As vendas de picapes pequenas em agosto registraram avanço de 4% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com um detalhe: graças exclusivamente ao desempenho da líder Fiat Strada (6.725), em alta de quase 10%.
Apesar de ter uma leve retração no período, a VW Saveiro (4.235) cresceu 21% sobre julho e teve seu mês mais forte desde setembro passado (4.334). Com a maior queda em relação a 2018, a Chevrolet Montana (1.275) pelo menos alcançou seu melhor desempenho em 2019.
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
AGO/19 |
JUL/19 |
AGO/18 |
% AGO 19 |
% JUL 19 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
FIAT STRADA |
6725 |
7025 |
6117 |
54,97% |
60,58% |
-4,27% |
9,94% |
2º |
VW SAVEIRO |
4235 |
3500 |
4237 |
34,61% |
30,18% |
21,00% |
-0,05% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
1275 |
1072 |
1402 |
10,42% |
9,24% |
18,94% |
-9,06% |
|
|
12235 |
11597 |
11756 |
100,00% |
100,00% |
5,50% |
4,07% |
Entre as picapes médias e grandes, a Fiat Toro (5.382) se manteve acima dos 30% de participação, embora vendendo quase 13% a menos do que há doze meses. Vice-líder, a Toyota Hilux (3.300) viu cair para menos de 250 unidades a vantagem sobre uma Chevrolet S10 (3.053) que cresceu mais de 15%.
Pelo quinto mês seguido na quarta posição, a Ford Ranger (2.133) ainda não havia superado as 2 mil unidades no ano. Fechando o top 5, a VW Amarok (1.638) viu a rival abrir quase 500 unidades de diferença. Com a maior retração das primeiras colocadas, a Renault Duster Oroch ficou abaixo das mil unidades (958). A Nissan Frontier (659) foi, pelo 3º mês consecutivo, quem mais evoluiu nas duas categorias (+79%).
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
AGO/19 |
JUL/19 |
AGO/18 |
% AGO 19 |
% JUL 19 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
FIAT TORO |
5382 |
6212 |
6172 |
30,02% |
31,91% |
-13,36% |
-12,80% |
2º |
TOYOTA HILUX |
3300 |
3855 |
3539 |
18,41% |
19,80% |
-14,40% |
-6,75% |
3º |
CHEVROLET S10 |
3053 |
3093 |
2644 |
17,03% |
15,89% |
-1,29% |
15,47% |
4º |
FORD RANGER |
2133 |
1830 |
2175 |
11,90% |
9,40% |
16,56% |
-1,93% |
5º |
VW AMAROK |
1638 |
1668 |
1720 |
9,14% |
8,57% |
-1,80% |
-4,77% |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
958 |
1105 |
1374 |
5,34% |
5,68% |
-13,30% |
-30,28% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
806 |
1032 |
1046 |
4,50% |
5,30% |
-21,90% |
-22,94% |
8º |
NISSAN FRONTIER |
655 |
659 |
366 |
3,65% |
3,39% |
-0,61% |
78,96% |
9º |
RAM 2500 |
1 |
11 |
87 |
0,01% |
0,06% |
-90,91% |
-98,85% |
|
|
17926 |
19465 |
19123 |
100,00% |
100,00% |
-7,91% |
-6,26% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela