As picapes pequenas registraram um incremento de quase 13% no número de emplacamentos de maio em relação ao mesmo período do ano passado. E a líder Strada foi a grande responsável por este avanço: com 7.136 unidades, a representante da Fiat não vendia tanto desde outubro (7.199).
Já a VW Saveiro (3.687), embora com o seu mês mais forte em 2019, perdeu quase 12% dos compradores do ano passado. Fechando o pódio, a Chevrolet Montana também teve o seu resultado mais expressivo no ano graças ao maior avanço do trio (+31,9%).
Picapes Pequenas |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAI/19 |
ABR/19 |
MAI/18 |
% MAI 19 |
% ABR 19 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
FIAT STRADA |
7136 |
6128 |
5581 |
59,01% |
57,86% |
16,45% |
27,86% |
2º |
VW SAVEIRO |
3687 |
3341 |
4179 |
30,49% |
31,55% |
10,36% |
-11,77% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
1270 |
1122 |
963 |
10,50% |
10,59% |
13,19% |
31,88% |
|
|
12093 |
10591 |
10723 |
100,00% |
100,00% |
14,18% |
12,78% |
Na faixa superior, o crescimento nas vendas foi praticamente o mesmo dos modelos menores (+12,7%). Próxima das 6 mil unidades, a Fiat Toro (5.853) abriu quase 2,2 mil unidades de vantagem sobre a Toyota Hilux (3.675). Embora com leve retração, a Chevrolet S10 se aproximou dos 3 mil emplacamentos.
Quarta colocada nos dois últimos rankings, a VW Amarok (1.750) foi superada pela Ford Ranger (1.892), dona da maior evolução sobre 2018 (+30,2%). Sem força para encarar as rivais, a Renault Duster Oroch ao menos manteve-se acima dos mil emplacamentos (1.084). Em queda de quase 30%, a Mitsubishi L200 (718) não vendia tão pouco desde fevereiro de 2017 (630).
Picapes Médias / Grandes |
||||||||
POS. |
MODELO |
MAI/19 |
ABR/19 |
MAI/18 |
% MAI 19 |
% ABR 19 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º |
FIAT TORO |
5853 |
5478 |
4982 |
31,45% |
30,93% |
6,85% |
17,48% |
2º |
TOYOTA HILUX |
3675 |
3846 |
2967 |
19,74% |
21,72% |
-4,45% |
23,86% |
3º |
CHEVROLET S10 |
2997 |
2292 |
3020 |
16,10% |
12,94% |
30,76% |
-0,76% |
4º |
FORD RANGER |
1892 |
1704 |
1453 |
10,16% |
9,62% |
11,03% |
30,21% |
5º |
VW AMAROK |
1750 |
1848 |
1495 |
9,40% |
10,43% |
-5,30% |
17,06% |
6º |
RENAULT DUSTER OROCH |
1084 |
1022 |
1014 |
5,82% |
5,77% |
6,07% |
6,90% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
718 |
832 |
988 |
3,86% |
4,70% |
-13,70% |
-27,33% |
8º |
NISSAN FRONTIER |
586 |
630 |
522 |
3,15% |
3,56% |
-6,98% |
12,26% |
9º |
RAM 2500 |
57 |
59 |
70 |
0,31% |
0,33% |
-3,39% |
-18,57% |
10º |
FORD F150 / F250 |
1 |
0 |
2 |
0,01% |
0,00% |
- |
-50,00% |
|
|
18613 |
17711 |
16513 |
100,00% |
100,00% |
5,09% |
12,72% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Disputa acirrada e Compass em alta: os mais vendidos no final de outubro
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal