Conceito híbrido estará disponível gratuitamente no Gran Turismo Sport a partir do 2º trimestre de 2020

A final do campeonato Gran Turismo Championship da FIA aconteceu em Monte Carlo e a Lamborghini aproveitou a ocasião para revelar o V12 Vision Gran Turismo. O conceito mostra como seria um carro futurista da empresa e que pode ser guiado somente no jogo Gran Turismo Sport, para PlayStation 4, com lançamento marcado para o 2º trimestre de 2020.

Galeria: Lamborghini V12 Vision Gran Turismo

Assim como os conceitos anteriores da série Vision Gran Turismo, como da Jaguar, Bugatti, Hyundai, Zagato e muito mais, o design do Lamborghini pode ser descrito como superdramático. É bem difícil entender exatamente onde está a porta do carro, por exemplo. E, ainda assim, consegue parecer bem harmônico e que cada peça está no lugar certo. Mitja Borkert, diretor do centro de design da Lamborghini, explicou um pouco sobre o carro:

“O Lamborghini V12 Vision Gran Turismo foi desenhado para ser o melhor carro virtual já feito para todos os gamers e fãs que amam nossa marca. É uma oportunidade para nossos designers talentosos e geniais se expressarem por completo e imaginar um carro que não apenas é fascinante e incrível de dirigir, mas que também reflete o comprometimento do centro de design em desenvolver tecnologias inovativas, especialmente no campo dos materiais leves e eletrificação.”

Lambo V12 Vision Gran Turismo

O monoposto virtual usa a mesma mecânica híbrida do Lamborghini Sian FKP 37. A fabricante não dá detalhes técnicos ou de performance do V12 Vision Gran Turismo, mas é bom lembrar como este conjunto funciona no Sian.

Lambo V12 Vision Gran Turismo

Estamos falando de um motor 6.5 V12 aspirado de 785 cv, mais um elétrico de 34 cv, chegando à potência combinada de 819 cv. O Sian é capaz de passar dos 350 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em menos de 2,8 segundos. Podemos esperar por uma melhoria no Vision Gran Turismo, já que o ambiente virtual permite usar coisas que não existem ainda no mundo real - a Chevrolet mostrou o Chaparral 2X que usava um motor a laser.

Toda a história e tradição da Lamborghini pode ser vista no V12 Vision Gran Turismo. O formato hexagonal das janelas retoma o estilo do conceito Lamborghini Marzal de 166, enquanto as luzes em forma de "Y" nos faróis e nas lanternas são uma evolução do design atual.

Lambo V12 Vision Gran Turismo

A linha de cintura divide as laterais em duas partes. Outro aspecto interessante é que as caixas de roda são separadas da carroceria, para dar um toque a mais de esportividade futurista ao conceito, que foca em ter espaço apenas para o motorista.

Lembra que falamos da ausência de uma porta? A Lamborghini diz que, para entrar no carro, o piloto terá que erguer todo o teto, como é feito em caças do exército e no conceito Lamborghini Egoista. Os controles estão todos concentrados no volante em forma de "U", enquanto as informações são mostradas direto no para-brisa por realidade aumentada.

Lambo V12 Vision Gran Turismo

Segundo Stefano Domeniclai, presidente e CEO da Lamborghini, diz que estes são prerrequisitos excelentes para "a diversão dos jovens entusiastas de videogames e de carros esportivos."