Agora é para valer. A Volkswagen iniciou a fabricação em série do ID.3 no complexo de Zwickau, dando início a uma nova era para a empresa ao começar sua linha de carros totalmente elétricos. O evento é tão importante para a VW que contou com a presença da chanceler alemã Angela Merkel e do CEO da marca, Herbert Diess.
Até 2028, o Grupo Volkswagen quer vender cerca de 22 milhões de veículos elétricos. O complexo em Zwickau terá papel importante, após receber um investimento de 1,2 bilhão de euros (cerca de R$ 5,3 bilhões) para ser convertido para montar apenas EVs. Até o final de 2020, a marca quer produzir cerca de 100 mil unidades na planta. Em 2021, o número subirá para 330 mil veículos por ano. Será a maior fábrica de carros elétricos da Europa.
O ID.3 é baseado na plataforma modular MEB, criada para uso exclusivo em carros elétricos. Isto ajuda o hatch a ter uma autonomia grande, muito espaço no interior e uma dirigibilidade mais dinâmica. Na Alemanha, a versão mais barata do compacto custará menos de 30 mil euros (R$ 133,6 mil). A chegada às lojas acontecerá de forma simultânea em toda a Europa, no 2º trimestre de 2020. Mais de 35 mil clientes no Velho Continente já encomendaram o carro.
A Volkswagen também investiu para que o ID.3 fosse produzido de uma forma "carbono neutro". Por exemplo, toda a energia usada na produção das baterias vem de fontes limpas. Os processos que não podem evitar a emissão de poluentes são compensados com investimentos em projetos de proteção e reflorestamento.
Com a transformação gradual da fábrica em Zwickau, a Volkswagen está, pela primeira vez, mudando uma linha de produção de carros para a mobilidade elétrica. A fase final da expansão acontecerá em 2021, quando terá seis modelos com plataforma MEB sendo montados para três marcas do Grupo VW. Todos os 8 mil funcionários receberam qualificação para lidar com as correntes de alta voltagem e o processo de montagem de carros elétricos.
Além de Zwickau, as fábricas de componentes em Braunschweig, Kassel, Salzgitter e Wolfsburg também estão envolvidas com o ID.3. Elas produzem componentes importantes como o motor elétrico e o sistema de baterias. As fábricas de carros em Emden e Hannover também devem começar a produzir veículos elétricos em 2022. A Volkswagen ainda quer criar uma fábrica de baterias, em parceria com a Northvolt.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.3 é 40% mais barato de produzir que o Golf elétrico
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Elétrico Volkswagen ID.3 pode ganhar versão esportiva
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Volkswagen ID.3 revela cabine tecnológica cheia de elementos digitais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volkswagen terá prejuízo de R$ 13.000 em cada I.D. Neo vendido