Segmento mais aquecido e competitivo do mercado brasileiro nos últimos anos, os SUVs compactos responderam por 432.626 unidades nas ruas em 2019, um crescimento superior a 25% na comparação com 2018. Dos dez primeiros colocados, apenas dois venderam menos do que há um ano. Além disso, as trocas de posições foram constantes.
Quarto colocado no ano passado, o Jeep Renegade (68.726) cresceu quase 50% no período para assumir a liderança pela 1ª vez, com boa margem sobre os rivais mais próximos. Preferido em 2018, o Hyundai Creta (57.462) viu a aproximação do Nissan Kicks (56.062), novamente terceiro colocado.
Nº 1 entre 2015 e 2017 e vice no ano passado, o Honda HR-V (49.488) caiu para quarto, com a menor evolução da parte de cima da tabela. Principal novidade do segmento em 2019, o VW T-Cross (37.081) fechou o ano em alta superando o veterano Ford Ecosport (34.206) – esta foi a 1ª vez em que o precursor da categoria no Brasil ficou fora do top 5.
Na sequência vieram os dois representantes da Renault. Mesmo no último ano da atual geração, o Duster (26.091) cresceu mais do que o Captur (28.660) e encurtou a desvantagem em relação ao modelo mais novo. Em seu primeiro ano completo, o Citroën C4 Cactus (16.438) superou (por muito pouco) o Chevrolet Tracker (16.333), cuja nova geração será lançada neste 1º trimestre.
Sétimo colocado em 2017, o Honda WR-V (12.160) perdeu quase 18% de seus compradores e ficou fora do top 10. Apesar de renovado, o Peugeot 2008 (8.693) ficou sob ameaça do novato Caoa Chery Tiggo 5X (7.971). A marca sino-brasileira ainda viu o Tiggo 2 (6.250) crescer mais de 20%. Como curiosidade, o esquecido Kia Soul (360) foi quem mais avançou nos últimos 12 meses (+183,5%).
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
JEEP RENEGADE |
68726 |
15,89% |
46344 |
13,42% |
48,30% |
4º |
2º |
HYUNDAI CRETA |
57462 |
13,28% |
48976 |
14,18% |
17,33% |
1º |
3º |
NISSAN KICKS |
56062 |
12,96% |
46812 |
13,56% |
19,76% |
3º |
4º |
HONDA HR-V |
49488 |
11,44% |
47959 |
13,89% |
3,19% |
2º |
5º |
VW T-CROSS |
37081 |
8,57% |
0 |
0,00% |
- |
- |
6º |
FORD ECOSPORT |
34206 |
7,91% |
34497 |
9,99% |
-0,84% |
5º |
7º |
RENAULT CAPTUR |
28660 |
6,62% |
26504 |
7,68% |
8,13% |
6º |
8º |
RENAULT DUSTER |
26091 |
6,03% |
23580 |
6,83% |
10,65% |
8º |
9º |
CITROËN C4 CACTUS |
16438 |
3,80% |
3351 |
0,97% |
390,54% |
12º |
10º |
CHEVROLET TRACKER |
16333 |
3,78% |
26100 |
7,56% |
-37,42% |
7º |
11º |
HONDA WR-V |
12160 |
2,81% |
14797 |
4,29% |
-17,82% |
9º |
12º |
PEUGEOT 2008 |
8693 |
2,01% |
9745 |
2,82% |
-10,80% |
10º |
13º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
7971 |
1,84% |
0 |
0,00% |
- |
- |
14º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
6250 |
1,44% |
5197 |
1,50% |
20,26% |
11º |
15º |
SUZUKI JIMNY |
1956 |
0,45% |
2207 |
0,64% |
-11,37% |
14º |
16º |
SUZUKI VITARA |
1244 |
0,29% |
1869 |
0,54% |
-33,44% |
15º |
17º |
TROLLER T4 |
1234 |
0,29% |
1480 |
0,43% |
-16,62% |
17º |
18º |
JAC T40 |
1097 |
0,25% |
2871 |
0,83% |
-61,79% |
13º |
19º |
JAC T50 / T5 |
579 |
0,13% |
645 |
0,19% |
-10,23% |
18º |
20º |
SUZUKI SCROSS |
380 |
0,09% |
589 |
0,17% |
-35,48% |
19º |
21º |
KIA SOUL |
360 |
0,08% |
127 |
0,04% |
183,46% |
20º |
22º |
LIFAN X60 |
155 |
0,04% |
1668 |
0,48% |
-90,71% |
16º |
|
|
432626 |
100,00% |
345318 |
100,00% |
25,28% |
|
Encerrando o último mês de 2019 com um avanço superior a 30% sobre 2018, o segmento teve a liderança do T-Cross pelo 2º mês seguido. O representante da VW alcançou seu novo recorde de vendas, mesma situação do vice-líder Hyundai Creta, ambos separados por apenas 6 unidades (6.631 x 6.625). Para não ficar de fora da festa, o Nissan Kicks (5.971) completou o pódio também em seu melhor momento.
Com o menor avanço entre os primeiros, o Jeep Renegade (5.705) caiu de segundo para quarto. Em alta de quase 40%, o Honda HR-V (5.145) completou o top 5. Pelo quinto mês seguido acima das 3 mil unidades, o Ford Ecosport (3.276), no entanto, vendeu menos do que no fim do ano passado.
O Renault Duster, com 3.171 unidades, teve seu melhor desempenho desde outubro de 2015 (3.052). Situação bem diferente do irmão Captur (1.760), que não vendia tão pouco desde fevereiro (1.746) e por pouco não perdeu a oitava posição para o Citroën C4 Cactus, que ultrapassou pela 1ª vez a barreira das 1,6 mil unidades (1.682).
Retornando ao top 10 mesmo em queda superior a 25% nos últimos 12 meses, o Chevrolet Tracker (1.523) alcançou seu melhor resultado desde abril (1.865) e abriu boa margem sobre o Honda WR-V (1.098), que por muito pouco não perdeu a posição para o Caoa Chery Tiggo 5X (1.051) pela 1ª vez.
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
VW T-CROSS |
6631 |
6256 |
0 |
14,56% |
14,81% |
5,99% |
- |
2º |
HYUNDAI CRETA |
6625 |
4608 |
4920 |
14,55% |
10,91% |
43,77% |
34,65% |
3º |
NISSAN KICKS |
5971 |
5035 |
4328 |
13,11% |
11,92% |
18,59% |
37,96% |
4º |
JEEP RENEGADE |
5705 |
6232 |
5498 |
12,53% |
14,76% |
-8,46% |
3,77% |
5º |
HONDA HR-V |
5145 |
4762 |
3719 |
11,30% |
11,28% |
8,04% |
38,34% |
6º |
FORD ECOSPORT |
3276 |
3211 |
3320 |
7,20% |
7,60% |
2,02% |
-1,33% |
7º |
RENAULT DUSTER |
3171 |
2749 |
2768 |
6,96% |
6,51% |
15,35% |
14,56% |
8º |
RENAULT CAPTUR |
1760 |
2837 |
3363 |
3,87% |
6,72% |
-37,96% |
-47,67% |
9º |
CITROËN C4 CACTUS |
1682 |
1358 |
1151 |
3,69% |
3,22% |
23,86% |
46,13% |
10º |
CHEVROLET TRACKER |
1523 |
1150 |
2053 |
3,34% |
2,72% |
32,43% |
-25,82% |
11º |
HONDA WR-V |
1098 |
1210 |
1202 |
2,41% |
2,86% |
-9,26% |
-8,65% |
12º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1051 |
967 |
0 |
2,31% |
2,29% |
8,69% |
- |
13º |
PEUGEOT 2008 |
771 |
813 |
808 |
1,69% |
1,92% |
-5,17% |
-4,58% |
14º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
620 |
493 |
837 |
1,36% |
1,17% |
25,76% |
-25,93% |
15º |
SUZUKI JIMNY |
129 |
223 |
151 |
0,28% |
0,53% |
-42,15% |
-14,57% |
16º |
TROLLER T4 |
109 |
79 |
107 |
0,24% |
0,19% |
37,97% |
1,87% |
17º |
SUZUKI VITARA |
94 |
95 |
123 |
0,21% |
0,22% |
-1,05% |
-23,58% |
18º |
JAC T40 |
75 |
62 |
195 |
0,16% |
0,15% |
20,97% |
-61,54% |
19º |
JAC T50 / T5 |
47 |
36 |
0 |
0,10% |
0,09% |
30,56% |
- |
20º |
KIA SOUL |
29 |
33 |
19 |
0,06% |
0,08% |
-12,12% |
52,63% |
21º |
SUZUKI SCROSS |
15 |
23 |
41 |
0,03% |
0,05% |
-34,78% |
-63,41% |
22º |
LIFAN X60 |
4 |
2 |
138 |
0,01% |
0,00% |
100,00% |
-97,10% |
|
|
45531 |
42234 |
34741 |
100,00% |
100,00% |
7,81% |
31,06% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela