidas globalmente. Esse não é um número particularmente grande em nosso mundo faminto por SUVs, mas ainda é maior do que o volume gerado por todos os outros modelos combinados. Isso diz muito sobre o quanto a empresa tem enfrentado dificuldades.
De propriedade da Tata Motors desde 2008, a Jaguar será empurrada para o mercado ainda mais de luxo. Ela não será mais rival de empresas como BMW, Mercedes-Benz e Audi . Em vez disso, enfrentará empresas como a Bentley e a Aston Martin. Espera-se que o primeiro veículo elétrico após a reinvenção da marca seja um concorrente do Porsche Taycan, com um SUV rivalizando com o Bentley Bentayga a ser lançado em 2026. Ambos serão sustentados pela arquitetura dedicada Jaguar Electrified Architecture, que também servirá de base para um sedã grande previsto para o final desta década.
Enquanto isso, a Jaguar planeja revelar um carro-conceito antes do final do ano nos Estados Unidos. Um Grand Tourer elegante de quatro portas, o modelo de produção subsequente terá preço inicial de mais de £100.000 (cerca de R$ 760 mil). O diretor administrativo da empresa, Rawdon Glover, admitiu recentemente que a transição para uma marca puramente elétrica tem sido "extremamente frustrante". O plano é que o novo Jaguar entre em território de ultra luxo e venda menos carros com margens de lucro mais altas. O primeiro modelo não estará à venda no Reino Unido até 2026, portanto, por mais de um ano, a Jaguar não venderá nenhum carro novo na Grã-Bretanha.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Type 00: esse é conceito da Jaguar após tanta polêmica
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Jaguar diz que campanha polêmica foi proposital e pede que fãs 'confiem'
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
História automotiva: Jaguar XK120 e E-Type, os belos que também eram feras
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Nova Jaguar ainda nem foi lançada e já criou polêmica; o que você achou?