Conceito tem enormes portas asas de gaivota e pode rodar por 500 km

O Salão de Tóquio (Japão) está cheio de conceitos. A Lexus aproveitou o evento para mostrar o LF-30, um carro elétrico que mostra as ambições da fabricante para o segmento. O EV aparece na forma de um modelo com asas de gaivota enormes e um gigantesco vidro que vai da frente do veículo até a parte de trás.

Galeria: Lexus LF-30 Concept 2019

Ele não parece ser um carro grande, mas é só a impressão que ele passa, pois o LF-30 é bem largo - tem 5,09 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,60 de altura, com um entre-eixos generoso de 3,20 m. Ele pesa 2.400 kg, consequência do conjunto de baterias e dos quatro motores elétricos - um em cada roda. Este conjunto permite que ele tenha tração dianteira, traseira ou integral, dependendo da condição escolhida.

Com uma potência combinada de 544 cv e 71,3 kgfm de torque, o conceito seria capaz de acelerar até 100 km/h em apenas 3,8 segundos, com uma velocidade máxima de 200 km/h. Os quatro motores são abastecidos por um conjunto de baterias de 110 kWh montado no assoalho para melhorar o cento de gravidade e, consequentemente, sua dirigibilidade.

Antecipando um carro previsto somente para 2030, a Lexus diz que o LF-30 tem autonomia de 500 km, segundo o método de medição do ciclo WLTP. Quando estiver sem carga, ele pode ser recarregado com uma corrente de 150 kW sem ter que usar um cabo, pois ele foi desenvolvido para usar recarga por indução.

Lexus LF-30 Concept 2019
Lexus LF-30 Concept 2019

O carro traz funções interessantes, como a possibilidade de ajustar a opacidade dos vidros laterais, enquanto a ausência de uma coluna B faz com que seja mais fácil entrar e sair do veículo. O interior futurista faz com que o banco do passageiro dianteiro imite o assento de classe executivo de um avião e há uma enorme tela na frente, com várias funções.

O teto de vidro na parte de cima dos bancos traseiros tem dois propósitos, servindo também como um display com realidade aumentada capaz de mostrar informações como navegação, vídeos ou um céu estrelado. Ele pode ser controlado por gestos. Por fim, o conceito ainda tem o Lexus Airporter, um drone que carrega suas malas de dentro da sua casa direto para o porta-malas.

Fotos: divulgação e Fábio Trindade