As vendas de sedãs compactos em agosto recuaram pouco mais de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado só não foi pior porque os dois modelos mais vendidos do segmento tiveram avanços expressivos. Preferido por 7.251 consumidores, o Chevrolet Prisma cresceu quase 20% mesmo às vésperas da nova geração.
A maior evolução, no entanto, veio da Ford. Impulsionado pelas fortes vendas diretas, o Ford Ka Sedan (4.593) cresceu mais de 50% no período e teve seu segundo melhor resultado em 2019. Este foi o terceiro mês consecutivo do modelo na segunda posição. Embora mais próximo do que em julho, o VW Virtus (4.334) recuou quase 7% nos últimos 12 meses.
Assim como o Ka Sedan, o Hyundai HB20S (3.536) teve o segundo melhor desempenho desde janeiro e abriu boa vantagem sobre o VW Voyage (2.856). Com crescimento mais modesto do que os adversários do top 5, o Toyota Yaris Sedan (2.365) por pouco não foi ultrapassado pelo Renault Logan reestilizado (2.280).
Quem não consegue se aproximar dos primeiros colocados é o Fiat Cronos. Mesmo com promoções constantes, o modelo emplacou 1.782 unidades, 55,7% a menos do que em 2018, e ficou atrás do Nissan Versa (1.875). Fechando o top 10, o Chevrolet Cobalt (1.416) viveu seu melhor momento de 2019.
Atrás do Honda City (1.159) e do Toyota Etios Sedan (987), o Fiat Grand Siena teve seu pior mês desde janeiro de 2002, último com dados ainda divulgados pela Fenabrave. Ainda sem conseguir emplacar no mercado, o Caoa Chery Arrizo 5 conseguiu apenas 201 emplacamentos.
Sedãs Compactos | ||||||||
POS. | MODELO | AGO/19 | JUL/19 | AGO/18 | % AGO 19 | % JUL 19 | VARIAÇÃO AGO/JUL | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | CHEVROLET PRISMA | 7251 | 8377 | 6118 | 20,43% | 23,73% | -13,44% | 18,52% |
2º | FORD KA SEDAN | 4593 | 4572 | 3049 | 12,94% | 12,95% | 0,46% | 50,64% |
3º | VW VIRTUS | 4334 | 3811 | 4649 | 12,21% | 10,80% | 13,72% | -6,78% |
4º | HYUNDAI HB20S | 3536 | 3400 | 3188 | 9,96% | 9,63% | 4,00% | 10,92% |
5º | VW VOYAGE | 2856 | 3010 | 2562 | 8,05% | 8,53% | -5,12% | 11,48% |
6º | TOYOTA YARIS SEDAN | 2365 | 2487 | 2250 | 6,66% | 7,05% | -4,91% | 5,11% |
7º | RENAULT LOGAN | 2280 | 1272 | 2775 | 6,42% | 3,60% | 79,25% | -17,84% |
8º | NISSAN VERSA | 1875 | 1988 | 2496 | 5,28% | 5,63% | -5,68% | -24,88% |
9º | FIAT CRONOS | 1782 | 1392 | 4026 | 5,02% | 3,94% | 28,02% | -55,74% |
10º | CHEVROLET COBALT | 1416 | 1001 | 2189 | 3,99% | 2,84% | 41,46% | -35,31% |
11º | HONDA CITY | 1159 | 1241 | 1212 | 3,26% | 3,52% | -6,61% | -4,37% |
12º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 987 | 1138 | 1261 | 2,78% | 3,22% | -13,27% | -21,73% |
13º | FIAT GRAND SIENA | 862 | 1361 | 1603 | 2,43% | 3,86% | -36,66% | -46,23% |
14º | CAOA CHERY ARRIZO 5 | 201 | 245 | 0 | 0,57% | 0,69% | -17,96% | - |
15º | FORD NEW FIESTA SEDAN | 2 | 4 | 63 | 0,01% | 0,01% | -50,00% | -96,83% |
|
| 35499 | 35299 | 37441 | 100,00% | 100,00% | 0,57% | -5,19% |
Observação:
- Sedãs de entrada e sedãs compactos, separados até maio, passaram a fazer parte de uma única análise a partir dos dados de junho/18.
Fonte: Fenabrave