Toyota RAV4 é carro mais vendido nos EUA; Picapes lideram no geral
Estreia do novo Corolla não ajuda sedã, que continua perdendo para o Honda Civic
Em seu pior primeiro semestre desde 2014, o mercado automotivo norte-americano registrou pouco mais de 8,4 milhões de unidades vendidas, 2,4% a menos do que no mesmo período de 2018. Para se ter uma ideia, as seis montadoras mais bem posicionadas tiveram números piores do que os do ano passado.
A Ford, com 1.189.670 unidades, manteve uma confortável liderança sobre a Toyota (1.016.373). Sexta, a Jeep (456.281) foi a que perdeu mais espaço dentre as dez primeiras (-7,8%). A Ram (333.168), em alta de 28%, encostou na Hyundai (333.328). A maior evolução, no entanto, foi da Tesla (84.575, +64%), agora a menos de 17 mil unidades da Audi – no ano passado a diferença entre as duas havia sido superior a 56 mil unidades.
Por modelos, nenhuma alteração no topo: embora em leve queda, a Ford F-Series emplacou quase 450 mil unidades. O grande destaque desta 1ª parte de 2019, entretanto, foi a segunda colocada. Com nova geração, a Ram Pick-up se aproximou das 300 mil unidades (299.480) e abriu boa vantagem sobre a Chevrolet Silverado (256.776).
Galeria: Toyota RAV4 Hybrid 2019
Aproveitando-se da retração dos principais adversários, o Toyota RAV4 (200.610) assumiu o topo da preferência entre os automóveis, com quase 24 mil unidades de vantagem sobre o CR-V (176.944). Encostado no Honda, o Toyota Camry (176.008) se manteve como o sedã nº 1. Líder entre os autos no mesmo período do ano passado, o Nissan Rogue (175.267) caiu para o sétimo lugar.
Em alta de pouco mais de 11%, o Chevrolet Equinox (174.157) deixou para trás Honda Civic (169.172) e Toyota Corolla (152.868), ambos em momento negativo. Embora fora do top 20 e com aposentadoria confirmada pela Ford para o fim do ano que vem, o Fusion emplacou quase 100 mil unidades (96.351).
A maior evolução dentre todos os modelos do top 50 foi elétrica: com 66.975 unidades, o Tesla Model 3 praticamente triplicou as vendas de 2018 e se aproximou do top 30 como o modelo premium mais vendido na maior economia mundial. O VW Jetta, com quase 50 mil unidades (48.973), teve o 2º maior crescimento (+48,3%).
POS. |
MODELO |
1º SEM.19 |
% MERCADO |
1º SEM.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD F-SERIES |
448.398 |
5,3% |
451.138 |
-0,6% |
2 |
RAM PICK-UP |
299.480 |
3,6% |
233.539 |
28,2% |
3 |
CHEVROLET SILVERADO |
256.776 |
3,0% |
291.074 |
-11,8% |
4 |
TOYOTA RAV4 |
200.610 |
2,4% |
198.390 |
1,1% |
5 |
HONDA CR-V |
176.944 |
2,1% |
179.588 |
-1,5% |
6 |
TOYOTA CAMRY |
176.008 |
2,1% |
178.795 |
-1,6% |
7 |
NISSAN ROGUE |
175.267 |
2,1% |
215.202 |
-18,6% |
8 |
CHEVROLET EQUINOX |
174.157 |
2,1% |
156.366 |
11,4% |
9 |
HONDA CIVIC |
169.172 |
2,0% |
176.242 |
-4,0% |
10 |
TOYOTA COROLLA |
152.868 |
1,8% |
161.462 |
-5,3% |
11 |
FORD ESCAPE |
133.099 |
1,6% |
144.627 |
-8,0% |
12 |
HONDA ACCORD |
129.435 |
1,5% |
138.290 |
-6,4% |
13 |
JEEP GRAND CHEROKEE |
123.272 |
1,5% |
109.313 |
12,8% |
14 |
TOYOTA TACOMA |
121.866 |
1,4% |
116.266 |
4,8% |
15 |
JEEP WRANGLER |
116.995 |
1,4% |
133.492 |
-12,4% |
16 |
TOYOTA HIGHLANDER |
111.183 |
1,3% |
114.254 |
-2,7% |
17 |
NISSAN SENTRA |
109.899 |
1,3% |
115.676 |
-5,0% |
18 |
NISSAN ALTIMA |
108.777 |
1,3% |
123.792 |
-12,1% |
19 |
FORD EXPLORER |
101.823 |
1,2% |
128.706 |
-20,9% |
20 |
GMC SIERRA |
97.404 |
1,2% |
100.874 |
-3,4% |
21 |
JEEP CHEROKEE |
97.210 |
1,2% |
113.719 |
-14,5% |
22 |
FORD FUSION |
96.351 |
1,1% |
86.978 |
10,8% |
23 |
SUBARU OUTBACK |
93.711 |
1,1% |
90.978 |
3,0% |
24 |
SUBARU FORESTER |
86.219 |
1,0% |
79.277 |
8,8% |
25 |
HYUNDAI ELANTRA |
84.971 |
1,0% |
99.728 |
-14,8% |
26 |
JEEP COMPASS |
75.513 |
0,9% |
87.510 |
-13,7% |
27 |
MAZDA CX-5 |
74.383 |
0,9% |
81.012 |
-8,2% |
28 |
FORD TRANSIT |
73.106 |
0,9% |
71.412 |
2,4% |
29 |
CHEVROLET TRAVERSE |
72.375 |
0,9% |
73.820 |
-2,0% |
30 |
DODGE GRAND CARAVAN |
71.947 |
0,9% |
86.778 |
-17,1% |
31 |
HONDA PILOT |
68.452 |
0,8% |
76.079 |
-10,0% |
32 |
HYUNDAI SANTA FE |
67.571 |
0,8% |
59.185 |
14,2% |
33 |
TESLA MODEL 3 |
66.975 |
0,8% |
24.367 |
174,9% |
34 |
HYUNDAI TUCSON |
65.954 |
0,8% |
69.949 |
-5,7% |
35 |
CHEVROLET COLORADO |
65.163 |
0,8% |
69.875 |
-6,7% |
36 |
FORD EDGE |
64.234 |
0,8% |
68.048 |
-5,6% |
37 |
TOYOTA 4RUNNER |
62.873 |
0,7% |
64.828 |
-3,0% |
38 |
GMC ACADIA |
59.621 |
0,7% |
50.009 |
19,2% |
39 |
SUBARU CROSSTREK |
58.459 |
0,7% |
74.475 |
-21,5% |
40 |
VW TIGUAN |
57.331 |
0,7% |
55.395 |
3,5% |
41 |
KIA SOUL |
55.583 |
0,7% |
50.032 |
11,1% |
42 |
TOYOTA TUNDRA |
54.497 |
0,6% |
55.792 |
-2,3% |
43 |
CHEVROLET TAHOE |
53.795 |
0,6% |
50.523 |
6,5% |
44 |
CHEVROLET MALIBU |
53.556 |
0,6% |
76.417 |
-29,9% |
45 |
KIA OPTIMA |
50.469 |
0,6% |
46.876 |
7,7% |
46 |
GMC TERRAIN |
50.352 |
0,6% |
55.290 |
-8,9% |
47 |
VW JETTA |
48.973 |
0,6% |
33.012 |
48,3% |
48 |
BUICK ENCORE |
48.897 |
0,6% |
48.634 |
0,5% |
49 |
NISSAN VERSA |
48.700 |
0,6% |
45.684 |
6,6% |
50 |
CHRYSLER PACIFICA |
48.457 |
0,6% |
63.024 |
-23,1% |
POS. |
MARCA |
1º SEM.19 |
% MERCADO |
1º SEM.18 |
% VARIAÇÃO |
1 |
FORD |
1.189.670 |
14,1% |
1.227.422 |
-3,1% |
2 |
TOYOTA |
1.016.373 |
12,1% |
1.069.138 |
-4,9% |
3 |
CHEVROLET |
952.248 |
11,3% |
1.019.019 |
-6,6% |
4 |
HONDA |
703.228 |
8,3% |
714.901 |
-1,6% |
5 |
NISSAN |
653.978 |
7,8% |
708.525 |
-7,7% |
6 |
JEEP |
456.281 |
5,4% |
495.022 |
-7,8% |
7 |
SUBARU |
339.525 |
4,0% |
322.860 |
5,2% |
8 |
HYUNDAI |
333.328 |
4,0% |
327.785 |
1,7% |
9 |
RAM |
333.168 |
4,0% |
260.341 |
28,0% |
10 |
KIA |
304.844 |
3,6% |
293.563 |
3,8% |
11 |
GMC |
277.277 |
3,3% |
269.507 |
2,9% |
12 |
DODGE |
228.109 |
2,7% |
250.933 |
-9,1% |
13 |
VOLKSWAGEN |
184.608 |
2,2% |
172.887 |
6,8% |
14 |
MERCEDES-BENZ |
163.421 |
1,9% |
172.943 |
-5,5% |
15 |
BMW |
156.440 |
1,9% |
153.386 |
2,0% |
16 |
MAZDA |
138.555 |
1,6% |
163.924 |
-15,5% |
17 |
LEXUS |
135.735 |
1,6% |
135.000 |
0,5% |
18 |
BUICK |
107.240 |
1,3% |
109.695 |
-2,2% |
19 |
AUDI |
101.440 |
1,2% |
107.687 |
-5,8% |
20 |
TESLA |
84.575 |
1,0% |
51.642 |
63,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
ACUMULADO |
8.428.249 |
... |
8.636.248 |
-2,4% |
Fontes: Good Car Bad Car / The Truth About Cars / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?