A Hyundai se prepara para entrar em um dos mercados mais competitivos do mundo e no segmento que é tradicionalmente dominado por marcas locais. Estamos falando da inédita picape média da Hyundai que será lançada nos Estados Unidos já em 2020. E seu sucesso impactará diretamente em uma futura rival para a Toro aqui no Brasil.
Enquanto a montadora no Brasil trabalha nos últimos detalhes para o lançamento da nova geração do HB20, Motor1.com conversou com o Angel Martinez, Vice-Presidente da Hyundai Motor Brasil para as áreas de Vendas, Pós-Vendas, Marketing, Relações Públicas e Logística sobre uma possível entrada na marca no segmento de picapes.
Martinez foi enfático ao afirmar que a montadora "está sempre de olho em segmentos que pode atuar", sem citar um em específico. Quando questionado sobre a Creta STC, versão conceitual de uma picape derivada do Creta mostrado no Salão do Automóvel, o executivo afirmou que é uma possibilidade, mas como se trata de um segmento inédito para a marca no mundo todo, será necessário esperar o lançamento da primeira picape da Hyundai, maior, nos Estados Unidos para entender a receptividade do modelo.
Se por lá quem dão as cartas são Ford F-150 e Chevrolet Silverado, modelos tradicionais dominam por aqui, caso da Toyota Hilux, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier. O sucesso da Fiat Toro também é um bom indicador para a picape derivada do Creta. Vale lembrar que a Volkswagen também entrará neste segmento específico com a Tarok.
Outro fator determinante para a decisão da nova picape Hyundai no Brasil é o cenário econômico. Para que seja possível produzir outro modelo no Brasil, a Hyundai precisa ampliar a sua capacidade de produção por aqui. De acordo com Martinez, isso pode até acontecer, mas uma decisão depende de indicadores e mercado mais estáveis. A variação cambial e a situação da Argentina também interferem diretamente em possível plano de expansão.
De qualquer forma, o projeto de picape para o Brasil depende do sucesso que a Hyundai vai ter nos Estados Unidos. Recentemente, vimos que Mercedes-Benz agitou o mundo com o lançamento da Classe X, mas que por questões de receptividade de mercado, já está com os dias contados e teve o seu lançamento para o mercado brasileiro cancelado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil