O fim da oferta da Volkswagen Golf Variant no Brasil foi só um passo em uma mudança maior. A fabricante alemã confirma que irá encerrar a produção da perua e de sua versão aventureira Alltrack na fábrica em Puebla (México), o que afetará também os Estados Unidos, onde o modelo é vendido como Golf SportWagen. A Variant já deixou de ser montada, enquanto a Alltrack ainda continuará em produção até dezembro de 2019.
Assim como foi com o Fusca, a Golf Variant mexicana sai de linha para abrir espaço para um carro mais importante para a fabricante: o VW Tarek, SUV médio que será posicionado abaixo do Tiguan. O México será responsável pela produção do modelo para o mercado norte-americano tem lançamento marcado para a região em 2021 – inclusive no Brasil. Segundo a fabricante, os crossovers representam mais de 50% das vendas da marca no 1º semestre de 2019 nos EUA, graças ao Atlas e Tiguan.
Por aqui, a perua deixou de ser oferecida em fevereiro deste ano, encerrando a importação do México. A razão, assim como nos EUA, é a baixa procura pela Golf Variant. Todo o segmento das station wagons continua a cair no Brasil, representando menos de 0,5% do mercado nacional. A Volkswagen até encerrou a produção de outra perua, a SpaceFox, que também será substituída pelo SUV Tarek na fábrica argentina em General Pacheco.
O futuro da Golf Variant em outros mercados também é uma dúvida. Até o momento, a fabricante confirma o lançamento somente da versão hatchback do Golf, com variantes esportivas GTI e R, e a híbrida GTE. Rumores dizem que a carroceria perua será descontinuada na oitava geração, para dar espaço não só para SUVs, como também para os modelos elétricos da linha ID.3.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Golf Variant 2024 acompanha facelift e mostra força das peruas
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Flagra: nova Volkswagen Golf Variant parece pronta para o lançamento
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Golf Variant VR6 e Variant R: encontro histórico após 25 anos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Flagra: Volkswagen Golf Variant 2021 aparece praticamente limpa na Europa