Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Resultado após impostos foi de 1,58 bilhão de euros, contra 4,35 bilhões de euros apurados em 2023
Relatório divulgado pela Volkswagen nesta semana revela resultados comerciais preocupantes em relação aos números alcançados no terceiro trimestre. Entre os índices registrados, chama atenção a queda de significativos 64% no lucro líquido na comparação com igual período do ano passado. Ao todo, o lucro após impostos foi de 1,58 bilhão de euros, contra 4,35 bilhões de euros apurados em 2023.
Além disso, as receitas da Volkswagen caíram 0,5% na mesma comparação, totalizando 78,48 bilhões de euros, enquanto a margem operacional geral diminuiu para 3,6% (contra 6,2% de um ano atrás). Não por acaso, a Volkswagen reduziu recentemente as projeções de vendas e lucratividade para 2024, já prevendo os efeitos da transição da empresa para veículos elétricos e crise enfrentada pela matriz atualmente.
Volkswagen Golf GTI 2024
O plano de recuperação da marca prevê que 10 bilhões de euros sejam economizados em despesas e, para tanto, medidas consideradas drásticas estão prestes a ser tomadas. É o caso do fechamento de pelo menos três fábricas na Europa, redução de salários e até mesmo demissões em massa (algo em torno de 30.000 postos de trabalho, segundo rumores). Só no setor de pesquisa e desenvolvimento, por exemplo, cerca de 6.000 empregos estão em risco.
A crise tem relação direta com o recuo da Volkswagen tanto na Europa quanto na China. De acordo com Arno Antlitz, que lidera os setores financeiro e operacional da marca, o mercado europeu encolheu consideravelmente depois da pandemia e provavelmente não voltará ao patamar comercial de antes. Com esse recuo, a Volkswagen deixará de vender pelo menos 500.000 carros por ano, afetando diretamente as previsões de lucro e gerando ociosidade nas fábricas.
ID.Unyx é aposta da Volkswagen para barrar avanço da BYD na China
Para piorar, a Volkswagen não tem mais os "cheques vindos da China", como disse o próprio CEO Oliver Blume. O país foi por décadas a 'galinha dos ovos de ouro' da montadora, mas passou por mudanças profundas nos últimos anos. O consumidor chinês, até então fiel comprador de marcas estrangeiras, migrou para fabricantes locais e consolidou sua preferência doméstica em detrimento de opções europeias. A liderança histórica da marca no país foi perdida em 2023 para a BYD e o fechamento de fábricas por lá também está sendo discutido.
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