Toyota RAV4 é carro mais vendido nos EUA; Picapes lideram no geral
Estreia do novo Corolla não ajuda sedã, que continua perdendo para o Honda Civic
Em seu pior primeiro semestre desde 2014, o mercado automotivo norte-americano registrou pouco mais de 8,4 milhões de unidades vendidas, 2,4% a menos do que no mesmo período de 2018. Para se ter uma ideia, as seis montadoras mais bem posicionadas tiveram números piores do que os do ano passado.
A Ford, com 1.189.670 unidades, manteve uma confortável liderança sobre a Toyota (1.016.373). Sexta, a Jeep (456.281) foi a que perdeu mais espaço dentre as dez primeiras (-7,8%). A Ram (333.168), em alta de 28%, encostou na Hyundai (333.328). A maior evolução, no entanto, foi da Tesla (84.575, +64%), agora a menos de 17 mil unidades da Audi – no ano passado a diferença entre as duas havia sido superior a 56 mil unidades.
Por modelos, nenhuma alteração no topo: embora em leve queda, a Ford F-Series emplacou quase 450 mil unidades. O grande destaque desta 1ª parte de 2019, entretanto, foi a segunda colocada. Com nova geração, a Ram Pick-up se aproximou das 300 mil unidades (299.480) e abriu boa vantagem sobre a Chevrolet Silverado (256.776).
Galeria: Toyota RAV4 Hybrid 2019
Aproveitando-se da retração dos principais adversários, o Toyota RAV4 (200.610) assumiu o topo da preferência entre os automóveis, com quase 24 mil unidades de vantagem sobre o CR-V (176.944). Encostado no Honda, o Toyota Camry (176.008) se manteve como o sedã nº 1. Líder entre os autos no mesmo período do ano passado, o Nissan Rogue (175.267) caiu para o sétimo lugar.
Em alta de pouco mais de 11%, o Chevrolet Equinox (174.157) deixou para trás Honda Civic (169.172) e Toyota Corolla (152.868), ambos em momento negativo. Embora fora do top 20 e com aposentadoria confirmada pela Ford para o fim do ano que vem, o Fusion emplacou quase 100 mil unidades (96.351).
A maior evolução dentre todos os modelos do top 50 foi elétrica: com 66.975 unidades, o Tesla Model 3 praticamente triplicou as vendas de 2018 e se aproximou do top 30 como o modelo premium mais vendido na maior economia mundial. O VW Jetta, com quase 50 mil unidades (48.973), teve o 2º maior crescimento (+48,3%).
POS. |
MODELO |
1º SEM.19 |
% MERCADO |
1º SEM.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD F-SERIES |
448.398 |
5,3% |
451.138 |
-0,6% |
2 |
RAM PICK-UP |
299.480 |
3,6% |
233.539 |
28,2% |
3 |
CHEVROLET SILVERADO |
256.776 |
3,0% |
291.074 |
-11,8% |
4 |
TOYOTA RAV4 |
200.610 |
2,4% |
198.390 |
1,1% |
5 |
HONDA CR-V |
176.944 |
2,1% |
179.588 |
-1,5% |
6 |
TOYOTA CAMRY |
176.008 |
2,1% |
178.795 |
-1,6% |
7 |
NISSAN ROGUE |
175.267 |
2,1% |
215.202 |
-18,6% |
8 |
CHEVROLET EQUINOX |
174.157 |
2,1% |
156.366 |
11,4% |
9 |
HONDA CIVIC |
169.172 |
2,0% |
176.242 |
-4,0% |
10 |
TOYOTA COROLLA |
152.868 |
1,8% |
161.462 |
-5,3% |
11 |
FORD ESCAPE |
133.099 |
1,6% |
144.627 |
-8,0% |
12 |
HONDA ACCORD |
129.435 |
1,5% |
138.290 |
-6,4% |
13 |
JEEP GRAND CHEROKEE |
123.272 |
1,5% |
109.313 |
12,8% |
14 |
TOYOTA TACOMA |
121.866 |
1,4% |
116.266 |
4,8% |
15 |
JEEP WRANGLER |
116.995 |
1,4% |
133.492 |
-12,4% |
16 |
