Há quem diga que o futuro das fabricantes automotivas não será vender carros, e sim fornecer serviços como aluguel de veículos sob demanda. Parece que realmente será uma tendência, pois muitas empresas já iniciaram empreitadas nesta área, inclusive no Brasil. Agora é a vez da Nissan anunciar que está com um programa piloto para locação de automóveis, que começa a funcionar primeiro para funcionários de fornecedores e prestadores de serviço que trabalham com marca japonesa.

O sistema de locação funcionará com contrato de 12 meses, com revisões periódicas e seguro inclusos, além de dar a opção do locatário comprar o veículo. O usuário pode usar uma plataforma online para solicitar o carro, consultar multas e históricos dos serviços realizados. O projeto foi criado a partir da experiência obtida com um programa semelhante para funcionários da Nissan.

"Em todo o mundo, a Nissan está trabalhando para transformar a maneira como os carros são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade e o Brasil está inserido nesta visão que chamamos de Nissan Intelligent Mobility”, afirma Marco Silva, presidente da Nissan do Brasil. “E este projeto é uma maneira de disponibilizar a qualidade dos modelos da Nissan a um número ainda maior de consumidores brasileiros. Nosso objetivo agora é fazer testes e ter o maior número de informações possíveis para, depois, avaliarmos novas possibilidades e públicos.”

Galeria: Nissan Kicks SV

Nesta etapa de locação de veículos, a Nissan irá disponibilizar três modelos: Kicks, March e Versa, os três que são produzidos em Resende (RJ). A marca não revela se há planos de colocar mais carros na frota, como a picape Frontier – o que faria sentido, já que o programa é para prestadores de serviço. Também não há previsão de quando a fabricante espera iniciar a locação de carros para o público geral.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com