VW Golf completa 39 anos de liderança na Alemanha; veja ranking
Mercedes Classe C é único intruso no domínio da Volkswagen
Após um ano de 2018 abaixo do esperado, o mercado alemão reagiu em 2019. Entre janeiro e dezembro do ano passado, 3.607.258 veículos novos foram comercializados no país mais rico da Europa, uma alta de 5% na comparação com o ano anterior. De acordo com o Best Selling Cars Blog, este foi o melhor desempenho desde 2009.
Na disputa entre as montadoras, apenas a Opel (215.864), 6ª colocada, e a Mini (50.019), 19ª, perderam espaço no período. Líder, a Volkswagen (667.518) cresceu 3,7%, menos do que os 6,3% da Mercedes-Benz (339.185) e os 10,9% da Ford (279.719), que havia sido quinta colocada em 2018 e desta vez superou a BMW (279.243) por menos de 500 unidades.
Entre os modelos, o Golf completou 39 anos seguidos no topo da preferência. Com 204.550 unidades vendidas, o hatch da VW por pouco não emplacou mais do que a soma dos três veículos mais próximos. O último modelo diferente a liderar por lá foi o Mercedes W123, em 1980 – contando desde 1975, já são 44 anos sem adversários diretos.
Dos seis modelos mais vendidos na Alemanha, cinco foram da VW: Tiguan (87.771, 2º), Polo (61.287, 4º), Passat (59.322, 5º) e T-Roc (58.898), que encerrou o seu primeiro ano completo em 6º - no ano anterior, havia sido apenas o 26º. Interrompendo um pódio 100% Volks que já vinha desde 2014, o Mercedes Classe C (64.403) foi o terceiro pela 1ª vez desde 2008 e se manteve como o melhor “não VW” pelo sexto ano consecutivo.
Com nova geração mantendo a boa aceitação, o Ford Focus (58.261) subiu da 10ª para a 7ª colocação, logo à frente do Skoda Octavia (55.210). Ausente do top 10 no ranking anterior, o Opel Corsa (51.708) superou o Audi A4 (50.740) para assegurar a 9ª posição. Na 20a em 2018, o Ford Kuga subiu sete colocações, reforçado pelos recordes de vendas consecutivos registrados entre outubro e dezembro.
De volta ao top 20, o Mercedes Classe A (44.189) registrou um avanço superior a 25%. A rival BMW teve o Série 3 (43.327) como seu melhor modelo, posicionado apenas em 17º. Único estreante no top 50, o VW T-Cross (23.718) encerrou 2019 em 46º. Em posições bastante discretas no ranking geral, os Dacia Sandero e Duster marcaram presença entre os dez preferidos no varejo.
Ranking Alemanha:
POS. |
MODELO |
2019 |
% PART. 2019 |
2018 |
% PART. 2018 |
% VAR. 2019/2018 |
POS. 2018 |
1º |
VW GOLF |
204.550 |
5,7% |
211.512 |
6,2% |
-3,3% |
1º |
2º |
VW TIGUAN |
87.771 |
2,4% |
74.749 |
2,2% |
17,4% |
2º |
3º |
MERCEDES CLASSE C |
64.403 |
1,8% |
62.784 |
1,8% |
2,6% |
5º |
4º |
VW POLO |
61.287 |
1,7% |
70.488 |
2,1% |
-13,1% |
3º |
5º |
VW PASSAT |
59.322 |
1,6% |
70.007 |
2,0% |
-15,3% |
4º |
6º |
VW T-ROC |
58.898 |
1,6% |
35.299 |
1,0% |
66,9% |
26º |
7º |
FORD FOCUS |
58.261 |
1,6% |
49.279 |
1,4% |
18,2% |
10º |
8º |
SKODA OCTAVIA |
55.210 |
1,5% |
58.444 |
1,7% |
-5,5% |
6º |
9º |
OPEL CORSA |
51.708 |
1,4% |
47.848 |
1,4% |
8,1% |
11º |
10º |
AUDI A4 |
50.740 |
1,4% |
53.340 |
1,6% |
-4,9% |
7º |
11º |
MINI |
50.019 |
1,4% |
50.494 |
1,5% |
-0,9% |
9º |
12º |
MERCEDES CLASSE E |
49.683 |
1,4% |
51.175 |
1,5% |
-2,9% |
8º |
13º |
FORD KUGA |
49.625 |
1,4% |
42.276 |
1,2% |
17,4% |
20º |
14º |
MERCEDES CLASSE A |
44.189 |
1,2% |
35.252 |
1,0% |
25,4% |
27º |
15º |
AUDI A6 |
44.037 |
1,2% |
37.170 |
1,1% |
18,5% |
24º |
16º |
OPEL ASTRA |
43.892 |
1,2% |
45.932 |
1,3% |
-4,4% |
13º |
17º |
BMW SÉRIE 3 |
43.327 |
1,2% |
34.514 |
1,0% |
25,5% |
28º |
18º |
FORD FIESTA |
43.316 |
1,2% |
47.224 |
1,4% |
-8,3% |
12º |
19º |
AUDI A3 |
42.609 |
1,2% |
45.901 |
1,3% |
-7,2% |
14º |
20º |
SKODA FABIA |
42.099 |
1,2% |
44.900 |
1,3% |
-6,2% |
15º |
21º |
VW TRANSPORTER |
40.316 |
1,1% |
39.433 |
1,1% |
2,2% |
22º |
22º |
VW TOURAN |
39.847 |
1,1% |
42.623 |
1,2% |
-6,5% |
18º |
23º |
SEAT LEON |
39.637 |
1,1% |
43.045 |
1,3% |
-7,9% |
17º |
24º |
MERCEDES GLC / GLK |
38.369 |
1,1% |
40.438 |
1,2% |
-5,1% |
21º |
25º |
FIAT 500 |
37.503 |
1,0% |
31.590 |
0,9% |
18,7% |
29º |
26º |
BMW X1 |
36.109 |
1,0% |
31.521 |
0,9% |
14,6% |
30º |
27º |
BMW SÉRIE 5 |
35.949 |
1,0% |
42.358 |
1,2% |
-15,1% |
19º |
28º |
MERCEDES CLASSE B |
33.709 |
0,9% |
24.848 |
0,7% |
35,7% |
35º |
29º |
BMW SÉRIE 2 |
33.037 |
0,9% |
38.189 |
1,1% |
-13,5% |
23º |
30º |
BMW SÉRIE 1 |
31.901 |
0,9% |
44.143 |
1,3% |
-27,7% |
16º |
31º |
VW CADDY |
31.107 |
0,9% |
30.905 |
0,9% |
0,7% |
31º |
32º |
SMART FORTWO |
31.051 |
0,9% |
27.405 |
0,8% |
13,3% |
33º |
33º |
FIAT DUCATO |
30.775 |
0,9% |
29.171 |
0,8% |
5,5% |
32º |
34º |
DACIA DUSTER |
30.698 |
0,9% |
22.664 |
0,7% |
35,4% |
42º |
35º |
SKODA KAROQ |
30.660 |
0,8% |
21.054 |
0,6% |
45,6% |
- |
36º |
VW UP |
28.982 |
0,8% |
35.401 |
1,0% |
-18,1% |
25º |
37º |
BMW X3 |
28.688 |
0,8% |
20.877 |
0,6% |
37,4% |
- |
38º |
RENAULT CAPTUR |
28.143 |
0,8% |
23.834 |
0,7% |
18,1% |
39º |
39º |
SEAT ATECA |
27.510 |
0,8% |
20.325 |
0,6% |
35,4% |
- |
40º |
HYUNDAI I30 |
27.486 |
0,8% |
22.044 |
0,6% |
24,7% |
48º |
41º |
FORD ECOSPORT |
26.767 |
0,7% |
21.684 |
0,6% |
23,4% |
50º |
42º |
SKODA KODIAQ |
26.153 |
0,7% |
19.360 |
0,6% |
35,1% |
- |
43º |
DACIA SANDERO |
25.534 |
0,7% |
25.109 |
0,7% |
1,7% |
34º |
44º |
AUDI Q3 |
24.460 |
0,7% |
14.442 |
0,4% |
69,4% |
- |
45º |
HYUNDAI TUCSON |
24.395 |
0,7% |
24.055 |
0,7% |
1,4% |
37º |
46º |
VW T-CROSS |
23.718 |
0,7% |
0 |
0,0% |
NOVO |
- |
47º |
RENAULT CLIO |
23.392 |
0,6% |
23.575 |
0,7% |
-0,8% |
40º |
48º |
OPEL CROSSLAND X |
22.951 |
0,6% |
22.217 |
0,6% |
3,3% |
45º |
49º |
NISSAN QASHQAI |
22.856 |
0,6% |
22.143 |
0,6% |
3,2% |
46º |
50º |
SEAT ARONA |
22.604 |
0,6% |
22.053 |
0,6% |
2,5% |
47º |
POS. |
MARCA |
2019 |
% PART. 2019 |
2018 |
% PART. 2018 |
% VAR. 2019/2018 |
POS. 2018 |
1º |
VW |
667.518 |
18,5% |
643.518 |
18,7% |
3,7% |
1º |
2º |
MERCEDES-BENZ |
339.185 |
9,4% |
319.163 |
9,3% |
6,3% |
2º |
3º |
FORD |
279.719 |
7,8% |
252.323 |
7,3% |
10,9% |
5º |
4º |
BMW |
279.243 |
7,7% |
265.051 |
7,7% |
5,4% |
3º |
5º |
AUDI |
267.195 |
7,4% |
255.300 |
7,4% |
4,7% |
4º |
6º |
OPEL |
215.864 |
6,0% |
227.967 |
6,6% |
-5,3% |
6º |
7º |
SKODA |
208.171 |
5,8% |
196.968 |
5,7% |
5,7% |
7º |
8º |
SEAT |
138.670 |
3,8% |
121.724 |
3,5% |
13,9% |
9º |
9º |
RENAULT |
131.138 |
3,6% |
130.825 |
3,8% |
0,2% |
8º |
10º |
HYUNDAI |
129.508 |
3,6% |
114.878 |
3,3% |
12,7% |
10º |
11º |
FIAT |
89.005 |
2,5% |
81.460 |
2,4% |
9,3% |
12º |
12º |
TOYOTA |
84.498 |
2,3% |
83.930 |
2,4% |
0,7% |
11º |
13º |
DACIA |
80.035 |
2,2% |
71.746 |
2,1% |
11,6% |
13º |
14º |
PEUGEOT |
72.709 |
2,0% |
68.237 |
2,0% |
6,6% |
14º |
15º |
MAZDA |
71.630 |
2,0% |
67.387 |
2,0% |
6,3% |
15º |
16º |
KIA |
69.608 |
1,9% |
65.797 |
1,9% |
5,8% |
16º |
17º |
CITROËN |
58.040 |
1,6% |
55.223 |
1,6% |
5,1% |
17º |
18º |
MITSUBISHI |
52.148 |
1,4% |
50.803 |
1,5% |
2,6% |
18º |
19º |
MINI |
50.019 |
1,4% |
50.494 |
1,5% |
-0,9% |
19º |
20º |
SMART |
49.138 |
1,4% |
41.094 |
1,2% |
19,6% |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
3.607.258 |
100,0% |
3.435.778 |
100,0% |
5,0% |
... |
EM DEZEMBRO
Com crescimento pelo 4º mês seguido, o mercado alemão emplacou 283.380 veículos novos no último mês de 2019, 19,5% a mais do que há um ano. Repetindo o que fizera há um ano, a BMW (27.544) assumiu a vice-liderança, menos de 3 mil unidades à frente da rival Mercedes (24.796) – no topo, a VW (49.518) cresceu mais do que as duas (+19,2%).
Única em queda no top 10, a Opel (11.219) perdeu mais de 28% dos compradores no período. Situação oposta, por exemplo, à vivenciada pela Suzuki (7.751), que assegurou uma inesperada 12ª posição com 7.751 unidades graças à maior evolução dentre as vinte marcas mais vendidas (+151%).
