Nova transmissão identificada pelo codinome MQ281 promete ganhos reais em eficiência

Apesar do apetite do mercado brasileiro e internacional por câmbio automáticos, a Volkswagen não pretende deixar de lado o desenvolvimento de novas caixas do tipo manual. A marca está finalizando o projeto de uma nova transmissão para suceder as atuais MQ250 e MQ350 e deverá apresentá-la ao mercado junto com a nova geração do Passat. Detalhes ainda são mantidos sob sigilo, mas tudo indica se tratar de uma arquitetura completamente nova e concebida para proporcionar o máximo possível de eficiência, com redução de consumo e consequentemente de emissões de CO2.

Galeria: Volkswagen Passat 2019

“Com a MQ281 [codinome da transmissão], desenvolvemos uma caixa de câmbio manual altamente eficiente e que em breve será introduzida em várias categorias de veículos de alto volume”, explicou o chefe de desenvolvimento de tração na VW, Helmut Göbbels. “Aqui empregamos métodos de desenvolvimento virtual, o que nos permitiu projetar um sistema completamente novo para a lubrificação da caixa: usando uma variedade de medidas para a simulação do uso de óleo, conseguimos obter uma lubrificação uniforme e ideal para as engrenagens e rolamentos, reduzindo a quantidade necessária para apenas 1,5 litro”, detalhou.

Além do Passat, a caixa equipará veículos de outros segmentos, incluindo SUVs (principalmente os comercializados na Europa, região que prefere câmbio manuais). A produção será concentrada nas fábricas de de Córdoba, Argentina, e Barcelona, na Espanha - justamente as únicas plantas em que a VW produz câmbios manuais em todo o mundo.

Fonte: Volkswagen