A Nissan aproveitou a visita de Motor1.com e outras mídias em Aguascalientes, no México, para revelar que terá 12 lançamentos na América Latina até 2023 - já contando com o Versa de nova geração. De acordo com Luis Alberto Pérez-Ettedgui, diretor de marketing da marca para a região, a lista leva em consideração apenas carros totalmente novos e inclui quatro modelos eletrificados. 

Nissan Micra (March)

Novo March terá estilo do Micra europeu, mas com soluções aplicadas no novo Versa mexicano

Destes, vale lembrar, alguns não deverão estar disponíveis para todos os mercados da região. Ou seja, podem ser carros específicos para o México, por exemplo, de acordo com a necessidade de cada país. Para o Brasil, além do Versa já confirmado para junho (virá como importado e conviverá com o atual rebatizado de V-Drive), a principal atração ficará por conta da nova geração do March. Será uma espécie de "Novo Versa hatch", com o visual do Micra europeu, mas aproveitando os componentes e todo o desenvolvimento já realizado no sedã para a região. 

A Nissan ainda não declara a data exata de lançamento do novo March, nem seu local de produção. Mas o mais provável é que a planta de Resende (RJ) seja uma das responsáveis pela fabricação do modelo, neste caso substituindo o hatch atual - não haverá um "M-Drive" mantido como versão de entrada, garante uma fonte ligada à marca. Deverá chegar entre 2021 e 2022, trazendo o motor 1.6 atualizado do Versa e também os equipamentos do sedã, como frenagem automática de emergência e alerta de tráfego cruzado, entre outros itens. 

Nissan Kicks UEFA Champions League - 2ª Edição
Nissan X-Trail 2021 - Projeções

Kicks deverá ganhar versão híbrida e-Power em 2021; Novo X-Trail (projeção) é cotado para o Brasil

Já o Kicks também deve estar contemplado nesta lista, mas como modelo eletrificado em 2021. Tem tudo para ser o primeiro Nissan do Brasil com a tecnologia e-Power, um híbrido que usa o motor a combustão apenas como gerador de energia para a bateria, movendo-se somente com o motor elétrico. Outro e-Power pode ser o SUV médio X-Trail, que tem importação cotada para nosso mercado há anos, mas que desta vez deverá se tornar realidade quando o modelo ganhar nova geração - já flagrada em testes diversas vezes. O X-Trail, aliás, também deverá chegar por aqui numa versão a combustão convencional.  

Outro cotado para nosso mercado é a nova geração do Sentra, também produzido em Aguascalientes - na verdade numa outra fábrica que fica próxima de onde são feitos Versa, Kicks e March. Oficialmente, a Nissan do Brasil diz que a vinda do modelo está em estudos, por conta da queda de participação do segmento de sedãs médios no mercado brasileiro. Por outro lado, a marca não deseja perder mais um modelo de sua gama no mercado local - como já aconteceu com o Altima. Ou seja, o estudo deverá ter um desfecho positivo e o modelo deverá vir possivelmente em 2021, quem sabe até com uma pré-estreia no Salão do Automóvel em novembro. 

2020 Nissan Sentra: First Drive

Novo Sentra está oficialmente em estudos, mas deve vir ao Brasil em 2021

Para além dos carros em si, a Nissan também diz que haverá novidades em termos de powertrain. E os e-Power não deverão ser a única novidade, como também alguns motores com turbo, como o 1.0 IG-T de 3 cilindros e 100 cv oferecido no Micra europeu (que será nosso futuro March). Mais detalhes deverão ser anunciados em breve pela Nissan.    

Por Daniel Messeder, de Aguascalientes, México

Viagem a convite da Nissan

Fotos: divulgação

Galeria: Avaliação Nissan Micra (March)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com