Esportivos terão motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de 6 marchas

Apresentados no Salão do Automóvel de 2018, os novos Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS eram esperados para chegar às lojas em 2019. Mas, diante de tantos lançamentos e com a chegada do Golf GTE em novembro, a fabricante confirma que a dupla de esportivos acabou ficando para o começo de 2020. Preços ainda não foram divulgados.

Galeria: Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS

A receita será a mesma dos conceitos apresentados no Salão de São Paulo, aproveitando o visual do Polo GTI vendido na Europa, mas com uma mecânica mais mansa. A dupla terá o motor 1.4 TSI flex de até 150 cv e 25,5 kgfm de torque, já conhecido de outros modelos como Golf, Jetta e T-Cross. E, como já adiantado pelo protótipo, não terá opção manual, sendo equipado somente com o câmbio automático de 6 marchas. Além do novo motor, tanto o Volkswagen Polo GTS quanto o Virtus GTS contam suspensão recalibrada para a nova proposta (barra estabilizadora mais grossa na dianteira e eixo mais rígido na traseira). Os freios são os mesmos das versões Highline 1.0 TSI. 

Ao menos teremos os faróis full-LED que vimos no carro no Salão, assim como os bancos esportivos e detalhes vermelhos no interior. Utilizará rodas de liga leve de 17 polegadas de série, com pneus 205/50 - é possível que possa ser equipado com rodas de 18" como opcional - já vimos um protótipo do carro com estas rodas.

Como a inspiração é o Polo GTI europeu, hatch e sedã GTS trazem elementos semelhantes, como o volante de base achatada (mas não o utilizado pelo Golf GTI), contornos vermelhos nas saídas do ar-condicionado, spoiler na parte de cima do porta-malas e uma faixa vermelha passando pela grade frontal. O para-choque foi redesenhado e ganhou entrada de ar maior.

Volkswagen Virtus GTS
Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS

A lista de equipamentos dos esportivos deve ser a mesma que a versão Highline, somando a maior parte dos opcionais, como o painel de instrumentos digital Active Info Display, central multimídia Discover Media com tela de 8", sensor de chuva, sensor crepuscular, câmera de ré e mais.

Mesmo que a estreia do Volkswagen Polo GTS e Virtus GTS seja somente em 2020, Motor1.com participa da apresentação dos protótipos pré-produção. A marca diz que eles estão com a parte mecânica praticamente pronta. Traremos nossas impressões dos esportivos em breve.

'

Fotos e informações: Daniel Messeder