A Volkswagen tem uma missão, seguindo a estratégia chamada "goTOzero", para tornar todo o Grupo Volkswagen neutro em emissão de CO2 até 2050. O primeiro passo já foi dado, com o lançamento de seu primeiro carro elétrico de produção em massa, o ID.3. Ele inicia uma nova era de "mobilidade ecológica" da marca e que dará origem a outros modelos.
Em entrevista ao AutoExpress no Salão de Frankfurt (Alemanha), Christine Leuderalbert, especialista de marketing de produto da divisão de elétricos da VW, confirmou que a fabricante está discutindo a possibilidade de criar um ID.3 R, versão esportiva do hatch, com mais potência. No entanto, nada foi decidido até o momento.
“Nós estamos realmente considerando, mas precisamos estudar como um carro elétrico também pode ser um carro de alta performance", explica Leuderalbert. "Nós sabemos que os veículos elétricos tem ótima aceleração, mas ainda precisamos saber como o resto do pacote iria afetar a eficiência do carro."
Jurgen Stackmann, membro do conselho da Volkswagen, é bem mais otimista. "Se há um futuro para [a linha] R, ele deve ser elétrico", disse o executivo ao AutoExpress, indicando que é um pouco mais do que uma ideia. O único problema é o fato que mobilidade elétrica e carros de alto desempenho não combinam no momento.
“É muito simples. Estamos mesmo pensando no que fazer com estes carros, porque se você está se mexendo para zerar emissões, é difícil imaginar que você irá encher o mundo de veículos potentes", adiciona Stackmann. "Nós precisamos definir o que é [um carro] R no mundo elétrico; é diferente do que está no Golf ou em outros carros."
Os carros elétricos ainda tem muitos pontos a resolver, como autonomia e velocidade de recarga. Quanto mais rápido ele for, mais força ele demanda e, consequentemente, mais ele vai gastar a energia armazenada, reduzindo drasticamente a autonomia. E, como recarregar leva muito tempo, um esportivo elétrico ainda é inviável. A Volkswagen está buscando o desempenho, na forma do ID.R, mas ainda precisa conseguir unir eficiência com desempenho.
Fonte: AutoExpress
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen ID.3 é 40% mais barato de produzir que o Golf elétrico
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Volkswagen ID.3 (hatch elétrico) começa a ser produzido na Alemanha
Crise na Nissan deve levar à renúncia de chefe financeiro
Volkswagen ID.3 revela cabine tecnológica cheia de elementos digitais
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história
Volkswagen terá prejuízo de R$ 13.000 em cada I.D. Neo vendido