Após anos de desenvolvimento seguinte da apresentação do conceito em 2015, a picape Hyundai Santa Cruz parece se aproximar do lançamento oficial. Em matéria publicada nesta semana, o site TheDetroitBureau.com adianta que os trabalhos relacionados ao projeto já estão sendo finalizados e que o lançamento deve acontecer no máximo entre o fim de 2020 e o início de 2021. "Acabamos de ter uma reunião para analisar o design", disse Kyung Soo Lee, CEO da Hyundai Motor America.

Mais sobre a Hyundai:

Construída ao mesmo estilo da Honda Ridgeline (que usa plataforma do SUV Pilot) e da Fiat Toro (base derivada do Jeep Renegade), a Santa Cruz será uma picape do tipo monobloco montada provavelmente sobre a arquitetura do New Tucson. A ideia da marca será oferecer um modelo alternativo às camionetes feitas sobre chassi e com apelo mais voltado para jovens com até 30 anos - descritos como "aventureiros urbanos" que buscam um veículo diferenciado no visual e ao mesmo tempo capaz de transportar cargas.

Hyundai Santa Cruz Crossover Truck Concept
 

Pelo que se sabe até agora, a versão de produção terá cabine dupla, capacidade para levar até 5 passageiros e design carregado de agressividade. A caçamba poderá ser equipada com uma série de acessórios de fábrica, incluindo extensores, trilhos e ganchos de amarração. O espaço será suficiente para levar uma motocicleta, adiantam informantes. 

Sob o capô, o conceito apresentado em Detroit tinha motor 2.0 turbodiesel de 190 cv, mas este propulsor dificilmente será oferecido na América do Norte. Dessa forma, as motorizações mais cotadas são o 1.6 turbo com 204 cv ou 2.4 aspirado de 185 cv, ambas a gasolina. Preços ficarão na cada dos US$ 18 mil, já que a ideia é posicionar a Santa Cruz abaixo das médias tradicionais de forma competitiva.

Hyundai Creta STC Concept
Hyundai Creta STC Concept

Picapes Hyundai

Além da Santa Cruz, a Hyundai alimenta outros planos para o segmento de picapes em nível global. Alguns rumores apontam para o lançamento de um modelo exclusivo para a América Latina, derivado do conceito Creta STC apresentado na edição passada do Salão do Automóvel. Outras especulações falam em uma picape maior, construída sobre chassi, para brigar com a Toyota Hilux em mercados da Ásia e da Oceania.

Fonte: TheDetroitBureau.com

Galeria: Hyundai Santa Cruz Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com