Desde que a Ford anunciou sua grande mudança estratégia com foco em veículos eletrificados e de maior rentabilidade, como picapes e SUVs, o mercado esperava um sinal mais claro de como seria essa nova Ford. Com a apresentação mundial do novo Mustang Mach-E, esse caminho começa a ficar mais claro. A boa notícia é que o Brasil também está neste trajeto.

Galeria: Ford Mustang Mach-E 2020

Logo após a revelação do Mustang Mach-E, conversei com Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul sobre a possibilidade da venda do primeiro SUV 100% elétrico da marca no Brasil. A resposta foi enfática: "sim, existe uma chance altíssima de vendermos o Mach-E no Brasil", disse Waters. O executivo também afirmou que acredita que no futuro da eletrificação e citou o fato de que a produção no México ajudará muito em sua estratégia para o mercado brasileiro. Além disso, a fabricante tem planos de lançar mais carros eletrificados, como o Escape Hybrid.

A sua provável chegada ao Brasil ainda deve demorar um pouco. Para o mercado norte-americano, o novo Mustang Mach-E só chegará em um ano, enquanto outros importantes mercados como China e Europa, só o receberão em 2021. 

Para o Brasil, Watters confirmou que a intenção será mostrar o Mach-E no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano que vem. No entanto, ressaltou que só gostaria de apresentar a novidade ao público brasileiro quando tiver uma data definida para a sua comercialização em nosso mercado, mas destacou que essa seria uma ótima estratégia para o Brasil.

2020 Ford Mustang Mach-E
Ford Mustang Mach-E 2020

O novo Mustang Mach-E será produzido na fábrica mexicana de Aguascalientes, unidade que produzia o Fiesta. Com o acordo comercial entre Brasil e México, o modelo teria o benefício tributário para ser vendido em nosso mercado. Além desta unidade, o Mach-E também será produzido na China apenas para atender o mercado local.

Em breve traremos mais detalhes e impressões a bordo do novo Mustang Mach-E. Acompanhe também a nossa cobertura in loco do Salão de Los Angeles, que abre a portas na próxima quarta-feira.

Por Fábio Trindade, de Los Angeles - EUA
Viagem à convite da Ford

Envie seu flagra! flagra@motor1.com