Única perua "acessível" do mercado nacional, a Fiat Weekend chega à linha 2020. Completando 22 anos nas lojas, desta vez, ela traz uma boa notícia: finalmente recebeu ar-condicionado de série no modelo de entrada. O veículo segue vendido em duas versões: Attractive 1.4, por R$ 64.990, e Adventure 1.8, a partir de R$ 84.290. Com o sistema Locker de bloqueio de diferencial, a perua alcança aventureira os R$ 88.640.

Galeria: Fiat Weekend

Em sua versão mais básica, vendida por R$ 64.990, a Fiat Weekend Attractive utiliza o motor 1.4 Fire de 86 cv a 5.750 rpm e 12,5 kgfm a 3.500 rpm, com câmbio manual de 5 marchas. A lista de equipamentos inclui ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, faróis de neblina, rádio com entrada USB e conexão Bluetooth, travas elétricas e volante com regulagem de altura. Tem como opcional o Kit Creative, que adiciona vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, retrovisores com ajuste elétrico, rodas de liga leve de 14” e volante multifuncional em couro, por R$ 5.290.

A outra opção é a Weekend Adventure, que recebe o motor 1.8 E.torQ de 132 cv a 5.250 rpm e 18,9 kgfm a 4.500 rpm, também com câmbio manual. Traz design de carro aventureiro, com aplique plástico na caixa de rodas e no para-choque, e suspensão elevada. Ainda recebe rodas de liga leve de 16” com pneus de uso misto, vidros elétricos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, e mais. Seu opcional é o sistema Locker de bloqueio de diferencial, que custa R$ 4.000.

E qual o destino da Fiat Weekend? O segmento de peruas está quase extinto e o modelo da Fiat é o único abaixo dos R$ 100 mil – restam modelos como Audi A4 Avant e Volvo V60, para um público restrito. A Volkswagen encerrou a produção da SpaceFox e parou de importar a Golf Variant, deixando a categoria de vez. A Weekend deve continuar por mais um tempo, até que a marca italiana tenha um SUV compacto para chamar de seu, ocupando o espaço da perua nas concessionárias.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com