Este é o primeiro flagra do SUV compacto que a Fiat prepara para lançar em 2021. O flagra foi feito pelo perfil Garagem 195 do Instagram numa rodovia em Campinas, no interior paulista, e mostra o modelo ainda bastante camuflado rodando em testes ao lado do futuro Jeep de 7 lugares, que está sendo desenvolvido para ser lançado também no ano que vem.
Faz tempo que a Fiat do Brasil deseja um SUV compacto para chamar de seu. Houve uma grande expectativa pela nacionalização do 500X europeu (irmão de projeto do Jeep Renegade), mas a FCA decidiu não criar concorrência para o modelo da Jeep por aqui. A opção da Fiat local foi desenvolver dois modelos de portes e visual um pouco diferentes. Este do flagra é o modelo compacto derivado da plataforma do Argo.
Projeções antecipam SUV abaixo do Renegade com teto curvo e elementos vindos da Toro
Como antecipado pelo Motor1.com em setembro do ano passado, quando publicamos projeções baseadas num mocape exibido no centro de estilo da FCA em Betim (MG), o SUV compacto terá porte um pouco inferior ao do Jeep Renegade, com desenho mais urbano e esportivo. Virá com traços inspirados no Argo e na Toro na dianteira, enquanto o teto será levemente curvado e terá pintura diferente da carroceria, incluindo a coluna traseira e um generoso spoiler sobre o vidro.
A camuflagem pesada revela que a fase de testes ainda está no começo, mas já é possível ter uma ideia do porte do modelo e das linhas do teto e posição das lanternas. A ideia da Fiat com esse SUV é vendê-lo abaixo do Renegade para brigar com Nissan Kicks, Honda WR-V e o futuro VW Nivus. Usará uma arquitetura evoluída do Argo e já virá com o novo motor 1.0 Firefly turbo com cerca de 120 cv, ligado a um também inédito câmbio automático do tipo CVT - até o lançamento, este conjunto já deve equipar o hatch.
O segundo SUV da Fiat terá um posicionamento mais familiar, com porte um pouco superior. Tudo levava a crer que esse modelo seria a versão de produção do conceito Fastback mostrado no Salão do Automóvel de 2018, derivado da Toro. Mas a Fiat diz que ele não passa de um estudo, então será preciso esperar até algum carro de teste sair da toca para termos uma ideia sobre ele.
Junto com o SUV da Fiat, também foi a primeira vez que o SUV de 7 lugares da Jeep foi avistado com a carroceria definitiva (antes ele estava sendo testado sob a carroceria alongada de um Compass). E nossas fontes que diziam que ele teria visual próprio estavam corretas, como é possível notar pela dianteira diferente e, principalmente, pelo longo entre-eixos. Repare como a porta traseira é grande, para facilitar o acesso à terceira fileira de bancos.
A expectativa é que a Jeep lance o modelo em 2021, nas versões flex e diesel. A primeira deverá ser equipada com o novo motor 1.3 Firefly turbo, com cerca de 180 cv de potência e câmbio automático de 6 marchas, enquanto a segunda terá uma versão atualizada do atual 2.0 Multijet (usado no Compass e Renegade), com câmbio automático de 9 marchas e tração integral.
Fotos: Reprodução Garagem 195
Projeções: João Kleber Amaral
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen cogita produção de modelo 'maior que Amarok' na Argentina
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Depois do Bigster, Dacia quer ampliar portfólio com possível rival do Golf
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Veja os lançamentos da Toyota para 2025, incluindo novo SUV nacional