TOYOTA HIGHLANDER |
111.183 |
1,3% |
114.254 |
-2,7% |
17 |
NISSAN SENTRA |
109.899 |
1,3% |
115.676 |
-5,0% |
18 |
NISSAN ALTIMA |
108.777 |
1,3% |
123.792 |
-12,1% |
19 |
FORD EXPLORER |
101.823 |
1,2% |
128.706 |
-20,9% |
20 |
GMC SIERRA |
97.404 |
1,2% |
100.874 |
-3,4% |
21 |
JEEP CHEROKEE |
97.210 |
1,2% |
113.719 |
-14,5% |
22 |
FORD FUSION |
96.351 |
1,1% |
86.978 |
10,8% |
23 |
SUBARU OUTBACK |
93.711 |
1,1% |
90.978 |
3,0% |
24 |
SUBARU FORESTER |
86.219 |
1,0% |
79.277 |
8,8% |
25 |
HYUNDAI ELANTRA |
84.971 |
1,0% |
99.728 |
-14,8% |
26 |
JEEP COMPASS |
75.513 |
0,9% |
87.510 |
-13,7% |
27 |
MAZDA CX-5 |
74.383 |
0,9% |
81.012 |
-8,2% |
28 |
FORD TRANSIT |
73.106 |
0,9% |
71.412 |
2,4% |
29 |
CHEVROLET TRAVERSE |
72.375 |
0,9% |
73.820 |
-2,0% |
30 |
DODGE GRAND CARAVAN |
71.947 |
0,9% |
86.778 |
-17,1% |
31 |
HONDA PILOT |
68.452 |
0,8% |
76.079 |
-10,0% |
32 |
HYUNDAI SANTA FE |
67.571 |
0,8% |
59.185 |
14,2% |
33 |
TESLA MODEL 3 |
66.975 |
0,8% |
24.367 |
174,9% |
34 |
HYUNDAI TUCSON |
65.954 |
0,8% |
69.949 |
-5,7% |
35 |
CHEVROLET COLORADO |
65.163 |
0,8% |
69.875 |
-6,7% |
36 |
FORD EDGE |
64.234 |
0,8% |
68.048 |
-5,6% |
37 |
TOYOTA 4RUNNER |
62.873 |
0,7% |
64.828 |
-3,0% |
38 |
GMC ACADIA |
59.621 |
0,7% |
50.009 |
19,2% |
39 |
SUBARU CROSSTREK |
58.459 |
0,7% |
74.475 |
-21,5% |
40 |
VW TIGUAN |
57.331 |
0,7% |
55.395 |
3,5% |
41 |
KIA SOUL |
55.583 |
0,7% |
50.032 |
11,1% |
42 |
TOYOTA TUNDRA |
54.497 |
0,6% |
55.792 |
-2,3% |
43 |
CHEVROLET TAHOE |
53.795 |
0,6% |
50.523 |
6,5% |
44 |
CHEVROLET MALIBU |
53.556 |
0,6% |
76.417 |
-29,9% |
45 |
KIA OPTIMA |
50.469 |
0,6% |
46.876 |
7,7% |
46 |
GMC TERRAIN |
50.352 |
0,6% |
55.290 |
-8,9% |
47 |
VW JETTA |
48.973 |
0,6% |
33.012 |
48,3% |
48 |
BUICK ENCORE |
48.897 |
0,6% |
48.634 |
0,5% |
49 |
NISSAN VERSA |
48.700 |
0,6% |
45.684 |
6,6% |
50 |
CHRYSLER PACIFICA |
48.457 |
0,6% |
63.024 |
-23,1% |
POS. |
MARCA |
1º SEM.19 |
% MERCADO |
1º SEM.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
1.189.670 |
14,1% |
1.227.422 |
-3,1% |
2 |
TOYOTA |
1.016.373 |
12,1% |
1.069.138 |
-4,9% |
3 |
CHEVROLET |
952.248 |
11,3% |
1.019.019 |
-6,6% |
4 |
HONDA |
703.228 |
8,3% |
714.901 |
-1,6% |
5 |
NISSAN |
653.978 |
7,8% |
708.525 |
-7,7% |
6 |
JEEP |
456.281 |
5,4% |
495.022 |
-7,8% |
7 |
SUBARU |
339.525 |
4,0% |
322.860 |
5,2% |
8 |
HYUNDAI |
333.328 |
4,0% |
327.785 |
1,7% |
9 |
RAM |
333.168 |
4,0% |
260.341 |
28,0% |
10 |
KIA |
304.844 |
3,6% |
293.563 |
3,8% |
11 |
GMC |
277.277 |
3,3% |
269.507 |
2,9% |
12 |
DODGE |
228.109 |
2,7% |
250.933 |
-9,1% |
13 |
VOLKSWAGEN |
184.608 |
2,2% |
172.887 |
6,8% |
14 |
MERCEDES-BENZ |
163.421 |
1,9% |
172.943 |
-5,5% |
15 |
BMW |
156.440 |
1,9% |
153.386 |
2,0% |
16 |
MAZDA |
138.555 |
1,6% |
163.924 |
-15,5% |
17 |
LEXUS |
135.735 |
1,6% |
135.000 |
0,5% |
18 |
BUICK |
107.240 |
1,3% |
109.695 |
-2,2% |
19 |
AUDI |
101.440 |
1,2% |
107.687 |
-5,8% |
20 |
TESLA |
84.575 |
1,0% |
51.642 |
63,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
ACUMULADO |
8.428.249 |
... |
8.636.248 |
-2,4% |
Fontes: Good Car Bad Car / The Truth About Cars / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena