Após a divulgação de uma série de flagras e projeções, a Audi oficializa nesta terça-feira (23) a apresentação do aguardado Q3 Sportback. Até então chamado de Q4 (nomenclatura que, teoricamente, seguiria o padrão adotado pela marca para sua linha de SUVs), o modelo estreia com o mesmo sobrenome dos primos A3, A5 e A7 e tem a missão de se posicionar como alternativa mais estilosa e esportivo ao Q3 convencional.
Para tanto, o crossover aposta no estilo cupê evidenciado pelo caimento acentuado do teto e pelo acerto esportivo dado à direção e suspensão. Neste primeiro momento, a versão mais potente dispõe de 230 cv, mas opções mais dinâmicas serão lançadas posteriormente.
Na comparação com o Q3 tradicional, o Sportback é aproximadamente 1,5 centímetro mais longo e 3 cm mais baixo. Apesar disso, a distância entre-eixos foi mantida em 2,68 metros e o porta-malas segue acomodando 530 litros em posição convencional (com os bancos rebatidos a capacidade caiu 100 litros, para 1.400). O design no geral não foge da proposta do Q3, mas há personalidade própria nas linhas da grade e, naturalmente, no caimento da traseira. Entre outros destaques, a tampa do porta-malas foi redesenhada (ganhou vincos mais fortes e definidos) e o para-choque recebeu difusores. Também é novo o desenho das rodas, que variam de 17 até 20 polegadas, dependendo da versão.
Na cabine, à primeira vista não é possível notar grandes diferenças na comparação com o Q3. Entre os principais recursos, destaque para o quadro de instrumentos totalmente digital com 12,3 polegadas e para o sistema de entretimento MMI Plus com tela sensível ao toque 10,1 polegadas. No quesito equipamentos, há assistente de voz Alexa da Amazon, três entradas USB-C e uma USB-A, alerta de mudança de faixa e um sistema que capta informações sobre o trânsito e avisa o motorista sobre o tempo do próximo sinal verde à frente. A Audi explica que o carro recebe os dados através de um computador central e um servidor fica responsável por manter o condutor informado.
Ainda em relação ao Q3, o Sportback se diferencia pelos ajustes próprios da direção e da suspensão. Os acertos foram definidos para reforçar a pegada esportiva do carro e incluem amortecedores adaptáveis e controle dinâmico da direção. Sob o capô, a oferta de motores inclui neste primeiro momento três opções: 2.0 turbodiesel de 150 cv ou 190 cv (34,7 e 40,8 kgfm de torque, respectivamente) e 2.0 turbo a gasolina de 230 cv (35,7 kgfm). Posteriormente, será oferecido um 1.5 a gasolina de 150 cv e 25,5 kgfm de torque equipado com sistema híbrido-leve de 48 volts. Dependendo da escolha do motor, o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automatizado DSG de 7 marchas e dupla embreagem. A versão RS, já em desenvolvimento, deverá superar os 400 cv.
Par celebrar o lançamento, será lançada uma edição especial equipada com rodas de 20 polegadas, faróis Matrix em LED e pacote visual S-Line. As vendas na Europa serão iniciadas no final do ano.
Fonte: Audi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi Q3 ganha nova série especial e preço sobe: veja os valores
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Fábrica do Volkswagen T-Cross e Audi Q3 no Brasil completa 25 anos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova geração do Audi Q3 entrará na moda dos SUVs com faróis divididos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Audi Q3 2025: veja como pode ficar o SUV que chega ano que vem