Acompanhando o mercado, o líder VW Golf (15.360) cresceu pelo 4º mês em sequência. A surpresa ficou com o 2º colocado: em sua melhor posição na história em função de descontos para queima de estoque das últimas unidades da atual geração, o Ford Kuga (8.371) assegurou presença no top 5 pela 3ª vez consecutiva vendendo 2,3 mil unidades a mais do que o Tiguan (6.065), interrompendo uma vice-liderança do VW que já durava desde fevereiro.
O mês foi muito bom para a BMW, que emplacou três modelos na parte de cima da tabela: Série 3 (5.076) em 5º, Série 5 (4.576) em 7º e Série 1 (4.236) em 9º. Destaque para o ótimo resultado do Dacia Duster (4.484), que garantiu o 8º lugar com uma alta de mais de 200% e ficou à frente de um VW Polo (4.114) que perdeu mais de ¼ dos compradores de 2018.
POS. |
MODELO |
DEZ.19 |
% MERCADO |
DEZ.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
15.360 |
5,4% |
14.046 |
9,4% |
2 |
FORD KUGA |
8.371 |
3,0% |
2.123 |
294,3% |
3 |
VW TIGUAN |
6.065 |
2,1% |
3.804 |
59,4% |
4 |
VW PASSAT |
5.770 |
2,0% |
3.902 |
47,9% |
5 |
BMW SÉRIE 3 |
5.076 |
1,8% |
2.827 |
79,6% |
6 |
MINI |
5.045 |
1,8% |
4.504 |
12,0% |
7 |
BMW SÉRIE 5 |
4.576 |
1,6% |
4.649 |
-1,6% |
8 |
DACIA DUSTER |
4.484 |
1,6% |
1.447 |
209,9% |
9 |
BMW SÉRIE 1 |
4.236 |
1,5% |
4.738 |
-10,6% |
10 |
VW POLO |
4.114 |
1,5% |
5.652 |
-27,2% |
11 |
FORD FOCUS |
3.992 |
1,4% |
3.883 |
2,8% |
12 |
MERCEDES CLASSE E |
3.817 |
1,3% |
3.460 |
10,3% |
13 |
NISSAN QASHQAI |
3.753 |
1,3% |
1.347 |
178,6% |
14 |
MERCEDES CLASSE C |
3.686 |
1,3% |
5.490 |
-32,9% |
15 |
SKODA OCTAVIA |
3.522 |
1,2% |
3.491 |
0,9% |
16 |
VW T-ROC |
3.476 |
1,2% |
1.841 |
88,8% |
17 |
FIAT 500 |
3.271 |
1,2% |
2.124 |
54,0% |
18 |
BMW X1 |
3.171 |
1,1% |
2.838 |
11,7% |
19 |
MERCEDES GLC |
3.133 |
1,1% |
2.651 |
18,2% |
20 |
SUZUKI VITARA |
3.117 |
1,1% |
487 |
540,0% |
21 |
AUDI A4 |
3.016 |
1,1% |
3.374 |
-10,6% |
22 |
SKODA KODIAQ |
2.845 |
1,0% |
1.501 |
89,5% |
23 |
HYUNDAI I30 |
2.835 |
1,0% |
1.999 |
41,8% |
24 |
VW T-CROSS |
2.741 |
1,0% |
0 |
NOVO |
25 |
SMART FORTWO |
2.731 |
1,0% |
1.576 |
73,3% |
26 |
AUDI A3 |
2.698 |
1,0% |
2.674 |
0,9% |
27 |
SEAT LEON |
2.689 |
0,9% |
2.336 |
15,1% |
28 |
HYUNDAI I10 |
2.626 |
0,9% |
1.214 |
116,3% |
29 |
FORD FIESTA |
2.564 |
0,9% |
3.142 |
-18,4% |
30 |
VW CADDY |
2.530 |
0,9% |
2.242 |
12,8% |
31 |
MERCEDES CLASSE B |
2.506 |
0,9% |
597 |
319,8% |
32 |
MERCEDES CLASSE A |
2.479 |
0,9% |
3.284 |
-24,5% |
33 |
AUDI A6 |
2.456 |
0,9% |
3.212 |
-23,5% |
34 |
VW TRANSPORTER |
2.424 |
0,9% |
3.331 |
-27,2% |
35 |
VW TOURAN |
2.388 |
0,8% |
2.699 |
-11,5% |
36 |
BMW X3 |
2.356 |
0,8% |
2.307 |
2,1% |
37 |
OPEL CROSSLAND X |
2.348 |
0,8% |
1.670 |
40,6% |
38 |
RENAULT CLIO |
2.337 |
0,8% |
1.712 |
36,5% |
39 |
OPEL CORSA |
2.298 |
0,8% |
3.597 |
-36,1% |
40 |
SKODA FABIA |
2.251 |
0,8% |
2.588 |
-13,0% |
41 |
OPEL GRANDLAND X |
2.217 |
0,8% |
1.467 |
51,1% |
42 |
DACIA SANDERO |
2.177 |
0,8% |
1.852 |
17,5% |
43 |
HYUNDAI I20 |
2.168 |
0,8% |
2.081 |
4,2% |
44 |
BMW SÉRIE 2 |
2.149 |
0,8% |
2.779 |
-22,7% |
45 |
FORD ECOSPORT |
2.087 |
0,7% |
1.289 |
61,9% |
46 |
OPEL ASTRA |
2.043 |
0,7% |
2.791 |
-26,8% |
47 |
SKODA KAROQ |
2.022 |
0,7% |
1.183 |
70,9% |
48 |
VW UP |
2.009 |
0,7% |
1.921 |
4,6% |
49 |
MERCEDES CLASSE V |
1.970 |
0,7% |
1.640 |
20,1% |
50 |
RENAULT CAPTUR |
1.952 |
0,7% |
1.879 |
3,9% |
POS. |
MARCA |
DEZ.19 |
% MERCADO |
DEZ.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
49.518 |
17,5% |
41.527 |
19,2% |
2 |
BMW |
27.544 |
9,7% |
24.859 |
10,8% |
3 |
MERCEDES-BENZ |
24.796 |
8,8% |
22.876 |
8,4% |
4 |
FORD |
22.664 |
8,0% |
17.711 |
28,0% |
5 |
AUDI |
17.590 |
6,2% |
16.636 |
5,7% |
6 |
SKODA |
14.256 |
5,0% |
12.370 |
15,2% |
7 |
HYUNDAI |
11.399 |
4,0% |
8.518 |
33,8% |
8 |
OPEL |
11.219 |
4,0% |
15.594 |
-28,1% |
9 |
RENAULT |
11.010 |
3,9% |
9.684 |
13,7% |
10 |
DACIA |
8.144 |
2,9% |
4.886 |
66,7% |
11 |
SEAT |
7.858 |
2,8% |
6.745 |
16,5% |
12 |
SUZUKI |
7.751 |
2,7% |
3.092 |
150,7% |
13 |
MAZDA |
7.133 |
2,5% |
4.875 |
46,3% |
14 |
FIAT |
6.330 |
2,2% |
4.472 |
41,5% |
15 |
PEUGEOT |
6.078 |
2,1% |
4.503 |
35,0% |
16 |
TOYOTA |
5.603 |
2,0% |
5.053 |
10,9% |
17 |
KIA |
5.597 |
2,0% |
4.367 |
28,2% |
18 |
NISSAN |
5.208 |
1,8% |
2.571 |
102,6% |
19 |
MINI |
5.045 |
1,8% |
4.504 |
12,0% |
20 |
CITROËN |
3.782 |
1,3% |
3.285 |
15,1% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
283.380 |
... |
237.058 |
19,5% |
Fonte: Best Selling Cars Blog
Galeria: Avaliação: Novo VW Golf 2020
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo Volkswagen Golf terá 'DNA americano' e está confirmado para 2029
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R