Num mês em que as vendas de SUVs compactos cresceram quase 18% na comparação com fevereiro de 2019, a briga pela liderança do segmento mais duputado do mercado brasileiro foi o grande destaque. Por apenas 20 unidades, o VW T-Cross (5.374) levou a melhor sobre o Jeep Renegade (5.354), nº 1 em janeiro.
Vice-líder no último ranking, o Nissan Kicks (4.955) completou o pódio perto dos rivais, com quase 500 unidades de vantagem sobre o Hyundai Creta (4.464). Único entre os cinco primeiros a vender menos do que no ano passado (-29,8%), o Honda HR-V (2.989) teve o seu resultado mais fraco desde março de 2015 (2.382), mês de início oficial de sua comercialização.
Praticamente estável nas últimas semanas, o Ford Ecosport (2.440) manteve uma confortável sexta posição, com quase 1 mil unidades de diferença em relação ao Citroën C4 Cactus (1.447). Em último mês com a atual geração, o Chevrolet Tracker, em alta de 11,4%, foi o preferido por 1.337 consumidores. A disputa pelo nono lugar, assim como pela ponta, foi das mais apertadas.
Separados por menos de 40 unidades, Honda WR-V (1.073) e Tiggo 5X (1.036) completaram o top 10 – esta foi apenas a 3ª vez em que o modelo da Caoa Chery ultrapassou a barreira dos 1 mil emplacamentos. Para a Renault, no entanto, más notícias: seus dois representantes ficaram de fora da parte de cima da tabela. O Captur, com 950 unidades, não vendia tão pouco desde abril de 2017 (793). Já o Duster encerrou fevereiro com apenas 720 unidades, resultado mais crítico desde julho de 2017 (715). Vale ressaltar, no entanto, que este foi o último mês desta geração original de 2012 – o novo modelo acaba de ser apresentado e as primeiras unidades já serão entregues em março.
SUVS COMPACTOS
POS. | MODELO | FEV/20 | JAN/20 | FEV/19 | % FEV 20 | % JAN 20 | VARIAÇÃO FEV/JAN | VARIAÇÃO 2020/2019 |
1º | VW T-CROSS | 5374 | 3339 | 38 | 16,01% | 11,71% | 60,95% | NOVO |
2º | JEEP RENEGADE | 5354 | 4325 | 4703 | 15,95% | 15,16% | 23,79% | 13,84% |
3º | NISSAN KICKS | 4955 | 3815 | 4137 | 14,76% | 13,38% | 29,88% | 19,77% |
4º | HYUNDAI CRETA | 4464 | 3734 | 3984 | 13,30% | 13,09% | 19,55% | 12,05% |
5º | HONDA HR-V | 2989 | 3321 | 4256 | 8,91% | 11,64% | -10,00% | -29,77% |
6º | FORD ECOSPORT | 2440 | 2238 | 2246 | 7,27% | 7,85% | 9,03% | 8,64% |
7º | CITROËN C4 CACTUS | 1447 | 1190 | 1460 | 4,31% | 4,17% | 21,60% | -0,89% |
8º | CHEVROLET TRACKER | 1337 | 957 | 1200 | 3,98% | 3,36% | 39,71% | 11,42% |
9º | HONDA WR-V | 1073 | 1082 | 980 | 3,20% | 3,79% | -0,83% | 9,49% |
10º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 1036 | 887 | 387 | 3,09% | 3,11% | 16,80% | 167,70% |
11º | RENAULT CAPTUR | 950 | 956 | 1746 | 2,83% | 3,35% | -0,63% | -45,59% |
12º | RENAULT DUSTER | 720 | 1153 | 1686 | 2,15% | 4,04% | -37,55% | -57,30% |
13º | PEUGEOT 2008 | 514 | 576 | 565 | 1,53% | 2,02% | -10,76% | -9,03% |
14º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 443 | 476 | 476 | 1,32% | 1,67% | -6,93% | -6,93% |
15º | TROLLER T4 | 115 | 113 | 91 | 0,34% | 0,40% | 1,77% | 26,37% |
16º | SUZUKI JIMNY | 104 | 102 | 168 | 0,31% | 0,36% | 1,96% | -38,10% |
17º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 84 | 72 | 0 | 0,25% | 0,25% | 16,67% | NOVO |
18º | JAC T40 | 68 | 63 | 117 | 0,20% | 0,22% | 7,94% | -41,88% |
19º | SUZUKI VITARA | 55 | 61 | 131 | 0,16% | 0,21% | -9,84% | -58,02% |
20º | JAC T50 / T5 | 22 | 34 | 67 | 0,07% | 0,12% | -35,29% | -67,16% |
21º | SUZUKI SCROSS | 14 | 14 | 38 | 0,04% | 0,05% | 0,00% | -63,16% |
22º | KIA SOUL | 2 | 8 | 27 | 0,01% | 0,03% | -75,00% | -92,59% |
23º | LIFAN X60 | 1 | 4 | 30 | 0,00% | 0,01% | -75,00% | -96,67% |
|
| 33561 | 28520 | 28533 | 100,00% | 100,00% | 17,68% | 17,62% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação