Segmento mais aquecido e competitivo do mercado brasileiro nos últimos anos, os SUVs compactos responderam por 432.626 unidades nas ruas em 2019, um crescimento superior a 25% na comparação com 2018. Dos dez primeiros colocados, apenas dois venderam menos do que há um ano. Além disso, as trocas de posições foram constantes.
Quarto colocado no ano passado, o Jeep Renegade (68.726) cresceu quase 50% no período para assumir a liderança pela 1ª vez, com boa margem sobre os rivais mais próximos. Preferido em 2018, o Hyundai Creta (57.462) viu a aproximação do Nissan Kicks (56.062), novamente terceiro colocado.
Nº 1 entre 2015 e 2017 e vice no ano passado, o Honda HR-V (49.488) caiu para quarto, com a menor evolução da parte de cima da tabela. Principal novidade do segmento em 2019, o VW T-Cross (37.081) fechou o ano em alta superando o veterano Ford Ecosport (34.206) – esta foi a 1ª vez em que o precursor da categoria no Brasil ficou fora do top 5.
Na sequência vieram os dois representantes da Renault. Mesmo no último ano da atual geração, o Duster (26.091) cresceu mais do que o Captur (28.660) e encurtou a desvantagem em relação ao modelo mais novo. Em seu primeiro ano completo, o Citroën C4 Cactus (16.438) superou (por muito pouco) o Chevrolet Tracker (16.333), cuja nova geração será lançada neste 1º trimestre.
Sétimo colocado em 2017, o Honda WR-V (12.160) perdeu quase 18% de seus compradores e ficou fora do top 10. Apesar de renovado, o Peugeot 2008 (8.693) ficou sob ameaça do novato Caoa Chery Tiggo 5X (7.971). A marca sino-brasileira ainda viu o Tiggo 2 (6.250) crescer mais de 20%. Como curiosidade, o esquecido Kia Soul (360) foi quem mais avançou nos últimos 12 meses (+183,5%).
POS. |
MODELO |
TOTAL 2019 |
% 2019 |
TOTAL 2018 |
% 2018 |
% VARIAÇÃO 19/18 |
POS. 2018 |
1º |
JEEP RENEGADE |
68726 |
15,89% |
46344 |
13,42% |
48,30% |
4º |
2º |
HYUNDAI CRETA |
57462 |
13,28% |
48976 |
14,18% |
17,33% |
1º |
3º |
NISSAN KICKS |
56062 |
12,96% |
46812 |
13,56% |
19,76% |
3º |
4º |
HONDA HR-V |
49488 |
11,44% |
47959 |
13,89% |
3,19% |
2º |
5º |
VW T-CROSS |
37081 |
8,57% |
0 |
0,00% |
- |
- |
6º |
FORD ECOSPORT |
34206 |
7,91% |
34497 |
9,99% |
-0,84% |
5º |
7º |
RENAULT CAPTUR |
28660 |
6,62% |
26504 |
7,68% |
8,13% |
6º |
8º |
RENAULT DUSTER |
26091 |
6,03% |
23580 |
6,83% |
10,65% |
8º |
9º |
CITROËN C4 CACTUS |
16438 |
3,80% |
3351 |
0,97% |
390,54% |
12º |
10º |
CHEVROLET TRACKER |
16333 |
3,78% |
26100 |
7,56% |
-37,42% |
7º |
11º |
HONDA WR-V |
12160 |
2,81% |
14797 |
4,29% |
-17,82% |
9º |
12º |
PEUGEOT 2008 |
8693 |
2,01% |
9745 |
2,82% |
-10,80% |
10º |
13º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
7971 |
1,84% |
0 |
0,00% |
- |
- |
14º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
6250 |
1,44% |
5197 |
1,50% |
20,26% |
11º |
15º |
SUZUKI JIMNY |
1956 |
0,45% |
2207 |
0,64% |
-11,37% |
14º |
16º |
SUZUKI VITARA |
1244 |
0,29% |
1869 |
0,54% |
-33,44% |
15º |
17º |
TROLLER T4 |
1234 |
0,29% |
1480 |
0,43% |
-16,62% |
17º |
18º |
JAC T40 |
1097 |
0,25% |
2871 |
0,83% |
-61,79% |
13º |
19º |
JAC T50 / T5 |
579 |
0,13% |
645 |
0,19% |
-10,23% |
18º |
20º |
SUZUKI SCROSS |
380 |
0,09% |
589 |
0,17% |
-35,48% |
19º |
21º |
KIA SOUL |
360 |
0,08% |
127 |
0,04% |
183,46% |
20º |
22º |
LIFAN X60 |
155 |
0,04% |
1668 |
0,48% |
-90,71% |
16º |
|
|
432626 |
100,00% |
345318 |
100,00% |
25,28% |
|
Encerrando o último mês de 2019 com um avanço superior a 30% sobre 2018, o segmento teve a liderança do T-Cross pelo 2º mês seguido. O representante da VW alcançou seu novo recorde de vendas, mesma situação do vice-líder Hyundai Creta, ambos separados por apenas 6 unidades (6.631 x 6.625). Para não ficar de fora da festa, o Nissan Kicks (5.971) completou o pódio também em seu melhor momento.
Com o menor avanço entre os primeiros, o Jeep Renegade (5.705) caiu de segundo para quarto. Em alta de quase 40%, o Honda HR-V (5.145) completou o top 5. Pelo quinto mês seguido acima das 3 mil unidades, o Ford Ecosport (3.276), no entanto, vendeu menos do que no fim do ano passado.
O Renault Duster, com 3.171 unidades, teve seu melhor desempenho desde outubro de 2015 (3.052). Situação bem diferente do irmão Captur (1.760), que não vendia tão pouco desde fevereiro (1.746) e por pouco não perdeu a oitava posição para o Citroën C4 Cactus, que ultrapassou pela 1ª vez a barreira das 1,6 mil unidades (1.682).
Retornando ao top 10 mesmo em queda superior a 25% nos últimos 12 meses, o Chevrolet Tracker (1.523) alcançou seu melhor resultado desde abril (1.865) e abriu boa margem sobre o Honda WR-V (1.098), que por muito pouco não perdeu a posição para o Caoa Chery Tiggo 5X (1.051) pela 1ª vez.
POS. |
MODELO |
DEZ/19 |
NOV/19 |
DEZ/18 |
% DEZ 19 |
% NOV 19 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
VW T-CROSS |
6631 |
6256 |
0 |
14,56% |
14,81% |
5,99% |
- |
2º |
HYUNDAI CRETA |
6625 |
4608 |
4920 |
14,55% |
10,91% |
43,77% |
34,65% |
3º |
NISSAN KICKS |
5971 |
5035 |
4328 |
13,11% |
11,92% |
18,59% |
37,96% |
4º |
JEEP RENEGADE |
5705 |
6232 |
5498 |
12,53% |
14,76% |
-8,46% |
3,77% |
5º |
HONDA HR-V |
5145 |
4762 |
3719 |
11,30% |
11,28% |
8,04% |
38,34% |
6º |
FORD ECOSPORT |
3276 |
3211 |
3320 |
7,20% |
7,60% |
2,02% |
-1,33% |
7º |
RENAULT DUSTER |
3171 |
2749 |
2768 |
6,96% |
6,51% |
15,35% |
14,56% |
8º |
RENAULT CAPTUR |
1760 |
2837 |
3363 |
3,87% |
6,72% |
-37,96% |
-47,67% |
9º |
CITROËN C4 CACTUS |
1682 |
1358 |
1151 |
3,69% |
3,22% |
23,86% |
46,13% |
10º |
CHEVROLET TRACKER |
1523 |
1150 |
2053 |
3,34% |
2,72% |
32,43% |
-25,82% |
11º |
HONDA WR-V |
1098 |
1210 |
1202 |
2,41% |
2,86% |
-9,26% |
-8,65% |
12º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1051 |
967 |
0 |
2,31% |
2,29% |
8,69% |
- |
13º |
PEUGEOT 2008 |
771 |
813 |
808 |
1,69% |
1,92% |
-5,17% |
-4,58% |
14º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
620 |
493 |
837 |
1,36% |
1,17% |
25,76% |
-25,93% |
15º |
SUZUKI JIMNY |
129 |
223 |
151 |
0,28% |
0,53% |
-42,15% |
-14,57% |
16º |
TROLLER T4 |
109 |
79 |
107 |
0,24% |
0,19% |
37,97% |
1,87% |
17º |
SUZUKI VITARA |
94 |
95 |
123 |
0,21% |
0,22% |
-1,05% |
-23,58% |
18º |
JAC T40 |
75 |
62 |
195 |
0,16% |
0,15% |
20,97% |
-61,54% |
19º |
JAC T50 / T5 |
47 |
36 |
0 |
0,10% |
0,09% |
30,56% |
- |
20º |
KIA SOUL |
29 |
33 |
19 |
0,06% |
0,08% |
-12,12% |
52,63% |
21º |
SUZUKI SCROSS |
15 |
23 |
41 |
0,03% |
0,05% |
-34,78% |
-63,41% |
22º |
LIFAN X60 |
4 |
2 |
138 |
0,01% |
0,00% |
100,00% |
-97,10% |
|
|
45531 |
42234 |
34741 |
100,00% |
100,00% |
7,81% |
31,06% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos