Listados como dois dos principais lançamentos da Ford neste ano na América do Sul, os SUVs Territory e Escape já começaram a ser apresentados ao público local. Na edição deste ano da ExpoAgro, feira rural realizada na Argentina, os dois modelos estão sendo expostos com destaque no estande da marca, ao lado das picapes Ranger, Ranger Raptor, F-150 e F-150 Raptor. Executivos da empresa dizem que 2020 será o "ano dos SUVs" da empresa na região e veem com grande expectativa a chegada do dois crossovers ao mercado. O Escape será o primeiro a estrear, já nos próximos dias, enquanto o Territory chegará mais perto do meio do ano.

Galeria: Ford Escape Hybrid 2020

O Escape, que na Argentina se chamará Kuga, será lançado unicamente em versão híbrida para concorrer em especial com o Toyota RAV4 Hybrid. A Ford ainda não confirma, mas tudo indica que  conjunto mecânico adotado será formado pela união do motor 2.5 aspirado e com um propulsor elétrico, totalizando 200 cv de potência combinada e consumo de até 18,7 km/litro. Dependendo do mercado, há versões versão plug-in ou híbrida normal. Na prática, o Escape Hybrid acabará ocupando o lugar deixado pelo Fusion Hybrid que, apesar de ainda estar em oferta, já teve seu fim de linha decretado pela marca.

Ford Territory
Ford Territory

Por sua vez, o Territory será posicionado acima do EcoSport e abaixo do Escape, de modo a rivalizar principalmente com o Jeep Compass. O modelo divide plataforma com o chinês JMC Yusheng S330 e mede 4,58 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,67 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Na China, é equipado com motor 1.5 turbo de 145 cv de origem Mitsubishi, acoplado ao câmbio automático de 6 marchas, mas na América do Sul a motorização será exclusiva - rumores apontam para adoção do 2.0 Duratec de 176 cv e 22,5 kgfm usado pelo EcoSport na versão Storm 4x4.

Assim como na Argentina, Escape e Territory também serão lançados no Brasil. Por aqui, inclusive, a Ford já faz até anúncios do Territory em seu site oficial, onde não só confirma a chegada como adianta a oferta de equipamentos como carregador sem fio para celular, central multimídia e painel de instrumentos com telas de 10 polegadas, e um sistema de comunicação em tempo real que permite que o motorista trave, destrave, dê partida, localize e obtenha informações de telemetria do carro remotamente.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com