Novo Audi SQ8 é apresentado com motor biturbodiesel de 435 cv

O novo SUV topo de linha da Audi ainda ostenta 91,8 kgfm de torque

Audi SQ8 TDI (2019) Audi SQ8 TDI (2019)

Depois de mostrar um pouco durante um vídeo flagra no ano passado, a Audi finalmente lança o SQ8, versão mais esportiva do SUV coupé topo de linha da marca. Assim como os modelos S da marca alemã, você pode esperar números de força de respeito do SQ8, mas falaremos disso depois. 

Por fora, o Audi SQ8 carrega o estilo típico do Q8 mas com partes específicas, como as quatro saídas de escape, entradas de ar redesenhadas e as rodas de 22", opcionais. Por dentro, os bancos do SQ8 vestem Alcantara e couro e os logos S estampados. Pedaleiras em inox e soleiras de portas em alumínio completam o design interior. 

Agora vamos ao que interessa. O SQ8 usa o mesmo 4.0 V8 biturbodiesel do Audi SQ7. Com isso, o SQ8 produz 435 cv e 91,8 kgfm de torque já a 1.000 rpm. Essa quantidade absurda de força vai ao chão pelas quatro rodas por um câmbio automático de oito marchas. 

O SQ8 traz o sistema híbrido leve, desenhado para dar força ao SUV em velocidades abaixo dos 22 km/h. É alimentado por uma bateria de 48V, que também alimenta o compressor elétrico que ajuda os turbos em baixas rotações e em acelerações de baixa velocidade. 

Os números incluem 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h. O sistema de freios é composto de série pelo conjunto de pastilhas e discos de carbono e cerâmica e pinças vermelhas. 

De série, o SQ8 já traz a suspensão adaptativa a ar com um modo dinâmico extra no Drive Select. O esterçamento das quatro rodas é um opcional, assim como o conjunto avançado que inclui um diferencial esportivo e barras estabilizadoras ativas. 

O Audi SQ8 começa a ser vendido na Europa no fim do ano. A versão a gasolina chegará a outros países, como os Estados Unidos, com o V6 3.0 TFSI. 

Ainda não se falam em preços, mas é esperado algo em torno de 85.000 euros. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com