A Hyundai se prepara para entrar em um dos mercados mais competitivos do mundo e no segmento que é tradicionalmente dominado por marcas locais. Estamos falando da inédita picape média da Hyundai que será lançada nos Estados Unidos já em 2020. E seu sucesso impactará diretamente em uma futura rival para a Toro aqui no Brasil.
Enquanto a montadora no Brasil trabalha nos últimos detalhes para o lançamento da nova geração do HB20, Motor1.com conversou com o Angel Martinez, Vice-Presidente da Hyundai Motor Brasil para as áreas de Vendas, Pós-Vendas, Marketing, Relações Públicas e Logística sobre uma possível entrada na marca no segmento de picapes.
Martinez foi enfático ao afirmar que a montadora "está sempre de olho em segmentos que pode atuar", sem citar um em específico. Quando questionado sobre a Creta STC, versão conceitual de uma picape derivada do Creta mostrado no Salão do Automóvel, o executivo afirmou que é uma possibilidade, mas como se trata de um segmento inédito para a marca no mundo todo, será necessário esperar o lançamento da primeira picape da Hyundai, maior, nos Estados Unidos para entender a receptividade do modelo.
Se por lá quem dão as cartas são Ford F-150 e Chevrolet Silverado, modelos tradicionais dominam por aqui, caso da Toyota Hilux, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier. O sucesso da Fiat Toro também é um bom indicador para a picape derivada do Creta. Vale lembrar que a Volkswagen também entrará neste segmento específico com a Tarok.
Outro fator determinante para a decisão da nova picape Hyundai no Brasil é o cenário econômico. Para que seja possível produzir outro modelo no Brasil, a Hyundai precisa ampliar a sua capacidade de produção por aqui. De acordo com Martinez, isso pode até acontecer, mas uma decisão depende de indicadores e mercado mais estáveis. A variação cambial e a situação da Argentina também interferem diretamente em possível plano de expansão.
De qualquer forma, o projeto de picape para o Brasil depende do sucesso que a Hyundai vai ter nos Estados Unidos. Recentemente, vimos que Mercedes-Benz agitou o mundo com o lançamento da Classe X, mas que por questões de receptividade de mercado, já está com os dias contados e teve o seu lançamento para o mercado brasileiro cancelado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil