Com quase 19% do total das vendas de automóveis no Brasil em 2019 (2.261.967), o segmento de sedãs compactos encerrou o ano passado com quase 430 mil unidades emplacadas, um crescimento superior a 10% em relação a 2018 e com 7 dos 8 primeiros colocados registrando avanço no período.
Mesmo em seu último ano de mercado (foi mantido apenas na versão 1.0 como Joy Plus), o Chevrolet Prisma (73.721) aumentou suas vendas em quase 3% e completou 5 anos seguidos no topo da tabela com seu melhor desempenho anual desde as 88.373 unidades de 2014. Lançado naquele mesmo ano, o Ford Ka Sedan (51.260) terminou 2019 na vice-liderança, com crescimento superior a 30% nos últimos 12 meses - sem jamais ter vendido tanto.
Segundo colocado no final de 2018, o VW Virtus (46.876) caiu para terceiro, mas aumentou sua participação de mercado para quase 11%. Com nova geração lançada no 2º semestre, o Hyundai HB20S (34.893) cresceu praticamente 9% e retomou a quarta posição perdida há 12 meses. O resultado, no entanto, ficou longe das mais de 50 mil unidades registradas nos anos de 2014 e 2015.
Fechando o top 5, o veterano VW Voyage (32.055) foi o único entre os oito primeiros a recuar (-1,9%). Com isso, o Toyota Yaris Sedan (29.759) – em seu primeiro ano completo de loja – se aproximou. Recém-renovado, o Logan (27.003) cresceu mais de 20% e teve seu melhor ano desde 2015 (31.129). Estreante em setembro, o Chevrolet Onix Plus por pouco não destronou o Renault e, desde já, é a maior aposta para liderar o segmento ao longo de 2020.
O Fiat Cronos (24.080), sexto em 2018, caiu três posições e só não foi pior por conta das promoções realizadas pela marca nos últimos meses. Também em baixa, o Nissan Versa (21.779) perdeu mais de 1/5 dos compradores – a nova geração do modelo, que chega neste ano, pode revigorar o fôlego do mexicano.
Para um carro que já chegou a liderar as vendas e emplacar mais de 100 mil unidades em 2014, os 16.188 emplacamentos registrados pelo Fiat Grand Siena decepcionaram – vale ressaltar, no entanto, que naquele ano a marca italiana ainda vendia a geração anterior em conjunto com o atual modelo. À espera da nova geração, o City (14.578) se manteve como 12º colocado. Mas não foi o Honda o destaque negativo de 2019.
Separados por aproximadamente 200 unidades, Toyota Etios Sedan (13.305) e Chevrolet Cobalt (13.103) perderam, cada um, mais de 1/3 dos compradores do ano anterior – no caso do GM, o futuro não parece duradouro, embora a marca não confirme oficialmente sua aposentadoria. Novidade da Caoa Chery, o Arrizo 5 continua um ilustre desconhecido da maioria dos consumidores: foram apenas 2.404 unidades emplacadas em seu primeiro ano completo.
POS. | MODELO | TOTAL 2019 | % 2019 | TOTAL 2018 | % 2018 | % VARIAÇÃO 19/18 | POS. 2018 |
1º | CHEVROLET PRISMA | 73721 | 17,23% | 71735 | 18,50% | 2,77% | 1º |
2º | FORD KA SEDAN | 51260 | 11,98% | 39027 | 10,07% | 31,34% | 3º |
3º | VW VIRTUS | 46876 | 10,95% | 41634 | 10,74% | 12,59% | 2º |
4º | HYUNDAI HB20S | 34893 | 8,15% | 32155 | 8,29% | 8,52% | 5º |
5º | VW VOYAGE | 32055 | 7,49% | 32683 | 8,43% | -1,92% | 4º |
6º | TOYOTA YARIS SEDAN | 29759 | 6,95% | 13674 | 3,53% | 117,63% | 13º |
7º | RENAULT LOGAN | 27003 | 6,31% | 22471 | 5,80% | 20,17% | 8º |
8º | CHEVROLET ONIX PLUS | 26852 | 6,28% | 0 | 0,00% | - | - |
9º | FIAT CRONOS | 24080 | 5,63% | 29307 | 7,56% | -17,84% | 6º |
10º | NISSAN VERSA | 21779 | 5,09% | 27993 | 7,22% | -22,20% | 7º |
11º | FIAT GRAND SIENA | 16188 | 3,78% | 17470 | 4,51% | -7,34% | 11º |
12º | HONDA CITY | 14578 | 3,41% | 14900 | 3,84% | -2,16% | 12º |
13º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 13305 | 3,11% | 21207 | 5,47% | -37,26% | 10º |
14º | CHEVROLET COBALT | 13103 | 3,06% | 21488 | 5,54% | -39,02% | 9º |
15º | CAOA CHERY ARRIZO 5 | 2404 | 0,56% | 93 | 0,02% | 2484,95% | 16º |
16º | FORD NEW FIESTA SEDAN | 42 | 0,01% | 1564 | 0,40% | -97,31% | 14º |
17º | LIFAN LF530 | 8 | 0,00% | 338 | 0,09% | -97,63% | 15º |
18º | JAC J3 TURIN | 2 | 0,00% | 3 | 0,00% | -33,33% | 18º |
|
| 427908 | 100,00% | 387742 | 100,00% | 10,36% |
|
EM DEZEMBRO
Líder pelo 3º mês seguido e próximo das 10 mil unidades, o Chevrolet Onix Plus (9.989) vendeu mais do que o dobro do Ford Ka Sedan (4.518), mesmo este tendo crescido quase 27% frente a 2018 – foi o sétimo mês seguido do Ford na segunda posição. Com 4.069 unidades, o VW Virtus completou o pódio novamente.
Mas desta vez foi apertado, já que o VW Voyage (3.878), que não vendia tanto desde outubro do ano anterior (4.256), avançou quase 45%. Em seu melhor momento com a nova geração, o Hyundai HB20S (3.423) ficou em quinto. Mais do que dobrando os números de 2018, o Renault Logan (3.120) veio em sexto.
Reforçado pelas promoções da marca, o Fiat Cronos (3.085) não tinha resultado tão positivo desde agosto do ano anterior (4.026). Apenas 40 unidades atrás, o Toyota Yaris Sedan (3.045) recuou. Apesar de perder quase 19% dos compradores, o Nissan Versa (2.241) ultrapassou a casa das 2 mil unidades pela 1ª vez desde abril.
Líder no ano, o aposentado Chevrolet Prisma (1.304) ficou atrás do Toyota Etios Sedan (1.417). Últimos a venderem pelo menos mil unidades, Fiat Grand Siena (1.203) e Honda City (1.087) vieram em seguida. Destaque negativo, o Chevrolet Cobalt (786) teve seu pior resultado desde dezembro de 2011, quando oficialmente começou a ser comercializado.
POS. | MODELO | DEZ/19 | NOV/19 | DEZ/18 | % DEZ 19 | % NOV 19 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 9989 | 8089 | 0 | 23,04% | 20,61% | 23,49% | - |
2º | FORD KA SEDAN | 4518 | 5159 | 3560 | 10,42% | 13,14% | -12,42% | 26,91% |
3º | VW VIRTUS | 4069 | 4200 | 4241 | 9,39% | 10,70% | -3,12% | -4,06% |
4º | VW VOYAGE | 3878 | 2189 | 2677 | 8,94% | 5,58% | 77,16% | 44,86% |
5º | HYUNDAI HB20S | 3423 | 2596 | 2717 | 7,90% | 6,61% | 31,86% | 25,98% |
6º | RENAULT LOGAN | 3120 | 3227 | 1435 | 7,20% | 8,22% | -3,32% | 117,42% |
7º | FIAT CRONOS | 3085 | 2196 | 2649 | 7,12% | 5,59% | 40,48% | 16,46% |
8º | TOYOTA YARIS SEDAN | 3045 | 2586 | 3128 | 7,02% | 6,59% | 17,75% | -2,65% |
9º | NISSAN VERSA | 2241 | 1721 | 2759 | 5,17% | 4,38% | 30,21% | -18,77% |
10º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 1417 | 1480 | 1048 | 3,27% | 3,77% | -4,26% | 35,21% |
11º | CHEVROLET PRISMA | 1304 | 2744 | 6742 | 3,01% | 6,99% | -52,48% | -80,66% |
12º | FIAT GRAND SIENA | 1203 | 1056 | 1704 | 2,77% | 2,69% | 13,92% | -29,40% |
13º | HONDA CITY | 1087 | 914 | 1515 | 2,51% | 2,33% | 18,93% | -28,25% |
14º | CHEVROLET COBALT | 786 | 898 | 2477 | 1,81% | 2,29% | -12,47% | -68,27% |
15º | CAOA CHERY ARRIZO 5 | 189 | 202 | 66 | 0,44% | 0,51% | -6,44% | 186,36% |
16º | FORD NEW FIESTA SEDAN | 2 | 0 | 8 | 0,00% | 0,00% | - | -75,00% |
|
| 43356 | 39257 | 36726 | 100,00% | 100,00% | 10,44% | 18,05% |
Fonte: Fenabrave